Como entrar no Google Classroom como professor [TUTORIAL]

O Google Classroom ou Google Sala de Aula é um aplicativo gratuito para gerenciar todas as atividades, avaliações e feedbacks da turma de uma disciplina. Mas como entrar no Google Classroom?

Se você é um novato na ferramenta, neste post vamos explicar como usar o Google Classroom como professor

No final, vamos mostrar também como os alunos podem entrar e visualizar a organização das turmas e utilizar a plataforma. 

Com a pandemia do novo coronavírus que começou em 2020, muitas escolas começaram a utilizar o Google Classroom, pois qualquer usuário — professor ou aluno — com uma conta gratuita pode acessar a ferramenta sem maiores problemas.

Continue lendo e aprenda o passo a passo de como entrar no Google Classroom e usá-lo para criar e convidar alunos para suas turmas.

Como usar Google Classroom como professor: tipos de conta

Antes do passo a passo de como entrar no Google Classroom, é importante entender quais são os requisitos para usar o Google Classroom como professor.

Existem três possibilidades de acesso, dependendo da estrutura de aprendizagem da escola onde você trabalha:

Por uma conta escolar

As instituições de ensino que usam o Google Workspace for Education gerenciam a conta de todos os professores com e-mails no formato nome@suaescola.edu.

O administrador de TI, geralmente, é quem faz a criação da conta para que cada professor possa entrar no Google Classroom.

Leia mais: Guia para professores no Google for Education: características, facilidades e principais ferramentas. 

Por uma conta pessoal

Já naqueles escolas que não adotam um sistema integrado, cada professor pode usar sua conta pessoal do Gmail.

Como o aplicativo é gratuito, o acesso para entrar no Google Classroom é liberado após a finalização da criação da conta, caso você ainda não tenha.

Por uma conta do Google Workspace

Nas empresas também é possível entrar no Google Classroom para criar turmas de capacitação dos departamentos ou para treinamentos gerais feita pelos profissionais mais experientes.

O formato de uma conta do Google Workspace, nesse caso, é nome@suaorganizacao.com.

Tutorial de como entrar no Google Classroom

Tela inicial do Google Classroom, indicando o local para adicionar turmas.

Para entrar no Google Classroom, você vai precisar do acesso — login e senha — da sua conta escolar ou pessoal.

Com essas informações em mãos, siga o passo a passo abaixo: 

1. Acesse https://classroom.google.com/ e faça seu login e senha;

OBS: outra opção de caminho é clicar no quadrado pontilhado (canto superior direito da tela inicial do Gmail) e localizar Google Classroom no menu suspenso;

2. Leia a mensagem de boas-vindas, se for seu primeiro acesso, e clique em Aceitar;

3. Se a sua conta for a do Google Workspace for Education, aparece uma tela com duas opções: Sou aluno ou Sou professor. Quem entrar no Google Classroom com uma conta pessoal não visualiza essa etapa.

OBS: no Google Workspace for Education, os alunos também possuem um e-mail dedicado para as atividades escolares, por isso a separação de telas no acesso. 

4. Siga as orientações do pop up de Primeiros passos para conhecer a interface inicial e as principais ferramentas.

5. Pronto! Agora você já está dentro do Google Classroom.

Como criar turmas no Classroom?

Uma vez que você está dentro da ferramenta pode criar suas primeiras turmas no Classroom. O passo a passo é tão simples quanto logar na sua conta.

1. Na parte superior à direita na tela inicial do Classroom, clique no símbolo de ‘+’ para criar ou participar da sua primeira turma. Nesse caso, como professor, escolha a opção Criar uma turma;

OBS: a opção ‘Participar da turma’ é mais usada pelos alunos. Explicaremos mais à frente no passo a passo. 

2. Dê um nome para turma — essa opção é obrigatória;

3. Outros detalhes opcionais também podem ser preenchidos como:

Seção: faça uma descrição breve da turma e especifique a série e o horário das aulas;

Assunto: digite o nome da disciplina;

Sala: para especificar a localização da turma.

4. Finalize a criação da turma, clicando em ‘Criar’.

Um detalhe importante para quem vai entrar no Google Classroom usando a conta gratuita é que existe um limite de número de turmas que podem ser criadas.

Nesse caso, é permitida a criação de 30 turmas por dia, podendo enviar 100 convites por dia, por professor.

As contas do Google Workspace ou escolar tem recursos ilimitados para criação e convites. Então, dependendo da demanda de trabalho é vantajoso aderir a um dos sistemas. 

Convidando alunos para a plataforma Google Classroom

Existem três formas diferentes de entrar no Google Classroom sendo um aluno. Quem faz o convite é o professor da disciplina:

1. Enviando um link de convite: o aluno pode receber o link por mensagem em um aplicativo de chat, por exemplo, e clicar para entrar;

2. Enviar um convite por e-mail: o link vai direito para a caixa de entrada do Gmail do aluno, o que facilita o login no Classroom;

3. Pelo código da turma: toda turma possui um código, basta que o aluno insira esse código para acrescentar a turma no seu Classroom. 

Como o aluno entra no Classroom

Quando o aluno possui apenas o código da turma, pode incluí-la na sua conta seguindo os passos abaixo:

1. Na tela inicial do Classroom, clique no símbolo de ‘+’ no canto superior direito da tela e escolha a opção ‘Participar da turma’;

2. Digite o código da turma enviado pelo professor;

3. Clique em ‘Participar’ para entrar na turma e receber os trabalhos do professor, ver suas notas e poder se comunicar com os colegas.

Veja o passo a passo no vídeo abaixo e ajude seus alunos a utilizarem a ferramenta:

Agora você está pronto para entrar no Google Classroom!

Aprender como entrar no Google Classroom vai ajudá-lo nas suas atividades com ensino remoto e também a se comunicar melhor com cada uma das suas turmas.

Se interessou pela dica do Google for Education para sua escola?
Para levar essa inovação para sua escola, conheça os serviços da Safetec Educação e como eles podem te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.