O que é ensino híbrido: vantagens + 6 dicas de como adotar

Você sabe o que é ensino híbrido?

Os avanços no campo da tecnologia estão permeando cada vez mais a esfera educacional.

Instituições do mundo inteiro vêm se desprendendo do modelo tradicional de educação e implementando recursos tecnológicos a fim de aprimorar o processo de aprendizagem e ensino.

Um exemplo disso é a adoção do modelo de ensino híbrido. Você conhece ou pelo menos já ouviu falar?

Neste artigo, vamos explicar o que é ensino híbrido e como ele funciona na prática. Continue a leitura deste conteúdo para conferir as vantagens que esse modelo oferece e se vale mesmo a pena implementar na sua instituição de ensino.

Leia também: 5 dicas de como motivar alunos em EAD e dar aulas engajadoras

O que é ensino híbrido?

Podemos definir o que é ensino híbrido como uma mecânica que mistura aulas presenciais e online que, de alguma forma, se complementam.

Esse modelo, também conhecido como blended learning, é viabilizado por ferramentas de tecnologia digital e, claro, pela internet.

Durante muitos e muitos anos, a mecânica das aulas em escolas e universidades resumia-se ao aluno sentado em uma cadeira e o professor na frente da sala de aula ensinando o conteúdo na lousa de giz.

Mas, à medida em que o mundo foi se tornando mais globalizado e conectado à internet, essa mecânica tradicional de lecionar começou a ser repensada. Com mais recursos tecnológicos à disposição, veio o questionamento: será que o único jeito de ensinar e de aprender é presencialmente?

A partir daí passa-se a cogitar a possibilidade de expandir a experiência de aprendizagem e ensino para o ambiente virtual. Surge, então, o modelo de ensino híbrido.

Por meio de um software especializado, alunos e professores passam a ter acesso a uma plataforma onde eles podem interagir à distância, enviar e receber materiais e conteúdos complementares, esclarecer dúvidas, debater temas vistos em sala de aula e até realizar atividades avaliativas.

Veja mais: Passo a passo: como implantar o Google for Education na sua instituição de ensino em 4 etapas básicas

Entenda melhor o que é ensino híbrido assistindo a este vídeo da Fundação Lemann:

Vantagens do ensino híbrido

A implementação do modelo de ensino híbrido oferece algumas vantagens. A primeira delas é a maior autonomia aos alunos.

Com o ensino híbrido, os alunos passam a ter maior controle sobre o próprio aprendizado. Eles não ficam mais restritos à carga horária das aulas presenciais para absorver conteúdos sobre as disciplinas.

Outra vantagem é que o professor pode se concentrar em ensinar os pontos mais importantes de determinada disciplina e, em uma plataforma virtual, postar conteúdos que complementem o que foi ensinado em sala de aula.

Dessa forma, é possível avançar com a disciplina, evitando deixar de passar algo importante simplesmente porque o tempo da aula presencial acabou.

Vale a pena também citar o aspecto colaborativo do ensino híbrido. Os alunos têm a oportunidade de trocar conhecimentos em ambiente virtual; um colaborando com o processo de aprendizado do outro.

Além disso, o professor também tem a possibilidade de personalizar o ensino. Ao identificar necessidades e limitações de cada aluno, o educador pode fazer um plano de ensino personalizado e acompanhar a evolução de cada aluno mais de perto.

Veja também: Google Classroom vs LMS: qual a melhor solução para a gestão do ensino e aprendizagem à distância?

Como aplicar o ensino híbrido: 6 recomendações básicas

Se você estiver interessado em implementar o ensino híbrido na sua instituição, saiba que existem algumas recomendações fundamentais que deverão ser seguidas. São elas:

  1. Invista em uma infraestrutura tecnológica;
  2. Escolha o sistema mais adequado para hospedar a plataforma de ensino virtual;
  3. Faça um planejamento pedagógico com junto com o corpo docente;
  4. Certifique-se de que todos os alunos terão acesso à plataforma de ensino online e vão aderir ao modelo híbrido;
  5. Ofereça treinamentos aos professores para que eles aprendam a manusear a plataforma;
  6. Mantenha a coesão entre os conteúdos presenciais e online.

Leia mais: Veja como tirar certificação google for education e as vantagens para alunos e professores

Ficou claro o que é ensino híbrido?

Conforme já mencionamos, essa é uma tendência a qual muitas instituições de ensino já estão aderindo. Que tal você também fazer uso do modelo de ensino híbrido?

Faça isso e ofereça uma experiência mais completa para os seus alunos e acompanhe as transformações tecnológicas e as diversas possibilidades que elas oferecem para o setor da educação.

Confira também em nosso blog: Retenção de alunos no ensino fundamental: 5 dicas essenciais para evitar a evasão escolar

A Safetec é uma empresa de consultoria em tecnologia em nuvem e em como implantá-la nas empresas para que possam aproveitar ao máximo as vantagens da transformação digital.

E a Safetec Educação é especializada em ajudar instituições de ensino a adotar as tecnologias Google de educação, beneficiando alunos, professores e gestores de organizações acadêmicas.

Quer saber mais sobre como adotar novas tecnologias em sua escola? Então, entre em contato com a Safetec: Clique aqui e preencha o formulário