Sala de aula invertida: o que é, como funciona e benefícios

A sala de aula invertida — do inglês, flipped classroom — é um método de ensino no qual o aluno estuda os conceitos fundamentais em casa, com o suporte dos materiais digitais dados pelo professor e, depois, reforça seu aprendizado com as atividades e discussões na sala de aula

Na forma tradicional de ensino, o professor assume a dianteira, usando o quadro e os livros para introduzir novos conhecimentos para os alunos. O dever de casa é usado como reforço do que foi ensinado na sala de aula.

Já na metodologia da sala de aula invertida, o aprendizado começa antes da aula com o aluno estudando os materiais elaborados e/ou selecionados pelo professor. 

Com esse conhecimento prévio, professor e alunos levantam discussões, reforçam pontos importantes e interagem na aula presencial.

A tecnologia na educação tem um papel importante no funcionamento da sala de aula invertida, pois são as mídias digitais que facilitam o aprendizado do aluno. 

Implementar a sala de aula invertida é um desafio para as escolas, pois exige uma adaptação da gestão escolar, do professor e dos alunos, além do suporte dos pais.

Continue lendo e entenda como funciona e os benefícios da sala de aula invertida na educação.

O que é sala de aula invertida?

A sala de aula invertida é um método em que o processo de ensino coloca o aluno como protagonista do próprio aprendizado. 

O professor atua como orientador, tutor e mediador do conhecimento, fornecendo os materiais para que o aluno conheça o tópico da matéria e depois forme sua opinião, troque ideias com os colegas e tire dúvidas com ele.

Ou seja, o foco da sala de aula invertida é no aluno e na sua capacidade de entender, articular ideias, dialogar em grupo e fixar o conhecimento.

Dessa forma, a aula é mais investigativa e dinâmica do que a maneira tradicional, onde o estudante tem uma posição mais passiva.

Essa metodologia faz parte do ensino híbrido que mescla o ambiente de aprendizagem virtual com a sala de aula física.

Incluir essas metodologias nas escolas é muito positivo para os alunos e para o seu aprendizado que se torna mais ativo. 

O planejamento e a capacitação dos professores e da gestão escolar, além da integração dos pais com essa proposta também é fundamental para que a sala de aula invertida funcione na prática.

Como funciona a sala de aula invertida na prática

Entendido o conceito de sala de aula invertida, vamos entender como funciona na prática essa metodologia.

O primeiro passo é a criação do plano de aula para sala de aula invertida. Essa etapa é elaborada pelo professor que faz uma curadoria dos materiais que vão apoiar a disciplina.

Ao contrário do que muita gente acha inicialmente quando se fala nesse modelo, o aluno não recebe o tema da aula e vai para a internet pesquisar.

O professor seleciona os materiais essenciais para dar uma base sólida de conhecimento, buscando fontes com credibilidade no assunto.

Alguns exemplos de mídias digitais utilizadas são:

  • vídeos explicativos produzidos pelo professor;
  • e-books com informações teóricas sobre o tópico em estudo;
  • podcasts sobre o tema;
  • blogs referência no assunto, etc.

Depois de planejar, o professor articula também como será a etapa na sala de aula. A participação dos alunos, tirando dúvidas e explicando suas conclusões já é uma forma de avaliação do aprendizado e da retenção dos conceitos.

Os alunos podem trabalhar em dupla ou grupos, respondendo os questionamentos principais sobre a matéria estudada.

Ao mesmo tempo em que demonstram o que sabem, os estudantes fortalecem sua capacidade de argumentação.

O professor também pode propor atividades como quizzes online pelo Google Formulários, por exemplo, criação de post de blog, gravação de um episódio de podcast, criação de vídeo para as redes sociais da disciplina, etc.

Percebe como a sala de aula invertida é mais dinâmica, movimentada e conectada? A metodologia tem tudo a ver com o perfil do estudante do século XXI.

As novas gerações estão crescendo conectadas a tecnologia e com uma gestão escolar eficiente, as ferramentas digitais podem ganhar ainda mais espaço no ensino.

Leia também o post: 10 ferramentas do Google para professores.

Benefícios da metodologia sala de aula invertida

Pelo que é e como funciona a sala de aula invertida, dá para perceber o potencial dos benefícios para os alunos.

Destacamos abaixo os principais pontos que tornam a metodologia da sala de aula invertida uma experiência positiva. Confira!

Mais participação da turma

O benefício da sala de aula invertida não é individual, é coletivo. Todos os alunos da turma têm a chance de participar mais das aulas e ajudar na formação dos colegas.

Isso é estimulado, principalmente, pela forma de avaliação e interação com o conteúdo. Ao invés das provas de papel, os alunos produzem conhecimento em conjunto, usando as ferramentas digitais e mostrando o que conseguiram aprender. 

Melhor aproveitamento do tempo de aula

A sala de aula invertida também ajuda o professor a aproveitar melhor o tempo das aulas presenciais

Como os alunos já têm a base sobre os conceitos do tópico que está sendo estudado, na aula presencial, eles vão trabalhar a articulação e fixação desse conhecimento através das atividades.

Ensino personalizado para cada aluno

Como indivíduos, temos nossas particularidades e isso também se expressa na hora do aprendizado. Na sala de aula invertida, o aluno pode usar os canais onde ele consegue se concentrar melhor para aprender. 

Além de poder ser avaliado da melhor maneira, seja escrevendo, produzindo um vídeo, produzindo uma imagem. Independentemente da ferramenta, o estudante vai explorar sua habilidade para alcançar a proposta das atividades.

Gostou de saber mais sobre a sala de aula invertida?

Como destacamos no início do post, o planejamento da sala de aula invertida é uma etapa essencial para que a adaptação dos professores, alunos e pais seja levada em conta em consideração nesse contexto.

Se a instituição onde você trabalha já caminha em direção a essa inovação na maneira de ensinar, ter uma consultoria de apoio faz toda a diferença.

Para levar essa inovação para sua escola, conheça os serviços da Safetec Educação e como eles podem te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.