professor-do-futuro

Como será o professor do futuro? 7 características valiosas

O professor é o referencial da sala de aula. Sinônimo de respeito, conhecimento e confiança. E com tantas mudanças acontecendo na educação, como será o professor do futuro?

Com a inserção da tecnologia na educação, as práticas pedagógicas estão exigindo habilidades técnicas novas.

Mas para além do aprendizado técnico para utilizar ferramentas, o desenvolvimento de habilidades comportamentais torna-se essencial.

Por isso, pensar na educação do futuro é crucial para que as escolas alinhem sua infraestrutura com uma equipe docente atualizada e bem capacitada.

Quer saber como será o professor do futuro? Continue lendo este post e descubra em quais habilidades os educadores devem investir. 

Quais são as principais habilidades do professor do futuro?

O professor do futuro será um profissional mais global e integrado com os elementos modernos que já estão começando a ser utilizados na sala de aula.

Junto da modernidade técnica, o futuro das escolas também vai valorizar os aspectos sociais e comportamentais dos profissionais.

Para entender melhor como esse cenário pode se construir daqui pra frente, listamos sete habilidades importantes para o professor do futuro. Confira!

1. Conhecimento profundo da sua área

O trabalho do professor deve unir paixão e conhecimento profundo de sua área para levar aos alunos uma experiência de ensino e aprendizado de qualidade.

No quesito conhecimento, o professor do futuro tem como aliado e, ao mesmo tempo desafio, os computadores e a internet que já estão dentro da sala de aula.

Isso faz com que o professor precise ir além de só passar a matéria. Esse conhecimento precisa ser transmitido de forma que os alunos sejam estimulados a se aprofundar no assunto, orientados pelos professores.

Aprender e saber usar esse conhecimento é essencial para que os alunos desenvolvam habilidades duradouras que serão utilizadas futuramente nas suas profissões.

Leia também: Como fazer uma formação continuada para professores? 5 boas práticas.

2. Se posicionar como facilitador

O professor do futuro deve ser um intermediário entre os alunos e o conhecimento que eles precisam adquirir.

Por isso, quanto mais dinâmica e interativa é a postura do professor na sala de aula, melhor os alunos podem desenvolver as habilidades que vão carregar para o futuro.

Nos últimos 20 anos, as demandas de alunos e professores mudaram, afinal, tudo ao nosso redor foi se desenvolvendo e exigindo novas habilidades.

Então, além de aprender a ler, escrever e fazer contas, os alunos também precisam desenvolver outras capacidades como colaboração, criatividade, pensamento crítico e comunicação.

Como facilitador, o professor do futuro estimula os alunos através de técnicas que conectam o aprendizado em sala de aula com o mundo real, incentivando em conjunto o trabalho em grupo. 

3. Ter habilidades sociais

Além das habilidades intelectuais, nossas habilidades humanas estão sendo requisitadas cada vez mais pelas escolas.

O professor do futuro tem um papel importante na inclusão dessas habilidades no contexto do aprendizado.

Com esse incentivo, os alunos podem se preparar melhor para suas experiências no futuro, pois são habilidades que as empresas buscam agregar em suas equipes.

Dentro desse exercício, o professor pode incentivar:

  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • resolução de problemas e tomadas de decisão;
  • habilidades de comunicação verbal.

4. Ser capaz de ir além da escola

O professor do futuro precisa estar ligado no que se passa fora da escola. 

Para facilitar o aprendizado e a associação de conceitos, os alunos já têm buscado essa conexão e levado essas discussões para a sala de aula.

A tendência é que esse comportamento continue e os professores podem usar isso para que o aprendizado fique cada vez mais palpável e útil para os alunos. 

O conceito de sala de aula invertida, incentiva esse olhar para fora, trazendo o dever de casa para o momento da aula.

Dessa forma, o professor é responsável por dar as referências externas, usando fontes confiáveis para que os alunos possam explorar a matéria.  

5. Aprender e usar novas tecnologias

Essa é uma das características centrais que um professor do futuro precisa desenvolver.

A cada dia os equipamentos evoluem e essas funcionalidades podem contribuir para o desenvolvimento da educação.

Para que essas inovações cheguem à sala de aula, os professores precisam se capacitar, atualizando seus conhecimentos sobre tecnologia.

Estar em igualdade de conhecimento com os alunos permite uma troca mais eficiente na sala de aula e estimula os alunos a participarem e contribuírem com o aprendizado.

Leia também: 8 sugestões de atividades remotas para educação infantil.

6. Saber um novo idioma

A internet derrubou as fronteiras do acesso à informação, mas para aproveitar esses benefícios, saber um novo idioma é fundamental.

O inglês é um segundo idioma estratégico, pois muitas ferramentas e referências em educação vem de países que falam de língua inglesa.

Mas o professor do futuro deve ser estratégico e investir em um idioma que o ajude a se aperfeiçoar na sua área, valorizando sua formação. 

Esse é um detalhe que faz diferença no currículo e na hora da contratação. 

7. Aprender sobre escuta ativa

A escuta ativa é uma técnica em que o ouvinte permite que seu interlocutor exponha suas ideias, dando o máximo de sua atenção.

Com alunos cada vez mais ativos e atuantes na escola, o professor do futuro deve investir nas habilidades de escuta e empatia, criando laços com sua turma.

Uma boa comunicação aluno-professor e mais participação nas aulas tornam o aprendizado mais prazeroso e rico.

No vídeo abaixo, Sandeco Macedo, professor de Inteligência Artificial e embaixador da Campus Party fala mais sobre o que vem por aí para os professores do futuro: 

Gostou de saber as habilidades do professor do futuro?

Quais outras características você acha que também estariam presentes em um professor do futuro? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!

Investir em maneiras de melhorar o ensino coloca as escolas mais alinhadas com as tendências que estão se desenhando para o futuro.

Sua escola está em busca de inovação? Então, conheça o sistema do Google Workspace for Education.

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados