ambiente-virtual-de-aprendizagem

O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um ambiente online — site, sistema ou software — utilizado para ministrar aulas, cursos e capacitações em geral pela internet. Nesse espaço, os alunos também interagem entre si e recebem a tutoria dos professores.

No momento atual, a tecnologia tem sido uma aliada em diversos setores, inclusive na educação, com diversas ferramentas para professores.

E como a capacitação não para, os exemplos de ambientes virtuais de aprendizagem se expandem para cursos online de capacitação profissional de diferentes temas e áreas.

A melhoria na qualidade dos serviços de internet móvel e banda larga e o maior acesso a tecnologia, impulsiona o uso do ambiente de aprendizagem online.

Para se ter uma ideia desse alcance, segundo a 31ª Pesquisa Anual do FGVcia, no Brasil existem 424 milhões de dispositivos digitais — só de smartphones são 234 milhões e 190 milhões de computadores. 

A pandemia e o isolamento social iniciado em 2020, vão marcar as transformações na nossa sociedade, levando a transformação digital para o centro da roda de soluções.

Continue a leitura deste post e entenda o que é Ambiente Virtual de Aprendizagem, como ele funciona e os exemplos de plataforma que são mais usados na educação. 

O que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é um sistema criado para permitir a realização de aulas online

Ele pode ser criado do zero com o auxílio de um programador, a partir de um projeto personalizado por uma escola, universidade ou empresa criadora de cursos online.

Mas a forma mais comum e barata é usar um software open source especializado na criação de Ambiente Virtual de Aprendizagem para desenvolver um site com essa funcionalidade.

Esses sistemas de gestão de aprendizagem são contratados por planos, de acordo com o tipo e tamanho do ambiente virtual que o cliente deseja criar.

Os cursos de Educação a Distância (EAD) acontecem nos ambientes virtuais criados pelas universidades e faculdades que ajudam a ampliar as oportunidades de ensino.

E até as escolas de nível básico e médico que adotam o ensino híbrido também usam as plataformas de ambiente de aprendizagem virtual para organizar as aulas virtuais.

Dessa forma, os alunos aprendem rápido o passo a passo de como entrar no sistema, usar e interagir dentro do ambiente virtual de aprendizagem.

Principais recursos do ambiente de aprendizagem virtual

Agora que você sabe o que é ambiente virtual de aprendizagem, vamos conhecer os principais recursos que existem dentro desses sistema:

Aulas em vídeo

As aulas em vídeo podem acontecer de duas formas dentro de um ambiente virtual de aprendizagem:

aulas gravadas: essa dinâmica é muito usada em cursos online, graduações e outros cursos EAD. O conteúdo é criado e organizado em módulos e o aluno pode assistir todas as aulas de uma vez ou fazê-las aos poucos. O sistema salva o progresso e abre sempre de onde o usuário parou.

aulas ao vivo: o aluno pode assistir um módulo de um curso online ao vivo, ter aulas semanais com a turma inteira ou ter uma rotina regular de ensino pelo computador. Tudo dentro da mesma interface, acontecendo de acordo com o cronograma pré-estabelecido. 

Chat interno

A ferramenta de chat é um recurso essencial dentro do ambiente virtual de aprendizagem, pois permite que professores e alunos se comuniquem:

  • durante as aulas ao vivo;
  • por chat privado para tirar dúvidas com o professor;
  • com os colegas para conversar sobre atividades em grupo. 

Dessa forma, a interação entre as turmas acontece de forma rápida, objetiva e ninguém fica com dúvidas.

Fóruns

O fórum é uma ferramenta antiga na internet e muito útil dentro do ambiente virtual de aprendizagem para discussões mais longas sobre algum tópico aprendido.

As postagens são moderadas por um responsável, no caso, o professor, que pode avaliar o conteúdo da postagem primeiro antes de liberá-la para todos.

É mais uma forma simples de interação onde todos os alunos podem contribuir, compartilhando opiniões, dando sugestões e ampliando o aprendizado.

Biblioteca virtual de materiais para download

No ambiente virtual de aprendizagem também é possível incluir uma biblioteca de materiais do curso ou do que é compartilhado nas aulas para download.

Com isso, o aluno pode baixar o material sempre que precisar, além de poder reforçar os estudos com conteúdos extras compartilhados pelo professor. 

Avaliações virtuais

A avaliação virtual é um recurso que ajuda tanto o professor quanto o aluno. Os cursos online configuram avaliações finais para testar a proficiência no conteúdo aprendido.

Já no cotidiano escolar, os alunos podem fazer a avaliação dentro do tempo estabelecido, enviar e receber sua nota com feedback online. 

Certificado digital

O ambiente virtual de aprendizagem também pode ser configurado para gerar o certificado de conclusão digital automaticamente quando o usuário concluir todos os módulos do curso.

E mesmo tendo finalizado o conteúdo, o aluno ainda pode voltar às aulas gravadas e estudar livremente quantas vezes precisar.

Quais são os exemplos de ambientes virtuais de aprendizagem?

Agora, para conhecer melhor o ambiente virtual de aprendizagem na prática, separamos alguns exemplos de plataformas que você pode encontrar seja para uso escolar ou pessoal:

Google for Education

O Google for Education é um sistema desenvolvido pelo Google para escolas gerenciarem a educação dos alunos com o auxílio de diversas ferramentas digitais.

Dentro dele existe o Google Classroom que é um ambiente virtual de aprendizagem onde o professor cria turmas, gerencia dúvidas, faz aulas online, cria avaliações virtuais, envia materiais, dá notas e feedback do trabalho e muito mais. 

Leia também: Google Classroom vs. LMS: qual a melhor solução para a gestão de ensino e aprendizagem a distância?

Sites de cursos online

Outro exemplo de ambientes virtuais de aprendizagem são os sites de cursos online como o Udemy e o Hotmart.

Esses sites hospedam o conteúdo de diversos usuários que criam cursos online. Para acessar, o usuário cria um login e senha, escolhe o curso, paga pelo sistema do site e começa a estudar.

Plataformas especializada

O Moodle e o Canvas são dois exemplos de plataformas especializadas na criação de ambientes virtuais de aprendizagem.

Essas soluções são usadas por universidades e faculdades para criação dos cursos da modalidade de ensino a distância. Esses servidores são referência no Brasil e no mundo todo.

Leia também: Moodle vs. Google Classroom: qual plataforma de e-learning vale mais a pena implementar?

Já pensou em adotar o ambiente virtual de aprendizagem?

O ambiente virtual de aprendizagem é apenas uma parte da configuração de um sistema educacional digital que pode enriquecer a qualidade do ensino.

O Google for Education é uma das soluções mais utilizadas nas escolas e pode ser a solução que sua instituição busca.

Para levar essa inovação para sua escola, conheça os serviços da Safetec Educação e como eles podem te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados