vantagens-google-classroom

Quais são as vantagens do Google Classroom? Saiba se vale a pena usar

O Google Classroom é uma das ferramentas que fazem parte do Google for Education que ajuda a organizar a rotina dos professores com suas turmas. Está pensando em usar esse recurso e quer saber as vantagens do Google Classroom? Então, este post é para você.

Antes de falarmos de todos os prós da ferramenta, é importante entender como funciona o Google Classroom ou Google Sala de Aula.

O app funciona como uma central da sala de aula e cada turma pode ter um painel específico para que as informações não se misturem. Dessa forma, o professor pode:

  • fazer o repasse de avisos para os alunos;
  • enviar feedbacks e comentários nos trabalhos;
  • compartilhar material extra sobre as aulas;
  • enviar atividades avaliativas.

Seja usando como um recurso separado ou dentro do sistema de gestão integrada (Google for Education), o objetivo é evitar erros e mal-entendidos nos avisos, eliminar a comunicação por papel, facilitar a interação aluno-professor e ter mais produtividade. 

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Google Classroom foi uma das ferramentas mais utilizadas pelas escolas de todo o Brasil para continuar o processo de ensino e aprendizado.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o Classroom foi a ferramenta oficial da rede pública estadual para os alunos do ensino médio. 

No vídeo abaixo, você pode conhecer mais detalhes sobre como funciona o Google Classroom:

Agora que você conheceu a ferramenta, descubra quais são as vantagens do Google Classroom.

8 vantagens do Google Classroom para educação

usar-google-classroom

1. É fácil de usar e é acessível de qualquer dispositivo

Uma das principais vantagens do Google Classroom é a facilidade de usar a ferramenta e ainda poder acessá-la de qualquer dispositivo — computador, smartphone ou tablet.

Em tempos de pandemia, essa mobilidade facilita a inclusão dos alunos, já que nem todos, infelizmente, possuem um computador em casa.

Além disso, facilita também o gerenciamento do professor, que independentemente de onde estiver, pode acessar as notificações e responder os alunos com agilidade. 

A interface do Google Classroom é simples e, por isso, é fácil localizar o Mural principal com avisos do professor e comentários dos alunos.

Além disso, existem partes separadas para as Atividades, as Pessoas e as Notas da turma.

Leia também: Como criar uma ruma no Google Classroom em 4 etapas descomplicadas.

2. Melhora a comunicação e compartilhamento de informações

Outra das vantagens do Google Classroom é melhorar a comunicação e o compartilhamento de informações.

Isso porque o Classroom é integrado com todas as outras ferramentas do Google para educação com destaque para o app Documentos.

O Documentos do Google é uma ferramenta para criação e edição de texto que pode ser compartilhado com tantas pessoas quanto for necessário.

Dessa forma, os alunos conseguem acessar pelo Google Drive tudo que for compartilhado com eles e o professor pode organizar as atividades feitas no Docs em pastas no seu Drive pessoal.

Então, se o aluno precisa rever alguma informação, pode abrir o documento que contém a explicação da atividade. 

3. Agiliza o envio de atividades online

Antigamente, os professores rodavam as folhas de provas e atividades no mimeógrafo. Hoje, como vimos acima, basta abrir um arquivo em branco no app Documentos.

Depois de digitar todas as instruções das tarefas, basta clicar no botão ‘Compartilhar’ no canto superior direito da tela do arquivo e escolher como deseja compartilhar.

Então, para não perder o arquivo original, o professor pode compartilhar o arquivo com os alunos com permissão apenas para visualização do texto.

Assim, para fazer a tarefa, eles criam um documento novo separado e compartilham com o professor, nesse caso, com permissão para edição. 

Tanto o envio quanto às correções do trabalho ficam mais fáceis utilizando o Google Classroom.

Leia também: Como fazer atividade no Google Classroom? | Tutorial.

4. Facilidade na correção de tarefas

Além de ser fácil fazer e enviar atividades, como vimos acima, na hora de corrigir também é muito mais prático.

Dentro de um documento liberado para edição, o professor pode fazer uma revisão de ortografia e gramática, além de fazer comentários nos textos dos alunos.

A visualização do feedback ajuda no aprendizado e reforça o que eles aprenderam bem e o que precisam reforçar. 

5. Redução no consumo de papel

Em uma escola, o consumo de papel é bastante grande, mas com a digitalização da educação, isso pode reduzir.

Essa também é uma das vantagens do Google Classroom, pois a ferramenta digitaliza toda comunicação aluno-professor.

Assim, a necessidade de imprimir tarefas e distribuir reduz. E sabe aquele medo de perder um trabalho do aluno? Usando o Classroom isso não acontece.

6. Interface amigável

Essa não é só uma das vantagens do Google Classroom, mas dos serviços Google como um todo.

Todos os aplicativos são planejados para serem simples e intuitivos e com design pensado para facilitar a adaptação do usuário.

Como destacamos no item #1, todos os menus ficam no topo da tela, facilitando a navegação e organização de cada turma.

7. Facilita a discussão e comentários

Não é só nas atividades que é fácil trocar comentários. Outra das vantagens do Google Classroom é facilitar as discussões e trocas de mensagens.

No Mural, por exemplo, os alunos podem comentar avisos do professor ou enviar um link ou foto para ampliar a discussão da sala de aula, etc.

Assim, tudo fica concentrado em um lugar só é acessível para todos.

8. Pode ser usado entre os professores

Além de gerenciar suas turmas, os professores de uma escola podem ter uma turma no Google Classroom para gerenciar suas atividades profissionais.

Cursos para formação continuada, treinamentos escolares, atualizações, além de reuniões online podem ser feitos pela ferramenta. Simples e prático!

E aí, Google Classroom vale a pena?

Agora que você conhece as vantagens do Google Classroom, pode levar essa sugestão para sua escola e melhorar o gerenciamento das turmas.

A instituição que você trabalha planeja unir aprendizagem online e offline daqui para frente? Confira o webinar abaixo e entenda como funciona esse método na prática.

Quer saber mais sobre o Google Classroom e o Google for Education?

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados