Vantagens do ensino híbrido

Vantagens do ensino híbrido: confira 4 motivos para aderir a esse modelo educacional

O ensino híbrido é uma alternativa ao modelo educacional mais tradicional. Impulsionado pelos avanços tecnológicos na área da educação e pelo maior acesso à internet, o ensino híbrido busca oferecer uma experiência mais completa para alunos e professores combinando o ambiente presencial com o virtual.

O objetivo é mesclar o que há de melhor nos modelos convencional e à distância, fazendo com que ambos se complementem. Dessa forma, maximiza-se a eficiência do processo de aprendizado e ensino, contemplando as necessidades individuais de cada aluno.

Se você já sabe o que é como funciona o ensino híbrido, mas ainda tem dúvidas em relação ao potencial desse modelo, fique tranquilo que a gente vai te ajudar.

Separamos aqui as 4 principais vantagens do ensino híbrido:

  1. Maior autonomia para os alunos;
  2. Incentivo à colaboração entre os alunos;
  3. Otimização do tempo de alunos e professores;
  4. Personalização de conteúdos.

Continue a leitura para conferir nas próximas linhas os motivos que fazem desse modelo inovador e disruptivo educacional uma boa opção para a sua escola ou universidade.

Leia também: Passo a passo: como montar um plano de aula para ensino híbrido sem complicação

4 vantagens do ensino híbrido: por que aderir a esse modelo educacional?

1. Maior autonomia para os alunos

Iniciando nossa lista de vantagens do ensino híbrido, temos a maior autonomia que esse modelo educacional dá aos alunos.

O ensino híbrido coloca o aluno como verdadeiro protagonista do próprio processo de aprendizagem.

A combinação entre as modalidades presencial e online permite que os estudantes tenham maior controle, por exemplo, sobre o tempo dedicado à realização de determinadas tarefas.

Não é incomum encontrar alunos que conseguem absorver melhor o conteúdo das disciplinas quando estão sozinhos. Às vezes, a forma com que o professor explica em sala de aula não fixa na mente do aluno.

Com o ensino híbrido, ele pode recorrer a outras explicações de maneira independente, seja em livros, apostilas online, videos etc. O estudante organiza sua própria rotina de estudos, a qual não se restringe mais apenas ao tempo em ele passa na sala de aula.

Ou seja, no ensino híbrido o aluno tem mais liberdade para buscar alternativas que o permitam assimilar melhor os conteúdos das disciplinas e controlar melhor o tempo dedicado ao aprendizado.

Veja também: Como fazer um plano de aula EaD: 5 dicas que fazem a diferença

2. Incentivo à colaboração entre os alunos

Também configura entre as principais vantagens do ensino híbrido o incentivo à colaboração entre os alunos.

O uso de ferramentas tecnológicas colaborativas favorece a troca de informações e conhecimentos entre os estudantes. Se, por exemplo, no modelo tradicional era mais difícil fazer os alunos se reunirem presencialmente para fazer algum trabalho em grupo, no ensino híbrido esses encontros podem ser feitos online.

Com uma boa plataforma de ensino à distância, os alunos podem fazer videochamadas, criar grupos de discussão e editar diferentes arquivos de maneira colaborativa e em tempo real.

Dessa forma, os alunos tendem a ficar mais engajados com os conteúdos das disciplinas.

Veja mais: 5 dicas de como motivar alunos em EAD e dar aulas engajadoras

3. Otimização do tempo de alunos e professores

Outro motivo para aderir ao ensino híbrido é a otimização do tempo de alunos e professores.

Veja bem. O professor pode utilizar a plataforma virtual de ensino à distância para postar conteúdos para que seus alunos estudem esse material. Quando houver a aula presencial, os alunos já estarão mais inteirados sobre o assunto e poderão partir direto para o esclarecimento de dúvidas.

Perceba que o professor tem o seu tempo otimizado ao não precisar explicar a matéria toda do zero, pois os alunos já acessaram o material em casa, chegando à sala de aula com um conhecimento prévio sobre o tema que será tratado naquele dia.

Por ter acessado com antecedência o material da aula em questão, o aluno também tem seu tempo de estudo otimizado.

Além disso, o professor pode reutilizar o material que ele preparou em outras turmas. Isso permite que ele se dedique a outras atividades.

Leia mais: 8 ferramentas para professores: da pesquisa e organização do curso até a sala de aula

4. Personalização de conteúdos

No ensino híbrido, o professor tem a oportunidade de aproximar mais dos alunos em ambiente virtual a fim de entender melhor as necessidades específicas de cada um. Assim, é possível elaborar conteúdos personalizados de acordo com as limitações apresentadas por cada aluno.

Ficou claro quais são as principais vantagens do ensino híbrido? Está convencido de que esse modelo educacional vale a pena?

Lembre-se de que essa é uma tendência que veio para ficar. Portanto, estude a possibilidade de implementar o ensino híbrido na sua instituição.

Saiba mais: O que é ensino híbrido: definição, vantagens e 6 recomendações fundamentais para implementar na sua escola ou universidade

A Safetec Educação é uma instituição certificado pelo Google como especialista em transformação do trabalho nas empresas. E isso inclui, é claro, o trabalho de educar.

Se sua instituição de ensino quer revolucionar a maneira como transforma a vida de seus alunos, com ajuda da tecnologia, conheça a Safetec Educação.

Clique neste link e faça a pergunta que você quiser!

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados