A transformação digital chegou à área educacional. E não é de hoje…
Promover um estudo mais dinâmico e interativo traz diversas vantagens e inclusive melhorias no aprendizado.
Por isso, usar ferramentas digitais para professores, baseadas na tecnologia em nuvem, é uma forma de ajudar alunos a crescerem e se desenvolverem cada vez mais.
Segundo pesquisas, a tecnologia influencia positivamente a educação, veja:
Conheça uma série de ferramentas para professores (EAD ou presencial) que podem revolucionar a forma de dar aulas!
Leia também: Google Educacional: Tecnologia potencializando o aprendizado ao máximo
Ferramentas digitais para professores criarem cursos e aulas incríveis
Primeiramente, vamos começar com uma boa fonte de materiais. Depois, seguiremos com as demais ferramentas tecnológicas para professores usarem em sala de aula.
1. RIVED – encontre conteúdo interativo para sua aulas
Nem sempre é fácil encontrar materiais multimídia ricos para tornar suas aulas mais interativas e interessantes. Principalmente em português.
Por isso, essa ferramenta para professores pode ser muito útil para quem procura conteúdos relevantes.
O RIVED é uma iniciativa do Ministério da Educação. Trata-se de um portal com uma enorme quantidade de material didático gratuito.
Para acessar esses conteúdos, basta usar a ferramenta de busca, digitando o nível de ensino, a área de conhecimento e uma palavra-chave.
Experimente agora: RIVED
2. Evernote – organize seu conteúdo
Uma febre entre alguns professores, o Evernote nada mais é que uma ferramenta para você recortar e guardar rapidamente qualquer conteúdo que encontre na internet. Para isso, pode usar seu smartphone, tablets e computadores.
A ferramenta evoluiu muito desde sua criação e incorporou diversos recursos. Ela permite organizar os conteúdos em cadernos temáticos e usar também etiquetas.
Além disso, é possível compartilhar tudo isso com outras pessoas e enviar para outras ferramentas.
Essa ferramenta digital tem sido muito usada por professores para organizar materiais para a criação de suas aulas e cursos.
Conheça: Evernote
3. Canvas para educação – crie pôsteres fantásticos
Que tal criar pôsteres extremamente criativos e bonitos para resumir os conteúdos de suas aulas? O Canvas para Educação é uma ferramenta de design baseada na nuvem que permite criar materiais visuais de alta qualidade facilmente.
Além de ser uma das ferramentas digitais para professores que podem facilitar seu dia a dia, também pode ser usada por alunos em diversos projetos e trabalhos.
É a solução ideal para a criação dos pôsteres das feiras de ciências.
Veja mais aqui: Canvas para Educação
4. Coogle – desenvolva mapas mentais
Mapas mentais são ferramentas que ajudam a desenvolver ideias e entender conceitos.
O Coogle é uma ferramenta de mapas mentais gratuita, do Google. Ela permite que o professor faça resumos de matérias mostrando a sequência lógica dos fatos e seus desdobramentos.
Além disso, caso o professor conte com uma lousa interativa ou compartilhamento de tela com os alunos (veja o Hangouts Meet, mais adiante) pode criar o mapa mental junto com os alunos, na própria sala de aulas.
Apesar de ser uma das ferramentas do Google para professores mais interessantes, ainda não é tão popular quanto outras alternativas. Fica a dica para conhecer!
Acesse aqui: Coogle
5. Planboard – planeje seu curso
Uma ferramenta tecnológica para professores planejarem seus cursos de forma colaborativa com outros professores.
Facilita o trabalho de encadeamento de aulas e atividades e, como está na nuvem, pode ser reutilizado o mesmo plano no ano seguinte, com as devidas atualizações e melhorias.
Contudo, o Planboard não permite compartilhar os calendários com os alunos. Além disso, a interface é em inglês, o que pode dificultar um pouco seu uso por quem não domina o idioma.
Clique no link para saber mais: Planboard
6. Google Formulários – crie provas e exercícios online
A elaboração, o envio e a correção de exercícios e provas demanda muito tempo e esforço dos professores. Isso sem falar no uso de papel.
Ao usar o Google Formulários, você pode fazer tudo isso online. Os recursos são multimídia, podendo incluir vídeos e imagens, o que deixa o material bem mais rico.
A correção é mais fácil e os resultados de testes de múltipla escolha são automaticamente tabelados.
Não à toa, essa é uma das principais ferramentas para professores no EAD.
Experiente: Google Formulários
7. Hangouts Meet – dê aulas de onde estiver
Criado para fazer videoconferências, o Hangouts Meet permite que o professor fale por vídeo com seus alunos de onde estiver. Ele pode dar aulas de reforço dessa forma ou feedbacks individuais, inclusive compartilhando a tela.
Confira este vídeo que ensina como usar o Google Hangouts Meet:
8. Google Agenda – organize um calendário de atividades
Uma das ferramentas do Google para professores mais utilizadas atualmente é o Google Agenda. Com ele, é possível definir datas de provas, entrega de exercícios, passeios e outras atividades.
Os alunos têm acesso a esse calendário e podem programar alertas para não esquecerem de nenhuma atividade.
9. Genially – conteúdos interativos que captam a atenção dos alunos
Com Genially você pode criar e compartilhar todo tipo de conteúdo interativo:
- imagens;
- infográficos;
- apresentações;
- linhas do tempo e muito mais!
É uma ferramenta muito fácil de usar: você não precisa ter conhecimentos de design gráfico nem de programação.
Isso porque conta com templates/modelos reaproveitáveis e recursos para criar qualquer tipo de conteúdo educativo em poucos minutos e de forma muito simples.
Os conteúdos interativos são muito úteis pois promovem a interação, mantendo os alunos motivados e facilitando tanto a aprendizagem como o ensino.
O Genially permite inserir conteúdos criados com as ferramentas Google e outras mídias, como vídeos e áudios. Além disso, pode ser integrado em plataformas de ensino, como o Google Classroom.
10. Miro – lousa digital online para professores
A Miro é um quadro branco online infinito que possibilita que professores e alunos interajam pela ferramenta ao mesmo tempo em aulas online.
Similar à lousa digital que alguns professores usam em sala de aula, a versão online gratuita da ferramenta permite deixar as aulas muito mais divertidas e engajadas.
As funcionalidades de comentários, blocos de notas online, votação, stickers, reações, emojis são algumas que podem deixar qualquer aula mais divertida e interativa.
O site possui vários templates prontos para uso, mas o que é muito interessante também são os quadros prontos e compartilhados no Miroverse, a comunidade online da Miro.
Veja aqui os modelos de quadros da área de educação.
DICA EXTRA: Sala de aula virtual completa e gratuita – Google Sala de Aula
Se você já achou essas ferramentas digitais para professores úteis, que tal contar com mais uma, para organizar suas classes e usar todos os recursos acima de forma integrada?
Com o Google Sala de Aula, isso é possível. E o melhor de tudo: ele é gratuito para escolas!
Saiba mais: Como implantar a tecnologia na sala de aula gratuitamente