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O que são metodologias ativas de aprendizagem na educação?

As metodologias ativas de aprendizagem são métodos de ensino que colocam o aluno no centro do processo de aprendizado. Para isso, o professor conta com o uso de tecnologias digitais para orientar suas turmas. 

No ensino tradicional, é o professor quem protagoniza o ensino. No plano de aula, ele explica a matéria e, depois, os alunos testam o conhecimento em provas e/ou trabalhos. Essa dinâmica é chamada de aprendizado passivo. 

Mas a transformação digital na educação trouxe o uso de tecnologias digitais para a sala de aula, o que abriu portas para novos formatos de conteúdo.

Além disso, a tecnologia também ampliou o acesso ao conhecimento, dando mais autonomia para os alunos e facilitando o contato com o professor.

Com o distanciamento social em 2020, todo sistema educacional foi adaptado para o contexto digital.

Isso antecipou muitas mudanças e trouxe vários desafios, mas, ao mesmo tempo, colocou os diferentes tipos de metodologias ativas de aprendizagem no centro da discussão.

Essas mudanças abriram muitas possibilidades, e por isso é importante entender o conceito, os exemplos de metodologias ativas de aprendizagem e como preparar a escola para utilizá-las.

Neste conteúdo, explicaremos cada um destes pontos. Continue a leitura e entenda tudo sobre metodologias ativas com uso de tecnologias digitais.

O que são metodologias ativas de aprendizagem?

A metodologia ativa de aprendizagem é centralizada na figura do aluno, que é incentivado a assumir o controle da busca por mais conhecimento. Assim, consegue desenvolver mais autonomia e ter uma maior participação nas aulas. 

Isso é possível mudando o formato das aulas e incluindo a tecnologia no processo educacional com o objetivo de facilitar o acesso a materiais que aprofundam o que foi ensinado pelo professor.

Contudo, vale lembrar que mesmo mudando o protagonismo para o estudante, o professor continua uma peça essencial nesse processo. Afinal, é ele quem o guia nas pesquisas e orienta o que deve ser estudado no momento.

Por isso, existem tipos diferentes de metodologias ativas de aprendizagem e cada uma trabalha de uma forma a autonomia dos alunos.

Como funcionam as metodologias ativas de aprendizagem?

As metodologias ativas de aprendizagem funcionam por meio da criação de um ambiente educacional interativo e colaborativo que permite aos alunos um papel mais ativo em seu próprio aprendizado.

Em vez de serem meros receptores de informações passivas, os alunos são encorajados a serem mais curiosos, criativos e a pensarem criticamente sobre o que estão aprendendo.

Isso é alcançado através de atividades práticas que permitem que eles apliquem o que estão aprendendo em situações reais

Essas metodologias também incentivam a colaboração entre os alunos, o que ajuda a desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe.

Além disso, elas fornecem feedback constante aos estudantes, permitindo que eles avaliem seu próprio progresso e adaptem seu aprendizado conforme necessário.

Ao implementá-las, os professores atuam como facilitadores do processo de aprendizagem, oferecendo orientação e apoio, mas permitindo que os alunos assumam a sua responsabilidade.

Isso ajuda a melhorar a motivação, aumentar a retenção do conhecimento e desenvolver habilidades valiosas que serão úteis em suas carreiras profissionais.

Qual a importância das metodologias ativas de aprendizagem?

Elas são importantes porque ajudam a tornar o processo de aprendizagem mais significativo, envolvente e interativo. Em vez dos alunos apenas receberem informações passivamente, eles são encorajados a explorar, investigar e construir seu próprio conhecimento.

Além disso, as metodologias ativas de aprendizagem promovem o desenvolvimento de habilidades importantes, como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a colaboração, a comunicação e a criatividade, que são valiosas não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a carreira profissional e para a vida em geral.

Elas tornam o processo de ensino mais eficaz, pois os alunos tendem a estar mais motivados e engajados quando são encorajados a participar ativamente do processo de aprendizagem, melhorando assim a qualidade do ensino e reduzindo as taxas de evasão escolar.

Vale dizer que essas metodologias estão alinhadas com as necessidades e expectativas do mundo moderno. Afinal, as habilidades e competências necessárias para o sucesso em uma sociedade cada vez mais complexa e interconectada são diferentes das tradicionais de memorização e repetição de informações.

E nesse contexto, as metodologias ativas de aprendizagem preparam os alunos para lidar com esses desafios, fornecendo as competências necessárias para o sucesso na vida pessoal e profissional.

Quais são as principais metodologias ativas de aprendizagem?

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Para entender na prática o conceito, explicamos nos tópicos a seguir quais são os exemplos de metodologias ativas e como funciona cada um deles. Confira!

1. Ensino híbrido

O ensino híbrido é o primeiro e mais conhecido tipo de metodologia ativa de aprendizagem. Isso porque os cursos de educação a distância oferecidos por várias universidades do país funcionam neste modelo.

Na metodologia híbrida, o ensino une aulas presenciais e aulas online para ensinar as disciplinas para as turmas.

Dessa forma, os alunos recebem materiais dos professores com indicações de fontes de conteúdo confiáveis, assim como de profissionais que divulgam trabalhos online, seja pelo Youtube, redes sociais, sites acadêmicos, entre outros canais.

Em entrevista à Agência Brasil, o professor e autor Ismael Rocha fala sobre o futuro do ensino híbrido pós-pandemia

“Se tiver um programa de educação que seja formatado de maneira que todos possam ter acesso à informação, certamente nós teremos um ganho”.

Leia também: Como montar um plano de aula de ensino híbrido.

2. Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é outro exemplo de aprendizagem ativa. Nela, a ideia é que o aluno já chegue na sala de aula com conhecimento prévio da matéria.

Ou seja, o professor determina o conteúdo e seleciona os materiais que vão explicá-lo para os alunos já no plano de aula.

Para isso, utiliza-se diversos formatos de conteúdo como: 

  • vídeo; 
  • infográfico; 
  • texto; 
  • podcast, entre outros.

O objetivo desse tipo de metodologia ativa é que a turma chegue na aula preparada para tirar dúvidas e realizar exercícios tanto individual quanto em grupo.

Então, esse exemplo permite que o professor planeje melhor o plano de aula, criando atividades que considerem os diferentes perfis de alunos. Além disso, melhora a concentração e o foco dos estudantes.

3. Aprendizagem baseada em problemas

O objetivo da aprendizagem baseada em problemas como metodologia ativa de aprendizagem é desenvolver habilidades como compreensão de conceitos, procedimentos e atitudes que ajudem na resolução do problema elaborado. 

Por meio do cenário criado pelo professor, os alunos precisam analisar o que é necessário para chegar em uma solução. O foco nessa metodologia é voltado para a parte teórica da resolução de problemas.

4. Aprendizagem baseada em projetos

Já na aprendizagem baseada em projetos, os alunos precisam apresentar uma solução colaborativa para um determinado desafio.

O professor é quem cria o contexto do projeto e apresenta para a turma. A partir disso, cada aluno analisa e pensa em soluções, podendo pesquisar na internet possibilidades que podem ser aplicadas. O foco aqui está mais na aplicação prática do que na teórica, como no método anterior.

5. Aprendizagem entre pares ou equipes

Todas as metodologias ativas de aprendizagem acima podem ser feitas individualmente, em duplas ou com mais pessoas.

No método de aprendizagem entre pares ou equipes, especificamente, as atividades são desenhadas pelo professor com o objetivo de fazer com que os alunos colaborem com um colega ou um grupo maior.

Assim, eles são estimulados a dividir as tarefas, definir prazos, montar apresentação e explicar os resultados. O professor deve incluir uma etapa de feedback para analisar o desempenho dos alunos e mostrar seus erros e acertos.

6. Aprendizagem com jogos

Por fim, a aprendizagem com jogos ou gamificação é outra metodologia ativa de aprendizagem muito utilizada. Nela, os professores inserem jogos interativos para auxiliar no ensino de conceitos, o que torna as aulas mais interessantes.

Atualmente, os aplicativos e as plataformas baseadas em gamificação para aprendizado são os formatos mais usados e que permitem o desenvolvimento dos estudantes. 

Leia também: Como usar tecnologia na educação: 5 ideias para aplicar nas aulas.

Quais as vantagens de usar metodologias ativas?

Existem muitas vantagens em usar metodologias ativas como a autonomia do estudante, o desenvolvimento da autoconfiança e o maior engajamento dos alunos. Abaixo falaremos um pouco mais sobre cada uma delas. 

Autonomia do estudante

Como primeira e talvez principal vantagem da aprendizagem ativa está o aumento da independência que o aluno tem na sua própria educação. Isso permite que eles se sintam responsáveis por aquilo que aprendem e até mesmo mostra que podem ir atrás de outros assuntos, caso assim desejem.

Desenvolvimento da autoconfiança

É muito comum que os estudantes estejam acostumados a ter os conteúdos entregue todos a mão, afinal, esse é o modelo tradicional de ensino. 

Contudo, muitos acabam não tendo confiança naquilo que pesquisam ou possuem dificuldade em discutir ideias e trabalhar em grupo.

Como vimos em alguns dos exemplos de metodologias ativas, o foco das atividades pode ser na resolução de problemas ou baseada em projetos. Isso permite que os estudantes discutam as soluções apresentadas e, cada vez mais, se sintam confiáveis no trabalho que desempenham.

Maior engajamento dos alunos

Um dos grandes benefícios que os professores irão sentir ao adotar as metodologias ativas de aprendizagem é o aumento de participação que os estudantes normalmente têm.

Além de tornar a aula mais comunicativa, faz com que a turma se importe mais com o que está sendo dito e ensinado.

Outro ponto é que com a aprendizagem ativa há a possibilidade dos alunos reterem mais informações, exatamente pelas atividades propostas e por sair do método passivo que estão acostumados.

Como implementar metodologias ativas de aprendizagem?

Implementar metodologias ativas de aprendizagem pode ser desafiador, mas existem algumas estratégias que podem ser úteis para tornar o processo mais eficaz. Aqui estão algumas delas:

  1. Identifique as necessidades dos alunos

Antes de implementar as metodologias ativas de aprendizagem, é importante compreender as necessidades, interesses e habilidades dos alunos.

Isso permitirá que você selecione as metodologias que melhor atendem às necessidades e expectativas dos estudantes.

  1. Defina objetivos claros

É crucial definir objetivos claros e mensuráveis para o aprendizado, que possam ser alcançados através das metodologias ativas.

Até porque isso vai orientar a seleção das metodologias mais adequadas e a avaliar o progresso dos alunos ao longo do processo de aprendizagem.

  1. Selecione as metodologias apropriadas

Depois de identificadas as necessidades de cada aluno, escolha as metodologias que melhor se adequam aos objetivos de aprendizagem deles.

Conforme vimos, as mais comuns incluem a aprendizagem baseada em projetos, problemas, a aprendizagem cooperativa, a gamificação e o ensino híbrido.

  1. Facilite o processo de aprendizagem

O professor deve orientar os alunos no processo de aprendizagem, oferecendo suporte, feedback e encorajamento ao longo do caminho.

Ele também pode criar atividades que incentivem a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade. Ou seja, o papel do professor continua sendo fundamental.

  1. Avalie o aprendizado

É importante, no decorrer do processo, avaliar regularmente o progresso dos alunos fornecendo feedbacks constantes.

Dessa forma, os estudantes podem ajustar seu aprendizado conforme necessário e identificar áreas que precisam de mais atenção.

Quais são os desafios das metodologias ativas de aprendizagem?

Embora as metodologias ativas de aprendizagem sejam muito eficazes para melhorar o desenvolvimento de habilidades, existem alguns desafios que precisam ser enfrentados. Abaixo falaremos sobre eles.

Resistência à mudança

Um dos maiores desafios é que muitos professores e alunos podem resistir a mudanças no processo de ensino-aprendizagem, por já estarem acostumados com o método antigo.

Portanto, no momento da sua implementação é preciso ter em mente que essa resistência deverá ser superada por meio de diálogos e mostrando os benefícios dessas mudanças.

Falta de recursos

Algumas metodologias ativas de aprendizagem requerem mais recursos do que outros modelos de ensino. Por exemplo, a aprendizagem baseada em projetos pode exigir mais tempo para preparação, execução e avaliação de projetos.

Isso pode ser um desafio em escolas ou universidades com recursos limitados, principalmente quando falamos de instituições públicas de ensino, que possuem um orçamento menor para investir.

Dificuldades de planejamento

Outro ponto de destaque é a necessidade do planejamento cuidadoso e preparação antecipada. Muitos professores podem achar desafiador planejar e executar atividades que incentivem a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico.

Portanto, esse é um dos grandes desafios que precisam ser superados quando o assunto é implementar as metodologias ativas de aprendizagem.

Necessidade de avaliação diferenciada

Essas novas metodologias normalmente requerem avaliação diferenciada, que é mais complexa do que simplesmente avaliar o conhecimento memorizado.

Isso pode ser um desafio para os professores que precisam avaliar a compreensão dos alunos e o desenvolvimento de habilidades específicas.

Limitações tecnológicas

Por fim, alguns desses métodos dependem do uso de tecnologia, como jogos educacionais, ferramentas de colaboração online e recursos multimídia. 

No entanto, algumas escolas podem não ter acesso a tais recursos, ou podem enfrentar desafios na integração de tecnologia em seus programas educacionais.

O futuro da educação

O futuro da educação está cada vez mais voltado para o uso das metodologias ativas de aprendizagem.  Exatamente por esse motivo, é importante pensar em como incluir a cultura da aprendizagem ativa nas escolas.

Uma das principais questões é o investimento de recursos e materiais para adequação da metodologia à realidade escolar. Além disso, não podemos deixar de lado a relevância em capacitar os professores para esses novos modelos de ensino. 

É fundamental que eles se adaptem ao uso de diferentes ferramentas e tecnologias, além de entenderem as vantagens que os tipos de metodologias ativas de aprendizagem têm para o aluno.

A tecnologia digital tem um papel fundamental nesse novo momento, pois facilita o acesso às novas ferramentas para professores e materiais que enriquecem a sala de aula.

Digitalizar a gestão escolar já é possível com o Google for Education, uma plataforma completa com todos os recursos necessários para colocar a metodologia ativa em prática.

E a Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino. 

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