chromebook-escolas

Chromebook nas escolas: conheça as vantagens de usar o dispositivo

O Chromebook nas escolas é uma tendência forte na realidade de ensino atual em diversas instituições do Brasil e do mundo.

Com a nova rotina imposta pela pandemia, as escolas precisaram se adaptar. Usar o Chromebook para estudantes tem se mostrado uma ferramenta muito útil no ensino híbrido.

Além de ser um computador, o Chromebook funciona como plataforma de ensino para os alunos terem aulas online, fazerem avaliações digitais, apresentarem seus trabalhos e muito mais.

Mas não são apenas os alunos que se beneficiam com a implementação do dispositivo. Os professores também conseguem concentrar seu trabalho em um só lugar, usando um dispositivo leve, rápido e seguro.

Nas escolas que usam o Google Workspace for Education, a integração do Chromebook ganha ainda mais possibilidades.

Para te ajudar a entender a importância e a relevância da transformação digital na educação, listamos as principais vantagens do Chromebook nas escolas. Confira!

6 vantagens do Chromebook nas escolas

Ter um computador na sala de aula presencial pode não parecer uma boa ideia. Com os alunos em casa, tendo aulas online, o controle parece ainda menor.

Mas uma das vantagens do Chromebook nas escolas é que o dispositivo foi criado com recursos que favorecem 100% a educação.

Veja quais são os benefícios de ter o Chromebook para estudantes.

1. Integração com as ferramentas Google

O Chromebook é um produto desenvolvido pelo Google. Ele opera com o Chrome OS, um sistema operacional que funciona conectado à internet, fazendo toda a gestão de ferramentas e arquivos baseado na nuvem

Por isso, todas as ferramentas Google já vem integradas nos aparelhos Chromebook nas escolas como:

  • Documentos Google;
  • Google Meet;
  • Formulários Google;
  • Chat;
  • Agenda Google;
  • Google Sala de Aula, entre outras.

Esses aplicativos são ferramentas essenciais na realidade de ensino que as escolas estão enfrentando. Os alunos e professores concentram a comunicação no Chromebook, podendo fazer aulas, trabalhos e receber notas, tudo de forma digital.

Essa integração é ainda mais rica para as escolas que usam o Chromebook junto com o Google for Education. O sistema adapta o método de ensino das escolas, usando a tecnologia para digitalizar todo o processo.

Através de parceiros Google, o Chromebook Education pode ser adquirido em conjunto para que seja o device oficial da escola. 

Usar as novas tecnologias na educação para alinhar toda a comunidade escolar traz muitas vantagens, principalmente para o aprendizado dos alunos que podem aprender em um formato mais personalizado.

2. Facilidade na colaboração e interação com os alunos

Outra vantagem do Chromebook nas escolas é que devido ao fato de o sistema ser gerenciado na nuvem, ele pode ser levado para onde o aluno precisar.

Além disso, a conta Google pode ser logada em outros dispositivos móveis — smartphones e tablets — para facilitar o acesso e a conferência das informações sobre as aulas.

Com o Chromebook nas escolas, o professor também consegue criar atividades colaborativas e colocar os alunos para trabalhar em duplas ou em pequenos grupos, utilizando os aplicativos disponíveis.

3. É um dispositivo seguro

A segurança é outra vantagem muito relevante de usar o Chromebook nas escolas. 

Os dispositivos são atualizados automaticamente a cada seis semanas. Com isso, nenhuma ferramenta fica obsoleta ou travando por falta de atualização no sistema. O que evita também a entrada de vírus nas máquinas.

Quando o Chromebook é usado associado ao Google For Education, o Admin Console do sistema permite configurar verificações de segurança personalizadas, além de camadas de criptografia de dados na inicialização do sistema.

Assim, é possível monitorar o acesso de toda a equipe, evitar invasões no sistema da escola e garantir a privacidade dos alunos e dos dados da instituição.

4. Permite a gestão em massa dos dispositivos

Como mencionamos acima, o Admin Console do Google for Education ajuda a gerenciar todo o conjunto de Chromebook nas escolas.

Isso é vantajoso porque facilita o trabalho da equipe de TI que consegue:

  • liberar funções para todos os professores ao mesmo tempo; 
  • definir mais de 200 políticas de uso e comando específicos;
  • adicionar novos usuários;
  • incluir impressoras e redes de internet;
  • fazer o controle de acesso de dispositivos ao sistema e muito mais.

Então, independentemente de os usuários estarem na escola ou em casa, se for necessário fazer uma nova configuração, ela é aplicada automaticamente a todos os Chromebooks para estudantes registrados no sistema.

5. É fácil de usar

As ferramentas do Google são fáceis de aprender a usar, acelerando a adaptação de alunos e professores a essas tecnologias na educação infantil até o ensino superior.

Com tantas mudanças estruturais e pedagógicas acontecendo ao mesmo tempo, escolher o Chromebook nas escolas, otimiza a adaptação aos novos métodos de ensino e avaliação.

6. Chromebook para estudantes é leve

Outra vantagem do Chromebook nas escolas é que ele é um dispositivo muito leve, comparado a um notebook convencional.

O tamanho também é menor, o que favorece a diminuição do peso. Então, ele é um dispositivo que o aluno pode transportar com facilidade nos dias de aula presencial.

Confira o depoimento do educador Cadu Braga sobre a experiência com o Chromebook na sala de aula:

Qual a diferença entre um notebook e um Chromebook?

Falando em variação de peso entre dispositivos, muitas pessoas questionam qual a diferença entre um notebook e um Chromebook.

Pelas vantagens que descrevemos acima, podemos destacar a maior flexibilidade e adaptabilidade do sistema do Chromebook nas escolas se comparado aos notebooks comuns.

O Chromebook é um dispositivo mais fácil de ser moderado (individualmente e em conjunto), eliminando diversos recursos que podem distrair os alunos e permitindo a restrição a conteúdos em momentos específicos.

Já nos notebooks, gerenciar e blindar a segurança dos dispositivos exige muito mais recursos, o que gera mais gastos para a escola.

Por isso, ter o Chromebook nas escolas é mais vantajoso, pois o objetivo é que o conteúdo e o relacionamento com a tecnologia seja focado no ensino e no aprendizado.

Curtiu saber mais sobre Chromebook nas escolas?

As instituições de ensino estão a caminho para o modelo de escola digital, onde o modelo de aprendizagem tende a evoluir ainda mais com a introdução da tecnologia.

Para alinhar a comunidade acadêmica, alunos e pais, escolher as soluções certas é um ponto super importante da gestão escolar

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino. 

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados