Retenção de alunos no ensino fundamental

Retenção de alunos no Ensino Fundamental: 5 dicas essenciais para evitar a evasão escolar

Manter os alunos matriculados é tão importante quanto atrair novos estudantes. No entanto, este é considerado um dos maiores desafios para os gestores educacionais, principalmente na transição de um período para outro, como do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. 

As escolas que desejam melhorar a retenção de alunos no Ensino Fundamental precisam adotar um conjunto de estratégias e de boas práticas.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com 5 dicas para manter os alunos matriculados e evitar o aumento da evasão escolar.

Leia também: Conheça as ferramentas google para educação e expanda o potencial de seus alunos

Antes de conhecer nossas sugestões de medidas para a retenção escolar que tal se aprofundar um pouco mais no tema assistindo a este vídeo da Conexão Futura?

Veja em nosso blog: Google educacional: tecnologia potencializando o aprendizado ao máximo

5 dicas para melhorar a retenção de alunos no Ensino Fundamental 

Manter os alunos no ensino fundamental tem se transformado em um desafio cada vez maior para os professores. Nesse sentido, selecionamos algumas dicas que podem ajudar a evitar a evasão escolar.

Confira algumas delas, verifique quais são as mais adequadas para o contexto de sua organização de ensino e aplique em sua escola.

1 – Mapeie as necessidades dos alunos

A primeira dica para melhorar a retenção de alunos no Ensino Fundamental é fazer um mapeamento das principais necessidades e expectativas desses estudantes.

Para isso, busque ouvir o que os alunos têm a dizer. Faça pesquisas de caráter quantitativo e qualitativo a fim de entender o que eles mais precisam e esperam da sua instituição de ensino. 

Assim, será possível pensar em estratégias mais assertivas para evitar a evasão e aumentar a retenção. 

2 – Atente-se para os aspectos emocionais e de sociabilização 

O Ensino Fundamental é uma fase muito importante para os estudantes. É neste período que os alunos aprendem a socializar e a se envolverem emocionalmente com seus colegas e com o ambiente em si.

Para melhorar a retenção, é extremamente importante que a escola se atente para questões socioemocionais, principalmente no que diz respeito às terríveis práticas de bullying, que podem trazer consequências gravíssimas para os estudantes. 

Nesse sentido, busque criar campanhas capazes de conscientizar os alunos sobre a importância do respeito às diferenças e sobre ser gentil com o próximo. 

Assim, o clima escolar se torna mais saudável e harmonioso, o que contribui para que os alunos mantenham-se matriculados. 

3 – Cultive um relacionamento saudável com a família dos alunos

A família do aluno exerce papel determinante na retenção, principalmente se o estudante em questão encontra-se no Ensino Fundamental. 

O motivo para isso é bem simples. Se o pai, a mãe ou qualquer outro responsável legal pela criança não estiver satisfeito com a escola, ele pode muito bem decidir por cancelar a matrícula do aluno e colocá-lo em outra escola.

Tendo isso em vista, a instituição de ensino não pode deixar de cultivar e manter um bom relacionamento com a família de cada um de seus alunos.

Além de ser benéfico para a retenção, as estratégias de relacionamento com as famílias faz bem para a imagem da escola.

4 – Não deixe de mostrar os resultados

Para que os pais optem por manter seus filhos matriculados, eles precisam saber que o investimento deles está gerando bons resultados.

Por isso, mostre aos familiares que sua escola oferece um ensino de qualidade, o qual se reflete no aprendizado dos alunos.

Reuniões periódicas, feiras para apresentação de trabalhos e eventos em datas comemorativas são exemplos de ações que a escola pode tomar para evidenciar os resultados do investimento dos pais.

Isso ajuda a trazer a família para perto e a  construir uma relação de confiança, o que faz muito bem para o índice de retenção de alunos no Ensino Fundamental. 

As datas para esses encontros com o intuito de apresentar os resultados podem ser definidas junto com a equipe pedagógica e colocadas no planejamento anual da escola.

5 – Faça um plano de ação para os alunos que apresentam dificuldade em aprender

Muitos alunos do Ensino Fundamental apresentam grandes dificuldades em assimilar o conteúdo que é ensinado em sala de aula. Isso o torna desmotivado e sem vontade de aprender. 

Nesses casos, quando a escola não é capaz de mudar essa realidade do aluno, há grandes chances de os pais optarem por matricular a criança em uma outra instituição de ensino. 

Para evitar que isso aconteça, é importante que a escola crie um plano de ação muito bem estruturado para lidar com os alunos que apresentam dificuldade no aprendizado.

Todo o núcleo pedagógico precisa criar uma estratégia (ou um conjunto delas) para que esses alunos não se sintam deslocados nem tenham seu processo de aprendizagem comprometido.

Uma prática muito utilizada nas escolas é a implementação de monitores. Eles são responsáveis por acompanhar de perto esses alunos com maior dificuldade, esclarecendo dúvidas e dando aquele reforço no conteúdo passado pelo professor titular.

Essas foram as nossas 5 principais dicas para melhorar a retenção de alunos no Ensino Fundamental. Bora colocá-las em prática?

A Safetec é um empresa de consultoria especializada na tecnologia de computação em nuvem. Por meio de suas experiência na área já ajudou dezenas de empresa a se tornarem mais produtivas e eficientes, inclusive na área educacional.

Para isso, a Safetec tem uma área especialmente dedicada a auxiliar organizações de ensino. Saiba mais sobre neste link: Safetec Educação

Quer conhecer um dos muitos resultados que já obtivemos? Então confira este incrível case de sucesso:

Veja mais detalhes aqui: Aliada à educação, conectividade dinamiza interação em sala de aula

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados