8 atividades remotas para educação infantil [GUIA]

Estações, atividades práticas e trabalhos em grupo são algumas sugestões de atividades remotas para educação infantil que os professores podem usar. 

Prender a atenção dos pequenos é um grande desafio, mas existem oportunidades que os professores podem utilizar para conectar, ensinar e brincar.

Então, como tornar o aprendizado virtual alegre e divertido

Reunimos algumas sugestões de atividades remotas para educação infantil que você pode testar na sua sala de aula e ter momentos construtivos e ricos em aprendizado. Confira!

Dicas de atividades remotas para educação infantil

1. Caça ao tesouro

Abrindo nossa lista de atividades remotas para educação infantil temos o clássico caça ao tesouro. Essa atividade pode ter inúmeras variações.

Por isso, o professor pode adaptá-la em diversos contextos e com alunos em idades variadas. Alguns exemplos de propostas para uma caça ao tesouro são:

– Encontrar um objeto para colocar na cabeça; 

– Usar as iniciais das vogais para desafiar os alunos a encontrarem no quarto, na sala ou no jardim da casa algum objetivo que comece com uma das letras;

– Criar uma lista com tesouros para encontrar pela casa. O professor pode criar um formulário com caixas de seleção no Google Formulário para o aluno marcar quais objetos conseguiu encontrar;

– Fazer um quadro de cores para que o aluno encontre objetos que tenham a cor correspondente.

Se a atividade tiver mais itens, ela pode virar um dever de casa e depois os alunos podem compartilhar suas experiências com os coleguinhas. 

As mais rápidas podem acontecer durante a aula e pode até ter uma contagem regressiva para incentivar as crianças. 

2. Dias temáticos

Manter as crianças em casa é um desafio para os pais e para os pequenos. A arrumação antes da ida para escola acaba sendo um incentivo.

Então, outra das atividades remotas para educação infantil que o professor pode propor é criar dias temáticos.

A turma pode receber a tarefa de se vestir com uma camisa ou acessório de determinada cor, tema ou modelo e a partir disso o professor trabalha o assunto da aula. Vale até escolher dias para usar uma fantasia completa!

Com uma ajudinha dos pais, os alunos vão ficar empolgados para mostrar a peça que escolheram e se interessar no motivo da temática. 

3. Sinais com as mãos

A geração dos nativos digitais está chegando na escola e eles aprendem tudo que veem muito rápido. E a internet é cheia de gestos, danças e muito movimentos.

Nas séries iniciais, a comunicação não verbal é uma forma importante de perceber o comportamento da criança e dá para incluir essa ideia nas atividades remotas para educação infantil.

O professor pode incentivar os alunos a associar palavras a gestos e até conscientizar de forma lúdica sobre linguagem de sinais e porque ela existe, por exemplo.

4. Atividades práticas

Muitos alunos estão aprendendo a ler, escrever e a contar em casa. Por isso, quanto mais práticas forem as atividades remotas para educação infantil melhor.

Para facilitar a interação com os materiais criados pelo professor, use materiais fáceis de os alunos terem em casa para complementar a experiência de aprendizado como dados, peças de lego, feijão, cartas de baralho, etc. 

5. Personalização com bitmojis

Os bitmojis são um tipo de emoji feito para representar uma pessoa. Então, a(o) professora(o) pode ter um bitmoji dela(e) e usá-lo para se comunicar e passar recados de forma divertida para a turma.

Nas atividades remotas para educação infantil, o bitmoji pode ser colocado para orientar a realização de uma tarefa, por exemplo, como se fosse uma pessoa (a professora, no caso) falando diretamente com o aluno. 

O bitmoji pode ser o líder das gincanas virtuais, das caças ao tesouro e da apresentação de livros para leitura, o que vai tornar o aprendizado virtual mais divertido e lúdico.

6. Coloque a turma para jogar

Existem muitas ferramentas online como sites e aplicativos com interfaces fáceis de utilizar nas atividades remotas para educação infantil.

Mas uma alternativa para tirar o foco da tela e fazer os alunos repararem mais no mundo real é utilizar os elementos de suas casas para aprender e brincar ao mesmo tempo.

O jogo da memória é um jogo clássico que pode ser adaptado para as aulas remotas. Por exemplo: o educador pode propor que o aluno monte em uma bandeja com elementos do café da manhã. 

Depois, de olhos fechados, cada um precisa falar todos os itens que reuniu ou falar em qual posição está um item que o professor escolher. As crianças vão amar!

7. Use o bom humor para ensinar

Foi-se o tempo em que os alunos tinham medo de interagir com o professor e também que ele tinha que se impor como figura séria e de autoridade.

Essa sisudez foi substituída por uma figura mais acessível e até mais humana, sem perder sua posição de orientador.

Então, criar uma personagem e usar essa persona para se comunicar com os alunos pode ser muito divertido e enriquecer o contato com os alunos.

Fazer imagens com balõezinhos de fala fazendo diferentes expressões também são outros exemplos de atividades remotas para educação infantil que chamam a atenção dos pequenos.

8. Inclua intervalos entre as atividades

Dependendo da idade, as crianças não ficam muito tempo paradas. Elas se cansam, mesmo estando interessadas. 

Então, crie um plano de aula com pausas entre as atividades remotas para educação infantil como forma de tornar o aprendizado virtual mais divertido e sustentável.

Crie intervalos musicais, intervalos dançantes (o site Go Noodle é uma ótima ajuda), proponha alongamentos simples (fazendo junto com os alunos) ou proponha apenas fechar os olhos por alguns minutos. 

Gostou das atividades remotas para educação infantil?

As atividades remotas para educação infantil enriquecem a experiência de aprendizado dos alunos e as sugestões acima podem te ajudar a criar outras ideias e fazer adaptações!

As novas tecnologias na educação vão ganhar muito espaço no ensino nos próximos anos e adaptar os métodos pedagógicos a elas é essencial!

Já pensou em colocar a sua escola na direção desse futuro, começando hoje?

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.