tutorial-google-classroom-professores

Tutorial do Google Classroom para professores

Já explicamos em outro post do blog como entrar no Google Classroom e agora vamos explorar mais as funcionalidades da ferramenta com um tutorial do Google Classroom para professores.

Desde o início da pandemia até hoje, as escolas estão enfrentando desafios não só para ensinar os alunos como para gerenciar suas turmas e fazer as avaliações necessárias de maneira digital.

Quem já aprendeu como usar o Google Classroom para professores tem uma ferramenta muito útil nas mãos para criar suas aulas e avaliar as séries pelas quais é responsável de forma organizada e prática.

A tecnologia na educação será cada vez mais utilizada e a tendência é que as escolas se adaptem, criando seus planos pedagógicos utilizando as inovações recentes no ensino.

Já conhece a ferramenta, mas não sabe como colocá-la em prática? Continue lendo e aprenda tudo neste tutorial do Google Classroom para professores.

Tutorial Google Classroom para professores: principais recursos

Reunimos a seguir, os principais tópicos para criar um tutorial do Google Classroom para professores completo com os seguintes com todos os pontos essenciais. Confira!

1. Como criar uma turma no Google Classroom?

O primeiro tópico do tutorial Google Classroom para professores é sobre criar uma turma. Depois de logar com seu e-mail e senha no endereço classroom.google.com, o professor visualiza a página inicial.

No primeiro acesso, a página estará vazia e o professor pode criar turmas para cada sala em que ele dá aulas. Assim, todas aparecerão na página inicial e podem ser gerenciadas individualmente. 

No canto direito da tela, uma seta com a mensagem “Crie ou participe da sua primeira turma” aponta para o símbolo “+”.

Clicando nele, escolha a opção “Criar turma” para começar a cadastrar a primeira. Você vai precisar preencher:

  • Nome da turma: é obrigatório;
  • Seção: aqui você pode explicar o turno — manhã ou tarde — da turma;
  • Assunto: área da disciplina. Ex: Biologia;
  • Sala: a identificação da turma como 1A, por exemplo.
Tela para criação de uma turma no Google Classroom.

Depois de preencher todos os dados da turma, clique em “Criar”.

Na nova tela, você visualiza a interface onde vai gerenciar todas as informações dessa turma especificamente.

A imagem de destaque que aparece no topo, pode ser alterada, clicando em ‘Selecionar tema’ para escolher entre as imagens do sistema ou em ‘Fazer upload da foto’ para usar uma imagem personalizada. Fique à vontade para escolher!

OBS: As escolas que usam o Google Workspace for Education tem disponível outras ferramentas além do Google Classroom. Com o sistema, a gestão escolar passa a ser integrada e cada professor e até os alunos têm um e-mail pessoal para organizar suas aulas e compromissos. 

Configurações da turma

No topo da página principal da turma aparecem as opções: Mural, Atividades, Pessoas e Notas.

Todas as atividades do Mural podem ser moderadas pelo professor como se os alunos podem postar e comentar, a maneira como as notificações vão aparecer no mural, mostrar ou não itens excluídos.

Para adicionar alunos no Google Classroom, basta copiar o código da turma que fica na página inicial e enviar por mensagem ou e-mail para a turma. Ou adicionar os estudantes pelo e-mail dentro do menu Pessoas.

Cada um vai receber por e-mail o link para entrar e ter acesso às informações postadas pelo professor no Mural, além de ver as Atividades e suas notas. 

Leia o processo detalhado de criação de turmas no post: Como criar uma turma no Google Classroom em 4 etapas descomplicadas.

2. Como postar materiais extra para a turma?

Depois de configurar a turma, o próximo passo do tutorial Google Classroom para professores é a postagem de materiais para a turma.

Durante a aula, o professor pode mostrar PDFs, citar livros, passar apresentações e isso pode ficar disponível para os alunos.

Para fazer isso, basta entrar na aba Atividades, clicar em ‘Criar’ e depois escolher a opção Material. Na tela que vai abrir, você pode colocar o título do material e adicionar uma descrição explicando o que é. 

Caixa de diálogo para postagem de materiais e informações no Mural.

3. Tipos de atividade no Google Classroom

Seguindo nosso tutorial do Google Classroom para professores, a criação de atividades é outra funcionalidade importante para a avaliação do aprendizado dos alunos.

Poder fazer isso online, facilita tanto para o professor que cria e gerencia as avaliações quanto para os alunos que vão respondê-las.

É possível criar três tipos de atividades:

Atividade comum

É o tipo de atividade que o aluno recebe uma tarefa determinada com as instruções para sua execução. 

Além da descrição e da instrução da tarefa, o professor inclui:

  • Pontuação;
  • Data de entrega;
  • Associa a tarefa a um tópico da aula;
  • E define uma rubrica para certificar a avaliação e nota dos alunos.

Atividade com teste

A atividade com teste inclui um Formulário Google com a avaliação como se fosse uma prova, mas em formato digital.

Cada aluno responde e o professor recebe as respostas individuais para avaliação e também dá notas de forma privada.

Perguntas

Outra forma de avaliação mais simples, são através de Perguntas que podem ser respondidas por múltipla escolha ou resposta curta. 

Nessa atividade, o professor pode permitir ou não  que os alunos respondam uns aos outros ou permitir que o aluno edite sua resposta depois de enviada. 

OBS: Cada turma tem uma Agenda Google e um Drive específico com todos os materiais e datas relacionadas a disciplina dentro da aba Atividades, para que todos possam acompanhar.

4. Como corrigir atividades e dar notas para os alunos

Depois de criar as atividades vem a correção. Dentro do tópico de cada atividade, o professor visualiza as respostas dos alunos e pode atribuir as notas. 

O professor também pode incluir comentários sobre a atividade, além da nota geral. Para visualizar o desempenho geral da turma, o professor pode ir na aba Notas, onde ficam arquivadas as pontuações.

5. Como criar um link do Google Meet

Para criar um link do Google Meet, o professor não precisa sair do Google Classroom. 

Basta clicar em Configurações (rodinha dentada no canto superior direito da tela) > Geral > Gerar o link do Meet.

Com isso, você gera um link do Meet para sua turma. A vantagem é que este link é exclusivo, ou seja, várias aulas podem acontecer por este mesmo link.

O link pode ser incluído, inclusive, em atividades para o professor passar o conteúdo e depois os alunos responderem a tarefa sobre o que foi ensinado.

OBS: caso aconteça algum problema, o professor pode fazer o mesmo passo a passo e criar na setinha ao lado da opção ‘Gerar link do Meet’ e redefinir um novo link para a turma.

Curtiu o tutorial Google Classroom para professores?

Seguindo esse tutorial do Google Classroom para professores, você vai pode utilizar as principais ferramentas para gerenciar suas turmas.

A vantagem é que o Classroom pode ser acessado individualmente através de uma conta Gmail pessoal ou por uma conta associada ao Google Workspace for Education se a escola implementar a solução completa.

Já pensou em alinhar sua escola com as novas tendências da educação digital?

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados