metodologias-ativas-aprendizagem

O que são metodologias ativas de aprendizagem na educação?

Metodologias ativas de aprendizagem são métodos de ensino que colocam o aluno no centro do processo de aprendizado. Para isso, o professor conta com o uso de tecnologias digitais para orientar suas turmas. 

No ensino tradicional, é o professor quem protagoniza o ensino. No plano de aula, ele explica a matéria e, depois, os alunos testam o conhecimento em provas e/ou trabalhos. Essa dinâmica é chamada de aprendizado passivo

Mas a transformação digital na educação trouxe o uso de tecnologias digitais para a sala de aula, o que abriu portas para novos formatos de conteúdo.

Além disso, a tecnologia também ampliou o acesso ao conhecimento, dando mais autonomia para os alunos e facilitando o contato com o professor.

Com a pandemia do novo coronavírus em 2020, todo sistema educacional foi adaptado para o contexto digital.

Isso antecipou muitas mudanças e trouxe vários desafios, mas, ao mesmo tempo, colocou as metodologias ativas de aprendizagem no centro da roda.

Essas mudanças abriram muitas possibilidades, mas é importante entender o conceito de metodologia ativa, quais são os exemplos de metodologias ativas de aprendizagem e como preparar a escola para utilizá-las.

Neste post, explicamos cada um destes pontos. Continue a leitura e entenda tudo sobre metodologias ativas com uso de tecnologias digitais.

O que é metodologia ativa?

A metodologia ativa de aprendizagem é centralizada na figura do aluno que é incentivado a assumir o controle da busca por mais conhecimento, desenvolvendo mais autonomia e participando mais das aulas. 

Isso é possível mudando o formato das aulas e incluindo a tecnologia no processo educacional com o objetivo de facilitar o acesso a materiais que aprofundam o que foi ensinado pelo professor.

Mesmo mudando o protagonismo para o aluno, o professor continua uma peça essencial nesse processo, pois é ele quem o guia nas pesquisas e orienta o que deve ser estudado no momento.

Por isso, existem tipos diferentes de metodologias ativas de aprendizagem e cada uma trabalha de uma forma a autonomia dos alunos.

Quais são as metodologias ativas de aprendizagem?

tipos-metodologias-ativas

Para entender na prática o conceito, explicamos nos tópicos a seguir como funciona cada um dos exemplos de metodologias ativas. Confira!

1. Ensino híbrido

O ensino híbrido é o primeiro e mais conhecido tipo de metodologia ativa de aprendizagem. Isso porque os cursos de educação à distância oferecidos por várias universidades do país funcionam neste modelo.

Na metodologia híbrida, o ensino une aulas presenciais e aulas online para ensinar as disciplinas para as turmas.

Dessa forma, os alunos recebem materiais dos professores com indicações de fontes de conteúdo confiáveis, assim como de profissionais que divulgam trabalhos online, seja pelo Youtube, redes sociais, sites acadêmicos, entre outros canais.

Em entrevista à Agência Brasil, o professor e autor Ismael Rocha fala sobre o futuro do ensino híbrido pós-pandemia

“Se tiver um programa de educação que seja formatado de maneira que todos possam ter acesso à informação, certamente nós teremos um ganho”.

Leia também: Como montar um plano de aula de ensino híbrido.

2. Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é outro exemplo de metodologia ativa de aprendizagem que começa com o aluno que chega na sala de aula com conhecimento prévio da matéria.

No plano de aula, o professor determina o conteúdo e seleciona os materiais que vão explicá-lo para os alunos.

Para isso, utiliza-se diversos formatos de conteúdo como vídeo, infográfico, texto, podcast, entre outros.

O objetivo é que a turma chegue na aula preparada para tirar dúvidas e realizar exercícios tanto individual quanto em grupo.

Essa metodologia permite que o professor planeje melhor o plano de aula, criando atividades que considerem os diferentes perfis de alunos. Além disso, melhora a concentração e o foco dos estudantes.

3. Aprendizagem baseada em problemas

O objetivo da aprendizagem baseada em problemas como metodologia ativa de aprendizagem é desenvolver habilidades como compreensão de conceitos, procedimentos e atitudes que ajudem na resolução do problema elaborado. 

Por meio do cenário criado pelo professor, os alunos precisam analisar o que é necessário para chegar em uma solução. O foco nessa metodologia é voltado para a parte teórica da resolução de problemas.

4. Aprendizagem baseada em projetos

Já na aprendizagem baseada em projetos, os alunos precisam apresentar uma solução colaborativa para um determinado desafio.

O professor é quem cria o contexto do projeto e apresenta para a turma. A partir disso, cada aluno analisa e pensa em soluções, podendo pesquisar na internet possibilidades que podem ser aplicadas.

Nessa metodologia ativa de aprendizagem, o foco está mais na aplicação prática do que na teórica como no método #3.

5. Aprendizagem entre pares ou equipes

Todas as metodologias ativas de aprendizagem acima podem ser feitas individual ou com uma ou mais pessoas.

No método de aprendizagem entre pares ou equipes, especificamente, as atividades são desenhadas pelo professor com o objetivo de fazer com que os alunos colaborem com um colega ou um grupo maior.

Assim, eles são estimulados a dividir as tarefas, definir prazos, montar apresentação e explicar os resultados.

O professor deve incluir uma etapa de feedback para analisar o desempenho dos alunos e mostrar seus erros e acertos.

6. Aprendizagem com jogos

A aprendizagem com jogos ou Gamificação é outra metodologia ativa de aprendizagem muito utilizada.

Os professores inserem jogos interativos para auxiliar no ensino de conceitos, o que torna as aulas mais interessantes e fáceis de assimilar.

Aplicativos e plataformas baseadas em gamificação para aprendizado são os formatos mais usados atualmente e que permitem o desenvolvimento dos estudantes. 

Leia também >>> Como usar tecnologia na educação: 5 ideias para aplicar nas aulas.

Entendeu como funcionam as metodologias ativas?

O futuro da educação está cada vez mais voltado para o uso das metodologias ativas de aprendizagem. 

A tecnologia digital tem um papel fundamental nesse novo momento, pois facilita o acesso às novas ferramentas para professores e materiais que enriquecem a sala de aula.

Digitalizar a gestão escolar já é possível com o Google for Education, uma plataforma completa com todos os recursos necessários para colocar a metodologia ativa em prática.

A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.  

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados