como-criar-provas-google-forms

Como criar provas no Google Forms: passo a passo

Sabia que dá para digitalizar as avaliações dos alunos, dar notas, fazer comentários e tudo isso de forma online? Basta aprender como criar provas no Google Forms.

O Google Forms ou Formulários Google, como também é chamado, é uma ferramenta gratuita que serve para criar diversos formatos de avaliações.

O professor consegue criar provas inteiras de múltipla escolha, provas abertas definindo o tipo de respostas — respostas curtas ou parágrafos — provas com perguntas em formato caixa de seleção (em que o aluno pode marcar mais de uma resposta como correta).

O aluno, por sua vez, vai receber o feedback também online, podendo ver sua nota e os comentários do professor sobre seu desempenho.

Agora que o ensino passa por uma mudança em relação às metodologias e ferramentas utilizadas nas aulas online por causa da pandemia, incorporar novos meios de avaliação facilita a adaptação mais rápida dos alunos.

Tem dúvidas e quer aprender o passo a passo completo? Continue lendo e saiba como criar provas no Google Forms!

Passo a passo: como criar provas no Google Forms

Qualquer usuário que cria uma conta no Gmail tem acesso a todas as ferramentas como Google Forms, Documentos Google, Drive, Meet, entre outras.

Mas é possível trabalhar com recursos avançados e funcionalidades extra, utilizando o Google Workspace for Education, que reúne todas as ferramentas do Google adaptadas para o contexto educacional

Independentemente de qual for sua via de acesso é possível seguir as etapas abaixo e aprender como criar provas no Google Forms. Vamos lá!

Passo 1: faça o login com a sua conta Google

O primeiro passo de como criar provas no Google Forms é o mais básico e simples de todos que é logar com a sua conta Google no link https://docs.google.com/forms.

Pelo link acima, você vai direto para a parte de Formulários, mas você também pode fazer o login pelo Gmail e clicar no quadrado pontilhado (no canto superior direito da tela) para abrir o menu com todas as ferramentas Google e clicar no ícone ‘Formulários’.

Feito isso, você está dentro!

Passo 2: crie um formulário em branco

Depois de entrar na ferramenta, você vai visualizar as opções disponíveis para criar provas no Google Forms.

Tela inicial do Google Forms.

Existe uma ‘Galeria de modelos’ com vários formulários pré-formatados para diversos objetivos, incluindo o de Educação com modelos de provas como:

  • Teste em branco;
  • Avaliação final;
  • Avaliação geral;
  • Título da planilha;
  • Avaliação do curso.

Escolha a opção ‘Teste em branco’ na guia Educação ou escolha a opção ‘Em branco’ que aparece no topo da página em ‘Iniciar novo formulário’.

Passo 3: configure o formulário para o modo prova

Ao abrir o formulário, você abre um documento em branco padrão. Mas para aprender como criar provas no Google Forms, é preciso alterar algumas configurações.

No canto direito do topo da página, ao lado do botão ‘Enviar’, clique no ícone de rodinha dentada para acessar as Configurações.

Na janela que será aberta, clique na aba Testes. Selecione a opção ‘Criar testes’ para conseguir atribuir pontuações às questões da prova e permitir a correção automática. 

Marque também a forma como você deseja que seja liberada a nota do aluno. Ele pode receber a nota imediatamente ou depois da revisão manual por e-mail.

Testes de múltipla escolha, por exemplo, podem ser liberados na hora. Já as questões discursivas, como são avaliadas uma a uma pelo professor, podem ser configuradas para enviar a nota depois da correção. 

A última configuração está relacionada ao que o aluno pode ver da prova online. Existem as opções de:

  • ver as respostas incorretas;
  • mostrar as respostas corretas para o aluno depois de fechar a nota;
  • mostrar o total de pontos total e a pontuação individual por questão.

OBS: na aba Geral, é importante selecionar a opção ‘Limitar a 1 resposta’ para que o aluno só responda uma vez a prova. Marcando essa opção, ele vai precisar fazer login com sua conta Google ao clicar no link da prova.

Passo 4: como fazer um formulário no Google Forms

O próximo passo de como criar provas no Google Forms é a criação do formulário da prova.

Como estamos em um formulário em branco, tudo pode ser personalizado de acordo com o objetivo da avaliação como um todo ou de cada pergunta individual.

O professor pode anexar imagens para apoiar o texto do enunciado ou incluir vídeo para introduzir e ajudar os alunos a elaborar suas respostas.

Outra funcionalidade interessante para criar provas é que o formato das respostas pode variar. É possível criar: 

  • provas só com questões de múltipla escolha;
  • provas discursivas com perguntas de resposta curta ou em formato parágrafo, que permite que o aluno escreva mais (tem limite de caracteres);
  • provas com questões em formato de caixa de seleção, em que o aluno deve identificar mais de uma opção correta (que pode ser limitada a três ou quatro no enunciado, por exemplo);
  • provas que mesclam múltipla escolha, resposta curta, parágrafo e caixa de seleção. 

Como se trata de uma prova, é importante marcar todas as questões como ‘Obrigatória’, ou seja, o aluno não pode enviar o formulário sem antes responder todas as perguntas.

No canto esquerdo da caixa de cada questão da prova, aparece a opção ‘Resposta correta’. 

Clique nela para determinar a pontuação da pergunta e adicionar feedback de resposta correta com um comentário que complementa a resposta ou que sinaliza atenção do aluno para reforçar os estudos.

Essa flexibilidade vale ouro para o professor, pois a criação das provas fica mais rápida. Futuramente, quando usar a prova para avaliar outra turma, ainda consegue editar, atualizar dados e colocar novas imagens e vídeos. 

Passo 5: escolha a forma de envio

Depois de configurar todas as questões, o próximo passo para criar provas no Google Forms é escolher o tipo de envio.

Os alunos podem receber o link da prova online por e-mail ou por link. 

Escolhendo enviar por e-mail, o professor deve colocar todos os e-mails dos alunos, definir o assunto, escrever uma mensagem de orientação e selecionar a opção ‘Incluir formulário no e-mail’. Finalize o processo clicando em ‘Enviar’.

Se preferir enviar um e-mail do Gmail ou compartilhar com a turma pelo Chat na hora da aula, por exemplo, escolha a opção de copiar link. 

Passo 6: como saber as respostas do Google Forms

Você aprendeu como criar provas no Google Forms, mas como saber as respostas do Google Forms?

É muito fácil! No topo do formulário existe a aba ‘Respostas’ que vai sendo preenchida à medida que os alunos respondem ao teste.

Se o teste tiver um tempo para ser aplicado, o professor pode desmarcar a opção ‘Aceitando respostas’ para que depois do horário não seja mais aceita nenhuma resposta.

Confira no vídeo abaixo, as etapas de criação de provas no Google Forms na prática:

Leia também >>> Guia para professores no Google for Education: características, facilidades e principais ferramentas disponíveis.

Comece a criar provas no Google Forms!

O passo a passo de como criar provas no Google Forms é fácil e torna a rotina dos professores muito mais prática, além de facilitar a interação dos alunos.

A inclusão da tecnologia na educação é tendência que os especialistas afirmam que vai continuar forte no ensino pós-pandemia.

Sua escola já utiliza ferramentas e soluções tecnológicas? Já pensou em implementar uma gestão integrada utilizando um sistema único?

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino. 

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados