8 importantes sugestões de livros para professores

Ensinar é uma tarefa desafiadora, para dizer o mínimo. Por isso, é importante que professores estejam em busca constante por conhecimento e atualizações.

E que tal fazer isso por meio da leitura?

Neste artigo, você vai conferir 8 sugestões de livros para professores que melhorar sua prática pedagógica.

Continue a leitura e saiba quais são as obras que pode trazer insights valiosos sobre o dia a dia da profissão, os principais desafios e o relacionamento com os alunos.

Leia também: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente

8 sugestões de livros para professores

Todo professor sabe que ensinar é também um exercício constante de aprendizado. Por isso, manter-se atualizado é fundamental. Nesse sentido, selecionamos alguns dos mais recomendados livros para professores.

Quais deles você já leu?

Selecione os que mais despertam sua atenção e curiosidade e comece agora mesmo um plano de leituras!

1 – Pedagogia da Autonomia

Para iniciar as nossas dicas de livros para professores, temos um grande especialista no assunto

Escrito por Paulo Freire, um dos maiores e mais respeitados educadores e pedagogos do mundo, Pedagogia da Autonomia é um livro que propõe uma reflexão sobre a prática de ensinar.

Nesta obra, o patrono da educação brasileira levanta questionamentos importantes sobre o papel do educador no processo de aprendizagem. Para isso, ele retoma alguns conceitos relevantes, como ética, autonomia, curiosidade.

Livros para professores

2 – A Alegria do Ensinar

De Rubem Alves, A Alegria do Ensinar fala sobre o aspecto imortal da educação. Sob uma perspectiva otimista, o educador, psicanalista e escritor brasileiro enaltece a profissão do ensinar e defende que os ensinamentos passados pelos professores podem sobreviver a várias gerações.

Livros para professores

3 – A Prática Educativa – Como Ensinar

Nesta terceira dica de livros para professores, Antoni Zabala fala sobre o papel do professor no planejamento e na organização do conteúdo que será passado em sala de aula. Além disso, o autor ressalta a importância de uma boa gestão de tempo e de espaço, além da função social do professor.

A obra é muito indicada para professores que estão começando suas carreiras na arte de ensinar. A Prática Educativa – Como Ensinar é considerado um clássico da Pedagogia construtivista.

Livros para professores

4 – Developing Minds

Em Developing Minds, Arthur Costa faz uma reflexão sobre as transformações na educação no decorrer dos anos. O professor emérito da Universidade da Califórnia, ao falar sobre tais mudanças, dá um destaque maior para o aspecto tecnológico.

A obra, que ainda não foi traduzida para o português, também fala sobre as mudanças nas práticas de ensino e sua relação com a evolução do entendimento sobre como o cérebro humano aprende.

Livros para professores

5 – A Matemática em Sala de Aula – Reflexões e propostas para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Muitos alunos costumam apresentar dificuldades na hora de aprender Matemática. Com isso em mente, de que maneira o professor pode mudar essa realidade?

A Matemática em Sala de Aula é um livro que propõe reflexões sobre a prática de ensino desta importante disciplina nas escolas brasileiras. Katia Smole e Cristiano Muniz buscam desconstruir nesta obra os mitos sobre a Matemática e como superar essas verdadeiras barreiras ao aprendizado.

Livros para professores

6 – Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

De Augusto Cury, Pais Brilhantes, Professores Fascinantes tem como foco os hábitos que essas duas importantes figuras precisam cultivar para educar crianças e jovens.

Nesta obra, o psiquiatra, professor e especialista em comportamento e educação fala sobre importantes técnicas pedagógicas capazes de potencializar o aprendizado dos alunos.

Livros para professores

7 – Professora Sim, Tia Não – Cartas a Quem Ousa Ensinar

Em Professora Sim, Tia Não, Paulo Freire busca discutir a  profissionalidade do docente. O autor faz uma crítica ao hábito de as professoras serem chamadas de tia, o que, segundo ele, traz consigo uma ideia de passividade.

Para Freire, o rótulo de tia presume uma relação de parentesco, o que seria uma forma de desvalorizar a profissão de educador.

Nesta obra, o autor autor enfatiza a importância de uma formação técnica, política e científica para exercer essa profissão.

Livros para professores

8 – O Trabalho Docente – Avaliação, Valorização, Controvérsias

Nesta obra, Bernadete Gatti faz uma avaliação contundente sobre as atuais condições de trabalho que os professores enfrentam no Brasil, bem como a valorização deste profissional.

A pesquisadora busca aprofundar as discussões acerca dos mais variados aspectos que rondam o exercício da profissão de educador e suas controvérsias.

Livros para professores

Essas foram as nossas 8 sugestões de livros para professores. Se você é um professor, a leitura dessas obras pode te ajudar a entender melhor o seu papel na sociedade e a melhorar suas técnicas e metodologias de ensino.

Este artigo também pode interessar a você: Google para professor: da sala de aula virtual aos computadores

A Safetec é uma consultoria empresarial que analisa as necessidades e características de organizações para ajudar a escolher as melhores tecnologias em nuvem que podem auxiliar tanto no aprendizado dos alunos e no dia a dia dos professores como na administração da instituição de ensino.

Para isso, conta com diversas opções de softwares e hardwares especialmente desenvolvidos por educadores para eduacropres!

Saiba mais aqui: Safetec Educação