Desafios do professor na atualidade

Como superar os desafios dos professores atuais?

Os principais desafios do professor na atualidade envolvem sempre a crescente presença tecnológica no ambiente escolar. Tanto por parte dos alunos, atuando como uma distração, quanto pela falta de estrutura e conhecimento para incorporar as inovações que ocorrem cada vez mais rapidamente.

A pandemia do coronavírus foi, sem dúvida, um holofote evidenciando alguns desses desafios do ensino remoto para professores, alunos e pais. Mas não parou por aí, a volta às aulas também deixou claro que é preciso uma modernização urgente nas instituições de ensino.

E não apenas para incorporar as inovações que surgem a todo momento, mas também para engajar os alunos em sala de aula, diminuir a evasão escolar e preparar os estudantes para a sociedade.

Além, é claro, de utilizar a inovação no gerenciamento da instituição, aumentando a produtividade dos colaboradores e facilitando a administração da escola.

Mas por que algo que deveria ser uma solução, faz parte dos principais desafios do professor na atualidade? É exatamente sobre isso que falaremos neste artigo! Conheça esse e mais alguns desafios da educação moderna e como contorná-los!

Principais desafios do professor na atualidade

A pandemia evidenciou diversos desafios do professor na atualidade, mas muitos deles já estavam presentes na rotina educacional. E, infelizmente, se tornaram ainda mais problemáticos no decorrer do tempo.

Veja alguns exemplos abaixo:

  • Adequação às novas tecnologias e metodologias

quais são Desafios do professor na atualidade

Segundo análises da TIC Educação 2021, pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em matéria da Veja, 76% dos professores da área rural  afirmaram não possuir habilidades necessárias para realizar atividades educacionais com uso de tecnologias.

Nas instituições urbanas, esse número é de 66%. Demonstrando que há um claro despreparo e falta de adequação às novas tecnologias e metodologias de ensino.

Isso pode retardar a implantação de estratégias educacionais mais modernas. Além de tornar o trabalho do docente muito menos produtivo e mais estressante. Refletindo, assim, no seu bem-estar, mas também na capacidade de ensino.

  • Defasagem no aprendizado

Infelizmente, a defasagem no aprendizado também está entre os principais desafios do professor na atualidade.

E isso porque, em meio a tantas inovações, tecnologias e mudanças na sociedade, os alunos passaram pelo período pandêmico em fases extremamente importantes para o seu crescimento e aprendizagem.

Diferente das outras gerações, as atuais precisaram acessar metodologias completamente novas de ensino, como a educação remota sendo instaurada de maneira radical e sem o devido preparo.

Sem contar, claro, o isolamento social, que também impacta na formação de diversas habilidades e conhecimentos relacionados às relações humanas.

Em diagnóstico realizado em 2021, o Alicerce Educação avaliou 2.763 alunos em todo o Brasil e identificou que os quase dois anos de pandemia, ensino remoto e isolamento social impactaram na aprendizagem.

Segundo o levantamento, os brasileiros apresentam até 4 anos de defasagem educacional ocasionada pela pandemia. Com dificuldades que vão desde desenvolvimento motor, até leitura, escrita e matemática.

Essa defasagem, claro, foi identificada por quase todos os professores das mais diversas faixas etárias. Segundo as análises da TIC Educação 2021, que citamos acima, mais de 90% dos docentes afirmou que um dos desafios do professor na atualidade, enfrentados a partir da pandemia, é a defasagem na aprendizagem dos estudantes.

Para minimizar esses efeitos, uma das soluções mais utilizadas, de acordo com 58% dos professores, é o suporte com aulas híbridas de recuperação e uso de tecnologias na educação.

  • Engajamento de pais e alunos

Se antes prender a atenção dos alunos já era um desafio e tanto, afinal, tudo passa a ser mais interessante que cálculo, gramática, história do Brasil etc, hoje, os professores precisam disputar a atenção dos alunos com adversários muito mais poderosos.

Afinal, atualmente, quase metade das crianças de zero a 12 anos de idade possuem um smartphone. Imagine, portanto, atrair o interesse e incentivar a interatividade com dezenas de jogos, sites e aplicativos na palma da mão?

Não à toa esse é um dos maiores desafios do professor na atualidade: engajar o aluno, incentivando as trocas, participação nas atividades e interatividade com as aulas.

Por motivos distintos, o mesmo ocorre com pais. Nesse caso, a rotina corrida, excesso de atividades, preocupações e ocupações afasta os pais do ambiente escolar e da participação de atividades.

Isso acaba gerando um hiato de relacionamento entre a escola e seus clientes (pais e alunos), dificultando a construção de estratégias mais eficientes e personalizadas para a demanda, expectativas e necessidades dos pais e alunos.

  • Falta de estrutura adequada

Outro ponto que também se evidenciou durante o período pandêmico foi a falta de estrutura para atender às demandas atuais. Muitas escolas afirmaram não ter acesso a itens básicos para o bom funcionamento das aulas remotas e presenciais.

Como apostilas, computadores, internet, ferramentas digitais etc. Mais de 90% dos docentes de escolas rurais concordam que a falta desses itens foi um dos maiores desafios dos professores na atualidade.

Nas escolas urbanas, a afirmação veio de 84% dos docentes. Ou seja, apesar da grande desigualdade tecnológica dessas diferentes instituições, a falta de estrutura adequada foi um grande limitador para todas durante o ensino remoto.

Isso porque a maioria das escolas não havia modernizado a sua estrutura tecnológica. Você sabia, por exemplo, que mais de 90% dos professores precisaram utilizar o celular para desenvolver as atividades da escola?

E mais, 25% deles não possuíam um dispositivo exclusivo para o trabalho.

Vale ressaltar que esse é um desafio dos professores da atualidade que vai muito além das dificuldades do período pandêmico. Essa era uma deficiência já identificada antes da pandemia e ainda demanda muita atenção, planejamento e investimento para suportar as mudanças e inovações atuais.

  • Falta de capacitação

Outro desafio do professor da atualidade também envolve tecnologia, mas, nesse caso, estamos falando da falta de preparo dos docentes para operar ferramentas tecnológicas na sala de aula.

Isso acaba refletindo nas trocas e no relacionamento com os alunos, que já nasceram no ambiente digital. Além, claro, de dificultar a implantação de estratégias e metodologias educacionais que utilizem a tecnologia como ferramenta. Tais como: sala de aula invertida, ensino híbrido e sala de aula interativa.

Como contornar os principais desafios do professor frente às novas tecnologias?

Durante esse artigo mostramos os principais desafios do professor, mas quais as melhores soluções para colocar em prática, hoje, nas instituições de ensino?

  • Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é uma ótima estratégia para melhorar o engajamento de pais e alunos. Afinal, nessa metodologia o estudante passa a ocupar o papel de protagonista do seu aprendizado, começando em casa a explorar e pesquisar temas que serão abordados posteriormente na sala de aula.

Essa solução acaba incluindo também pais e responsáveis, que podem participar ativamente dessas descobertas. Melhorando, assim, o engajamento e a interação de todos no aprendizado.

  • Treinamento e capacitação

Essa é, sem dúvidas, umas das soluções mais importantes para minimizar os desafios do professor na atualidade. Afinal, grande parte dos ruídos, hiatos e dificuldades dos docentes de hoje é a falta de conhecimento e prática com ferramentas, tecnologias e inovações na educação.

É muito importante, portanto, que as instituições de ensino se mantenham atualizadas e invistam em bons cursos, palestras e workshops para treinar e capacitar seus colaboradores.

  • Investimento em estrutura tecnológica

A infraestrutura, ferramentas e recursos educacionais digitais são fundamentais para adequar a instituição de ensino ao modelo atual da sociedade e acompanhar as gerações que já nasceram no ambiente digital.

E esse passo depende muito da análise e das decisões das próprias instituições, que devem alocar os investimentos de forma estratégica e eficiente. Mas é possível fazer mais! Você sabia que existem ferramentas tecnológicas para a educação que são gratuitas, intuitivas e democráticas?

O combo do Google Workspace é um ótimo exemplo disso! Nele encontramos diversas funcionalidades que podem facilitar a rotina das escolas e incluir a tecnologia de uma forma dinâmica e criativa. Inclusive, com inúmeras ferramentas voltadas exclusivamente para educação no Google for Education.

Não conhece?

O que é Google for Education?

O Google for Education é uma solução desenvolvida pela gigante da tecnologia com o objetivo de facilitar o aprendizado e o ensino.

Ele fornece um conjunto de aplicativos voltados para educação que podem ser usados desde o setor administrativo até a sala de aula.

A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fale Conosco






    Últimas Postagens