aplicativo-para-plano-aula

Aplicativo para plano de aula: 6 opções de ferramentas para usar

As novas tecnologias na educação ajudam os professores a tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante para os alunos. Já recursos como os aplicativos para plano de aula facilitam o dia a dia dos educadores na hora de definir a programação de cada classe.

Com o plano de aula ao alcance das mãos, os professores não perdem nenhuma oportunidade de salvar suas ideias e depois organizá-las com mais calma.

Então, se você precisa de opções para organizar seus planos de aula EAD, continue a leitura e conheça seis opções de aplicativo para fazer plano de aula.

6 aplicativos para fazer um plano de aula eficiente

Para essa lista de aplicativos para plano de aula, reunimos opções que podem ser usadas tanto no computador quanto no smartphone ou tablet. Na verdade, você pode ter esses apps instalados em todos os seus dispositivos.

O objetivo é ganhar mobilidade e poder anotar ideias e insights mesmo quando não estiver concentrada no planejamento.

Essas ferramentas ainda vão melhorar sua produtividade na hora de fazer os planos de aula e também a economizar tempo. 

Então, continue lendo e conheça opções de aplicativo para plano de aula gratuitas e com planos pagos e funções extra.

1. Canva

O Canva é um app muito versátil e também pode ser usado como um aplicativo para fazer planos de aula. 

O diferencial do Canva é que o usuário pode aproveitar os modelos prontos de plano de aula e apenas editá-los com suas informações pessoais.

Se você tiver facilidade e algum conhecimento de design, pode personalizar os layouts e organizar as informações da maneira que precisar.

Mas mesmo sem experiência dá para editar os templates, pois basta arrastar os elementos para posição desejada e pronto!

Além de poder alterar a posição dos elementos, o Canva permite o upload de imagens do computador ou do banco de imagens do app, inserção de filtro e edição de textos.

Depois, você pode imprimir, fazer download e ainda compartilhar seu modelo com outros professores.  

Para usar esse aplicativo para plano de aula basta fazer login no site pelo computador ou baixar o app na Play Store (Android) ou na App Store (iOS).

2. Google Classroom

O Google Classroom é a segunda opção de aplicativo para plano de aula e uma solução mais completa se o seu objetivo é ter um gerenciamento de turmas mais eficientes.

Isso porque além de fazer seus planos de aulas, no Google Classroom você pode gerenciar atividades, notas e o envio de materiais digitais para sua turma.

Também chamado de Google Sala de Aula, você pode montar o planejamento da aula e compartilhar com os alunos ou deixar o documento privado.

Por ser uma ferramenta do Google, o aplicativo vem integrado a outras ferramentas como Documentos, Agenda online e Formulários.

O legal é que cada turma tem seu espaço e, com isso, as informações não se confundem. Mas se o professor precisar enviar o mesmo material para várias turmas, ele pode selecionar todas para fazer o envio apenas uma vez.

O Google Classroom pode ser acessado pelo navegador ou nos tablets e smartphones fazendo o download na Play Store (Android) ou na App Store (iOS).

3. Documentos Google

Se o Classroom não for a opção ideal, dá para usar outra ferramenta do Google para educação como aplicativo para plano de aula: o Documentos.

Provavelmente você já usou o Docs (como chamam os íntimos da ferramenta) para alguma tarefa ou trabalho dos seus cursos de formação continuada

O Documentos é um criador e editor de textos online e nele você pode fazer seu plano de aula com um layout organizado, personalizando fontes, fazendo destaques, inserindo links, imagens e comentários.

Além disso, os arquivos podem ser compartilhados com outros professores para que eles consigam sugerir mudanças e adaptações no modelo.

Isso é bastante útil, principalmente, se os professores quiserem padronizar a maneira de montar um plano de aula para que ele seja mais eficiente.

O Documentos também pode ser acessado pelo navegador ou nos tablets e smartphones fazendo o download na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

4. Google Keep

O Google Keep é uma opção de aplicativo para plano de aula quando você precisa de agilidade.

Diferente das outras ferramentas do Google citadas até aqui, o Keep é ideal para ter instalado no celular.

A principal função do Keep é criar notas e listas de tarefas que você precisa executar ou ideias que você não quer esquecer.

Como aplicativo para fazer plano de aula, o app também é útil, pois permite criar notas de voz ou guardar imagens que vão ajudar na estruturação do planejamento depois.

Então, você pode apenas criar a sequência da aula de forma resumida no Keep e depois passar para o Documentos, por exemplo. 

Além de funcionar no celular — Play Store (Android) e App Store (iOS) — o Keep também pode ser aberto pelo navegador, facilitando a visualização das informações. 

5. Padlet

Saindo das ferramentas do Google para professores, outra opção de aplicativo para plano de aula é o Padlet.

A ferramenta também funciona baseada na criação de notas, mas existem mais opções de formatos do que no Keep.

No Padlet, além de listas, você pode montar planos de aula nos seguintes formatos:

  • mural;
  • tela;
  • coluna;
  • grade;
  • linha do tempo.

Para personalizar o plano basta clicar e arrastar os elementos na tela. Os planos finalizados podem ser compartilhados com outros professores ou ficarem com acesso privado.

O Padlet pode ser acessado do computador ou nos tablets e smartphones fazendo o download na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

6. Nearpod

O Nearpod é um aplicativo para plano de aula em inglês, então é importante entender um pouquinho da língua para usá-lo.

A proposta do app é criar planos de aula multimídia e interativos. Então, além de estruturar a aula, você já pode fazer a apresentação no próprio Nearpod para os alunos.

Os alunos, por sua vez, podem interagir em tempo real com o professor, facilitando dar aulas ao vivo.  

O Nearpod tem um plano gratuito e versões pagas. Pode ser acessado o computador ou fazendo o download na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Gostou das dicas de aplicativo para fazer plano de aula?

Digitalizar algumas funções que antes eram analógicas, agiliza o tempo dos professores e, assim, sobra mais horas livres para investir em outras atividades profissionais e de lazer.

Sem contar que a tecnologia ajuda a deixar as aulas mais atrativas, divertidas e interativas.

Ficou interessado em saber mais sobre as ferramentas do Google. Leia também o post ‘O que é Google for Education? Como funciona? Quais vantagens?’ e conheça tudo sobre o sistema.

Assista também ao episódio #002 do nosso Safetalk e descubra como desenvolver competências digitais para educadores:

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados