como melhorar a aprendizagem dos alunos nas escolas

Como melhorar a aprendizagem dos alunos nas escolas? 5 dicas que você precisa colocar em prática

O Brasil é um país onde os desafios dos educadores são conhecidos. Sua missão é complexa e demanda um grande esforço e dedicação.

Assim, os profissionais de educação lidam diariamente com inúmeros obstáculos para conseguirem oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos.

Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas fundamentais de como melhorar a aprendizagem dos alunos nas escolas. Você vai ver que muitas delas incluem a automatização de processos e o uso inteligente da tecnologia.

Continue a leitura e saiba o que pedagogos e professores podem fazer para que seus estudantes absorvam melhor o conteúdo ensinado.

Leia também: Google Educacional: tecnologia potencializando o aprendizado ao máximo

Como melhorar a aprendizagem dos alunos nas escolas?

Além de preparo e dedicação, o educador pode contar com a ajuda da tecnologia em sala de aula. Por que não experimentar?

1 – Mensure e monitore o desempenho dos alunos

A primeira dica de como melhorar a aprendizagem dos alunos nas escolas é é mensurar e monitorar o desempenho deles. 

Ao fazer isso, será possível identificar em que aspectos eles estão tendo maior dificuldade para, então, direcionar melhor as estratégias de ensino.

Dentre as metodologias e ferramentas para medir o desempenho, podemos citar:

  • Índice de evasão escolar;
  • Média das notas escolares;
  • Índice de aprovação;
  • Satisfação dos alunos com o ensino;
  • Autoavaliação.

Veja também: Conheça um software para organização de sala de aula usado por 30 milhões de pessoas

2 – Invista na capacitação do corpo docente

O profissional de educação é protagonista no processo de aprendizagem. Tendo isso em vista, é de extrema importância que ele esteja devidamente capacitado para lidar com os desafios do ensino.

Mais do que saber o conteúdo da disciplina que está sendo ensinada, o professor ou pedagogo precisa dominar também técnicas de promoção do engajamento na sala de aula. Conseguir manter os alunos motivados e interessados nas aulas não é uma tarefa fácil.

Além disso, os profissionais de educação também precisam estar prontos para lidar com temáticas como bullying, assédio, depressão e déficit de atenção. Com educadores devidamente capacitados e bem informados, será possível impulsionar a educação dos alunos.

3 – Envolva pais e responsáveis no processo de aprendizagem

Não há como melhorar a aprendizagem dos alunos nas escolas sem a participação da família. A família também exerce papel fundamental processo de educação.

Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis estejam mais presentes neste processo e que a comunicação entre eles e a escola seja mais aberta e eficiente.

Traga a família dos alunos para dentro da escola e adote a política de portas abertas para esclarecer dúvidas dos pais e acolher sugestões para tornar a educação dos alunos cada vez melhor.

As reuniões pedagógicas periódicas e as confraternizações são ótimas formas de envolver os pais e responsáveis no processo de aprendizagem.

4 – Aposte em métodos de ensino inovadores

Os métodos tradicionais de ensino, com o professor posicionado à frente de carteiras enfileiradas, pode ser substituído por metodologias mais inovadoras.

Que tal levar os alunos para uma aula ao ar livre? Por que não dar uma aula de história em um museu? Ou levar os alunos para um laboratório e ensinar sobre reações químicas ou anatomia humana?

As gerações de hoje em dia são mais visuais e tendem a absorver melhor o conteúdo se puderem ver na prática aquilo que o professor está ensinando. Portanto, busque inovar nas práticas de ensino, colocando os aluno como protagonistas do próprio aprendizado. 

Veja também: Descubra como usar o Google Sala de Aula e revolucione o seu jeito de ensinar

5 – Utilize a tecnologia a favor do aprendizado

via GIPHY

Ignorar os avanços da tecnologia e seus impactos nos métodos de ensino é um erro grave. Em vez de proibir o uso de celulares na sala de aula, que tal incorporar essa tecnologia no processo de aprendizagem e utilizá-la a seu favor?

Você pode permitir que os alunos utilizem seus smartphone para fazer alguma pesquisa, criar grupos de debate, apresentar trabalhos, etc.

As ferramentas tecnológicas já fazem parte do dia a dia dos alunos. Tentar ir contra isso é remar contra a maré.

Nesse sentido, tenha a tecnologia como aliada e não como inimiga. Isso tornará o processo de ensino mais próximo da realidade dos estudantes e eles estarão mais engajados e motivados a aprender.

Uma boa forma de trazer a tecnologia para a sala de aula é por meio de jogos pedagógicos sobre as diferentes disciplinas lecionadas. 

Confira também em nosso blog: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente

Essas foram as nossas 5 dicas fundamentais de como melhorar a aprendizagem dos alunos nas escolas.

Lembre-se de que o ensino vai muito do que simplesmente transmitir e receber um conteúdo. O processo de aprendizagem está diretamente relacionado à maneira com a qual os alunos recebem, interpretam e reagem ao que é passado a eles

Por isso, não deixe de aproveitar ao máximo todas as possibilidades que a tecnologia pode oferecer dentro e fora das salas de aula.

Inspire-se neste case de sucesso do colégio Damas:

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados