apps-para-professores

5 apps para professores essenciais na rotina de trabalho

Como um educador conectado e atualizado com as ferramentas digitais, você vai gostar de conhecer as indicações de apps para professores que reunimos neste post.

O ensino híbrido está sendo adotado durante a pandemia e tende a permanecer após a normalização da vida social.

A professora e especialista em ensino híbrido, Lilian Bacich, destaca em entrevista ao portal do Instituto Unibanco como professores e alunos podem se beneficiar com a modalidade:

“O professor despende menos tempo no seu planejamento, aproveita mais a sua experiência em sala de aula e sai menos cansado. Já os alunos ficam mais interessados, se envolvem mais; o tempo passa mais rápido porque é mais produtivo”.

Então, neste momento, conseguir chegar nesse ponto de equilíbrio é fundamental para que os professores mantenham a qualidade do ensino e as escolas vejam os resultados na aprendizagem dos alunos.

Para organizar o dia a dia dentro e fora da sala de aula, os apps para professores são soluções práticas de ter ao alcance das mãos.

Continue a leitura e confira alguns aplicativos para professores que vale a pena baixar nos seus dispositivos. Boa leitura!

Quais os melhores apps para professores?

Existem inúmeros aplicativos para professores que podem ser úteis no dia a dia. Na lista abaixo, reunimos algumas sugestões de apps que funcionam e são fáceis de usar.

Vale destacar que todos estão disponíveis tanto para dispositivos iOS quanto para Android e também podem ser acessados do navegador do computador.

Assim, o uso é mais dinâmico e permite sincronizar as atividades para não perder nenhuma informação. Confira todas as sugestões abaixo:

1. TED

Aulas multimídia são extremamente atrativas para os alunos, independentemente da idade. Mas para chamar a atenção e captar o foco dos alunos, o conteúdo precisa ser bom.

O vídeo é um tipo de mídia que agrega muito nas aulas online e presenciais e pode ser usado como apoio ao aprendizado dos alunos.

Para garantir uma boa seleção de fontes, um dos apps para professores que destacamos é o do TED — que é a sigla para Technology, Entertainment, Design, em português, Tecnologia, Entretenimento, Design).

Provavelmente, você já ouviu falar desse evento que acontece no mundo inteiro. O mais interessante é o formato das palestras.

Cada pessoa tem de 10 a 20 minutos para fazer sua apresentação, então os vídeos são objetivos, mas muito ricos.

O evento é conhecido por convidar profissionais que são especialistas em seus campos de atuação, o que valida a autoridade e as informações do conteúdo.

Na área de Educação, existem diversas palestras. Então, você pode pesquisar e incluir os links nas apresentações, compartilhar com os alunos na aula ou em atividades para casa. 

Existem TEDs nacionais e internacionais (a grande maioria possui legendas em português). Dê o play abaixo para conferir uma das palestras que você encontra no app:

2. Keep

Seu smartphone está sempre nas suas mãos, certo? Então, constantemente, você tem insights e ideias e precisa ter onde anotá-las e salvá-las.

O Keep é um dos apps para professores que precisa estar com você no dia a dia. A ferramenta do Google possuir diversos formatos de notas como:

  • checklist com caixa de seleção;
  • anotações com título e texto corrido;
  • notas de áudio (também com definição de título e descrição);
  • notas de imagens;
  • salvamento de links.

A vantagem do Keep é que ele pode ser usado no computador, tablet ou smartphone e os salvamentos são sincronizados em todos os dispositivos.

Então, se você está na rua e precisa salvar uma ideia ou anotar uma lista de coisas que precisa comprar para a próxima aula, use o Keep.

Depois, você pode gerenciar suas notas do computador, o que facilita o gerenciamento das suas ideias e planos.

Veja no vídeo abaixo os benefícios do Keep para gestão de tempo e como ele se conecta com outras ferramentas do Google para educação como o app Agenda:

3. Jamboard

O quadro da sala de aula sempre serviu de ponto focal para os alunos prestarem atenção no conteúdo que o professor está ensinando.

Com as aulas online, é possível manter a atenção da turma usando um dos apps para professores que é o Google Jamboard.

O aplicativo é uma ferramenta que cria um quadro branco digital, onde o professor pode escrever, anotar, anexar imagens, apresentações e muito mais durante as aulas.

Também pode ser usado no computador, smartphone e tablet. Tanto os alunos quanto os professores têm acesso a tela e podem editar em conjunto ou apenas visualizá-la.

Experimente e transforme a sua maneira de dar aulas ao vivo

4. Meet

Falando em dar aulas online, outro app para professores que não poderia faltar nessa lista é o Meet.

O aplicativo serve para realizar videoconferências e chamadas de voz para até 100 participantes simultâneos, com possibilidade de upgrade para mais pessoas. 

Além de fazer as aulas, também é possível gravar as chamadas, salvar e compartilhar com os alunos depois.

Isso facilita a atualização tanto de quem perdeu a aula quanto de quem precisa de um reforço sobre o conteúdo. 

Aprenda neste outro post ‘Como gravar aula no Google Meet: passo a passo’ e tire todas as suas dúvidas sobre essa funcionalidade.

5. Drive

Ter uma solução segura para salvar arquivos é essencial. Por isso, fechamos nossa lista de apps para professores com o Drive.

Esse é outro aplicativo do Google que funciona em conjunto com o Jamboard, o Meet e o Keep facilitando o acesso às informações importantes.

Além de ser uma ferramenta para armazenar arquivos na nuvem, do Drive você pode compartilhar os materiais online, ajustando as configurações.

Por exemplo: os alunos podem ter permissão apenas para visualização, caso o professor não deseje que sejam feitas mudanças no arquivo original. Prático, não é mesmo?

Aprenda com o instrutor da Safetec, Lucas Borges, um tutorial de como organizar atividades com o Drive:

Gostou das dicas de aplicativos para professores?

Na hora de escolher os apps para professores, pesquise como as ferramentas podem ser integradas, pois isso facilita bastante no dia a dia.

No caso das ferramentas Google da nossa lista, todas são integradas entre si e acessíveis de qualquer dispositivo.

Com isso, você pode trabalhar melhor e ainda ajudar seus colegas a organizarem o dia a dia com mais facilidade.

A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados