Evasão escolar causas e consequências

Evasão escolar: causas, consequências e 5 dicas fundamentais para reduzir esse índice

A evasão escolar é uma triste realidade da educação brasileira. De acordo com o Censo Escolar de 2018, foi registrado um declínio de 3,1% das matrículas na Educação Básica de escolas da rede pública e privada.

Além disso, o levantamento mostrou também que o Brasil tem hoje aproximadamente 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Somente no Ensino Médio, o recuo de jovens matriculados foi 220 mil entre 2017 e 2018.

E mais: segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4 em cada 10 jovens brasileiros de 19 anos ainda não concluíram o Ensino Médio

Frente a esses dados alarmantes, quais seriam as principais causas e consequências da evasão escolar?

A resposta para essa pergunta você confere nas próximas linhas deste artigo. Continue a leitura para conferir também 5 dicas para diminuir a evasão de alunos das escolas.

Confira mais alguns dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, segundo estes infográficos divulgadas no site G1:

Evasão escolar: causas e consequências

De modo geral, as causas e as consequências da evasão escolar são bastante conhecidas e podemos listá-las com facilidade.

Por isso, antes de conferir nossas sugestões de como evitar a evasão escolar, confira as listas de suas principais causas e consequências.

Principais causas

  • Falta de interesse dos alunos pela proposta pedagógica da escola;
  • Metodologia de ensino utilizada pelos professores;
  • Não colocação do aluno como protagonista do processo de aprendizagem;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Necessidade de priorizar o trabalho para ajudar nas despesas de casa;
  • Ambiente familiar hostil;
  • Problemas de saúde;
  • Dificuldade de acesso à escola;
  • Gravidez na adolescência;
  • Ausência de investimentos em tecnologia por parte da escola;
  • Violência física e psicológica no ambiente escolar.

Principais consequências

A evasão escolar traz consequências negativas para o aluno, para a escola e para a sociedade.

  • Redução da auto-estima;
  • Despreparo profissional;
  • Dificuldades em se colocar no mercado de trabalho;
  • Depressão;
  • Taxas negativas de rendimento escolar;
  • Aumento da desigualdade social.

5 dicas fundamentais para evitar a evasão escolar

Tendo em vista as causas e consequências da evasão escolar que citamos neste artigo, o que fazer para tentar reduzir a quantidade de alunos que abandonam os estudos?

1 – Mapeamento das principais causas de evasão

Mapear as principais causas de evasão escolar da instituição de ensino é extremamente importante para traçar estratégias capazes de impedir que isso aconteça.

Algumas questões importantes que precisam ser elucidadas são:

  • Em que etapa do ensino o índice de abandono costuma ser maior? 
  • Com que idade os alunos mais evadem da escola? 
  • Quais razões os alunos mais apontam para justificar a desistência: infraestrutura? didática? problemas familiares?

Procure entender o ponto de vista dos alunos na hora de fazer o mapeamento desses questionamentos e suas respostas. Para facilitar seu trabalho, você pode fazer pesquisas digitais online, usando o Google Forms, uma das ferramentas do Google Suite para Educação.

2 – Trazer as famílias para perto

Os pais e responsáveis também são figuras essenciais no processo de aprendizagem dos alunos. Por isso, é de extrema importância que a escola traga a família de seus estudantes para perto, estimulando a participação dos pais no ambiente escolar.

Essa é uma forma de os pedagogos e professores compreenderem melhor o ambiente familiar em que o aluno está inserido e como isso impacta no seu aprendizado. Além disso, esses profissionais podem orientar a família do aluno sobre o comportamento dele na escola.

Assim, com o trabalho em conjunto, fica mais fácil evitar que o jovem desista do aprendizado.

3 – Manter o canal de diálogo aberto

Para evitar as causas e consequências da evasão escolar, é importante que a administração da escola adote a política de portas abertas. 

A instituição deve mostrar-se sempre disponível para ouvir o que os alunos, familiares e professores têm a dizer, como suas reclamações e sugestões de melhoria.

Muitos alunos abandonam a escola porque sentem que a instituição não se importa com suas dores e necessidades e nem mesmo com o que eles têm a dizer.

Por isso, mantenha sempre aberto o canal de diálogo para buscar maneiras de tornar o ambiente escolar mais saudável e produtivo.

Nesse contexto, usar ferramenta colaborativas, baseadas na nuvem, pode ajudar bastante. Encare a tecnologia na sala de aula como aliada, nessa hora!

Saiba mais: Conheça um software para organização de sala de aula usado por 30 milhões de pessoas

4 – Promover uma gestão mais eficiente

Saber direcionar os recursos da escola e investir no que realmente é necessário pode fazer toda a diferença nos resultados de evasão. 

Isso porque uma gestão empresarial, administrativa e financeira eficiente é fundamental para criar um ambiente e uma estrutura de ensino favorável ao aprendizado dos alunos.

Dessa forma, é possível investir naquilo que mais fará os alunos se sentirem acolhidos e amparados. Assim, eles notam que podem contar com a escola para seu desenvolvimento pessoal, pois ela está plenamente preparada para apoiá-los de forma consistente e não com precariedade.

5 – Fazer uma revisão da proposta pedagógica

Debater e revisar a atual proposta pedagógica pode ser bastante útil para a redução do índice de evasão escolar. Isso porque uma das principais causas para o abandono do ensino é justamente a não identificação do aluno com a didática dos professores, com o programa de disciplinas e com as metodologias implementadas na sala de aula.

É comum que uma proposta pedagógica que deu muito certo há 10 anos atrás não seja tão eficiente assim nos dias atuais. Portanto, a diretoria da escola, o corpo docente e representantes do corpo discente devem se reunir para debater o atual modelo de ensino e propor as mudanças necessárias.

Ficou claro quais são as principais causas e consequências da evasão escolar? E o que achou das nossas dicas? Coloque-as em prática e reduza os índices de evasão da sua escola.

Quer compartilhar com a gente um experiência de sucesso em sua escola? Então, deixe seu depoimento nos comentários!

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados