dinamicas-aula-online

4 dinâmicas para aula online que aproximam as turmas

As dinâmicas para aula online são uma forma de aproximar os professores de suas turmas e de amenizar a distância que o momento atual está impondo aos estudantes.

Com a volta gradual das aulas presenciais nas escolas, muitas instituições de ensino estão utilizando o modelo de ensino híbrido.

Dessa forma, as dinâmicas online para alunos são uma forma de trazer a turma para o momento da aula, evitando distrações e falta de foco.

Para colocar as dinâmicas em prática, não é necessário utilizar inúmeros recursos. A melhor maneira é ser simples e utilizar as ferramentas para aula online que todos já estão acostumados.

Quer aprender tipos de dinâmicas para aula online interessante para usar com a sua turma?

Continue a leitura e confira as sugestões que separamos e entenda melhor o propósito dessa atividade.

O que são dinâmicas de grupo?

As dinâmicas são atividades interativas em grupo para “quebrar o gelo” do ambiente, tornando o espaço mais receptivo e ajudando a concentrar a turma no aprendizado.

É comum ouvir falar de dinâmica em grupo nas seleções de trabalho e também como forma de integração dentro do contexto empresarial.

Mas os professores de escolas e outras instituições de ensino também usam as dinâmicas para aulas online para iniciar suas aulas ao vivo.

Essa é uma forma simples de criar conexões entre a turma, tanto dos professores com os alunos como também dos alunos entre si.

Por que fazer dinâmicas online para alunos?

O ensino a distância é muito desafiador para professores e alunos, especialmente durante o ensino infantil, fundamental e médio, onde o modelo sempre foi o presencial.

Com a pandemia, esse cenário mudou e os alunos precisaram se adaptar a um novo formato de ensino e também a uma nova dinâmica de aprendizagem.

Um aluno ingressando em uma nova turma precisa realizar uma série de tarefas de adaptação como:

  • se apresentar ao grupo;
  • desenvolver uma identidade dentro da turma;
  • conhecer os colegas;
  • descobrir e contribuir para manter uma boa comunicação em grupo;
  • desenvolver relacionamentos com os colegas de turma.

Por isso, as dinâmicas para aula online são uma forma leve e informal de tornar a sala de aula, mesmo a distância, um ambiente agradável para todos.

4 tipos de dinâmicas para aula online

Agora que você sabe o que é, vamos mostrar alguns tipos de dinâmicas para aulas online que são fáceis de fazer.

Como a turma está separada, o objetivo é simplificar e não criar muitos passos e regras. Confira a lista de dinâmicas online para alunos a seguir:

2M 1V – Duas mentiras e uma verdade

Abrindo nossa lista de dinâmicas para aula online, temos a clássica brincadeira 2M 1V que significa duas mentiras e uma verdade.

A dinâmica consiste em cada aluno listar três fatos sobre si mesmo, sendo que dois deles são mentiras e apenas uma verdade.

Além de divertido, essa é uma forma de os alunos se conhecerem melhor, pois geralmente as mentiras são desejos que os estudantes gostariam de realizar.

Nas aulas ao vivo, o professor pode escolher dois alunos para descobrirem qual é a verdade do outro. 

Se eles não acertarem, o professor pode escolher outro aluno para opinar falando ou enviando uma mensagem pelo chat da ferramenta de videoconferência.

Leia também: Como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet?

Jogo das características

O jogo das características também é um tipo de dinâmica para aula online interessante, pois é executado bem rápido. Um momento ideal para fazer é logo no início da aula.

A proposta é que os alunos falem algo sobre si mesmos, porém devem seguir a ordem das letras do alfabeto.

Então, o professor pode falar alguma palavra relacionado a algo que goste com a letra A e os alunos seguem falando algo com a letra seguinte.

Para ajudar a manter os alunos atentos, o professor pode usar o Google Jamboard para montar um layout na tela, compartilhá-la com os alunos e preenchê-la com as palavras à medida que os alunos forem falando. 

Túnel do tempo

Essa dinâmica para aula online também é bem simples de colocar em prática.

O professor deve recolher fotos dos alunos crianças por e-mail e depois distribuir uma foto aleatoriamente para cada aluno. O objetivo é que o estudante adivinhe quem é o colega. Simples assim.

Usando uma ferramenta de videoconferência como o Google Meet, por exemplo, o professor pode compartilhar a tela e escolher um aluno para adivinhar. 

Um jeito simples da turma ver o desenvolvimento e as mudanças pelas quais todos passam, o que ajuda a criar empatia uns pelos outros.

Aprenda no vídeo abaixo o tutorial de como atualizar o plano de fundo no Meet e personalizar os momentos das dinâmicas para aula online:

Pé na estrada

Outra das dinâmicas para aula online é a Pé na estrada. Viajar para conhecer cidades pelo Brasil e pelo mundo é o sonho de muitas pessoas.

Aproveitando esse desejo, nessa dinâmica, a ideia é que os alunos escolham um lugar e listem três dicas diferentes sobre ele para a turma adivinhar.

As pistas não precisam se limitar a texto, os alunos podem usar trechos de vídeos, músicas, danças, entre outros recursos audiovisuais.

Ter que se preparar estimula os alunos a pesquisarem sobre geografia, história, cultura, língua, etc. Ao compartilhar essas informações, todos os alunos saem ganhando.

Leia também >>> Como motivar alunos EAD: 5 metodologias práticas e efetivas.

Benefícios das dinâmicas online para alunos

Os principais benefícios das dinâmicas online para alunos são:

  • manter a turma atenta ao conteúdo da aula;
  • deixar os alunos a vontade para participar, falando do que gostam;
  • incentivar o engajamento com o conteúdo das matérias;
  • aproximar os alunos do professor;
  • estimular a interação dos alunos entre si, mesmo a distância.

Invista em ferramentas para sala de aula virtual

As ferramentas digitais para professores ajudam bastante a colocar as dinâmicas para aula online em prática.

Se a sua escola ainda está tendo dificuldades em criar um formato organizado de gestão escolar e escolher as melhores soluções, conheça o Google for Education.

Leia também o artigo ‘Como implantar o Google for Education: método em 4 passos’ e veja como é simples migrar para a plataforma.

A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn