Como motivar os alunos para a aprendizagem

Como motivar os alunos para a aprendizagem? 5 dicas valiosas

Aprender como motivar os alunos para a aprendizagem do conteúdo passado na sala de aula é um dos maiores desafios de qualquer profissional de educação.

Nos dias de hoje, é bastante comum que o professor tenha que disputar a atenção dos alunos com dispositivos tecnológicos.

Além disso, cada estudante possui interesses individuais, o que faz com que o processo de aprendizado se dê de forma singular.

Pensando nisso, separamos aqui cinco dicas de como motivar os alunos para a aprendizagem. Confira!

5 dicas de como motivar os alunos para a aprendizagem

como motivar alunos desinteressados

1. Escute o que os alunos têm a dizer

A primeira dica de como motivar os alunos para a aprendizagem é saber ouvi-los.

Uma das principais razões para que os alunos se sintam desmotivados é o fato de eles não terem voz no ambiente escolar.

Nesse sentido, busque ouvir o que eles têm a dizer. Quais as principais reclamações? Que sugestões eles têm a fazer?

Permita que os alunos tragam temas a serem discutidos. Faça com que ele se sinta o protagonista do processo de aprendizagem; o que, de fato, ele é.

Leia também: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente.

2. Faça o uso inteligente das redes sociais

Não é raro que os alunos manifestem seu desinteresse e desmotivação nas aulas acessando as redes sociais, enquanto o professor está na sala tentando ensinar um conteúdo.

Tendo isso em vista, que tal incorporar as redes sociais ao ensino? Se bem utilizadas, elas podem ser um recurso interessante para motivar os alunos para a aprendizagem.

Você pode criar um grupo no Facebook para que os alunos possam debater assuntos ensinados em sala de aula. Ou criar um perfil no Twitter para esclarecer dúvidas que não puderam ser respondidas durante a aula.

Não há como negar que as mídias sociais permeiam profundamente as relações humanas. Sendo assim, use-as a seu favor para fornecer materiais extras aos alunos e permitir que eles também produzam seus conteúdos.

Leia também: Aliada à educação, conectividade dinamiza interação em sala de aula

3. Aposte na gamificação

E se você incorporar as dinâmicas de jogos às aulas? É nisso que consiste a gamificação como estratégia para motivar os alunos para a aprendizagem.

Por meio de jogos eletrônicos na educação é possível melhorar o raciocínio lógico dos alunos, a concentração e o engajamento.

Você pode, por exemplo, dar um desafio para eles resolverem e premiar aqueles com os melhores resultados.

A meritocracia funciona nas empresas, por que não funcionaria nas salas de aula?

Dessa forma, os alunos se sentirão mais motivados a aprender o conteúdo que o professor está ensinando.

4. Comunique-se na linguagem dos alunos

Qual a linguagem utilizada pelos alunos? 

Conseguir responder a essa pergunta já é um passo importante para conseguir criar uma identificação com eles e reduzir a distância quase inevitável entre a figura do professor e do aluno.

Quando falamos em linguagem, não queremos dizer que é para o professor começar a usar as gírias e memes da garotada.

A linguagem vai muito além disso. Trata-se de um conjunto de códigos para expressar sentimentos, pensamentos, ideias e opiniões.

Ao identificar a linguagem utilizada pelos alunos, é possível produzir conteúdos mais interessantes e atraentes que promovam maior engajamento e motivação. 

Utilizar músicas, filmes e séries que correspondam ao universo dos alunos é uma forma de recorrer a linguagem deles para transmitir algum aprendizado.

Confira também em nosso blog: Conheça as ferramentas Google para educação e expanda o potencial de seus alunos

Assista ao vídeo abaixo e entenda tudo que o Google Educacional pode trazer para motivar os alunos para a aprendizagem na sua escola:

5. Saia do lugar-comum

Nesta quinta e última dica de como motivar os alunos para a aprendizagem, é importante que você busque sair do lugar-comum.

Já pensou em, pelo menos, uma vez por mês lecionar alguma disciplina fora da sala de aula, ao ar livre? Ou fazer alguma sessão comentada de cinema sobre algum assunto relacionado à História, Geografia ou Sociologia?

A geração de hoje em dia possui uma atenção muito dispersa. Logo, é um desafio para os professores conseguir prender o interesse deles com uma aula expositiva nos moldes tradicionais durante 1 hora.

Tendo isso em vista, busque, sempre que possível, promover atividades como visitas a museus, exposições de arte, laboratórios, etc. Assim, eles se sentirão mais motivados a aprender.

Gostou das dicas para motivar alunos desinteressados?

Essas foram as nossas cinco dicas de como motivar os alunos para a aprendizagem. Agora que você já sabe quais boas práticas seguir, que tal implementar tudo o que você viu aqui neste artigo?

E se você usa outras dicas que aproveitam os benefícios das novas tecnologias na educação, conte para a gente como faz isso em sua escola.

Deixe seu depoimento nos comentários, teremos prazer em divulgar em nosso blog!

A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.


Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados