aplicativos-aula-online

6 aplicativos de aula online para interagir com alunos a distância

Atualmente, existem vários aplicativos de aula online disponíveis para que os professores deem aulas ao vivo e também gravem suas aulas.

Escolher uma ferramenta fácil de usar ajuda na adaptação dos alunos e também dos próprios professores.

Então, na hora de implementar as ferramentas para aula online é importante testar antes algumas opções para conhecer os recursos disponíveis e entender como eles funcionam.

Assim, o professor pode escolher a melhor opção e ajudar de forma mais eficiente a adaptação dos alunos para usar o recurso escolhido.

Para te auxiliar na escolha da melhor opção entre os aplicativos para dar aula online, separamos seis alternativas de apps que podem ser usados nas escolas. São eles:

  • Google Meet
  • Loom
  • Whereby 
  • Google Classroom
  • ClassDojo
  • Facebook Live
  • YouTube

.

Continue a leitura e conheça mais sobre cada aplicativo. 

Dicas de aplicativos de aula online | LISTA

aplicativos-para-dar-aula-online

Os aplicativos de aula online são ferramentas que permitem que os professores façam aulas ao vivo e interajam em tempo real com os alunos.

Por meio dos apps, os educadores podem compartilhar apresentações, vídeos e materiais complementares da aula.

Os alunos podem tirar dúvidas durante as aulas usando o chat das ferramentas ou pedindo permissão para abrir o microfone.

Confira algumas ferramentas que podem ser usadas para fazer boas aulas online:

1. Google Meet

O Google Meet é uma ferramenta de videoconferência e chamadas de voz do Google e também é um aplicativo de aula online.

No fim de abril de 2020 com a ascensão da pandemia, o Google divulgou um relatório mostrando que o serviço estava recebendo, em média, 3 milhões de novos usuários por dia.

O app do Meet está disponível gratuitamente para todos que possuem uma conta do Google. Os usuários podem fazer chamadas de até 60 minutos com no máximo 100 participantes.

Uma função interessante é que o sistema avisa quando faltam 5 minutos para alcançar o tempo máximo. 

Para dominar todos os recursos do Meet leia também outros três artigos do blog:

2. Loom

Nem sempre um professor precisa de aplicativos de aula online para criar uma sala ao vivo para ensinar seus alunos.

Também existe a opção de gravar a aula fazendo a explicação e depois compartilhando o arquivo com os alunos.

Um dos aplicativos para gravar aula dessa forma é o Loom. A função do app é fazer a gravação de tela.

Dessa forma, o professor pode montar uma apresentação, fazer a explicação de cada slide, mostrar exemplos e até propor atividades enquanto grava a tela e a sua própria voz.

Esse formato de aula é chamado de aula assíncrona e é muito utilizado no ensino híbrido que tem sido uma tendência no Brasil para trazer os alunos para a sala de aula presencial. 

3. Whereby

Outra opção de aplicativo de aula online é o Whereby. Assim como as sugestões anteriores, o app pode ser usado via web ou via em dispositivos móveis Android e iOS.

Isso permite que todos os alunos consigam utilizá-lo. Então, analise se o aplicativo está disponível para todos os aparelhos antes de implementá-lo para suas turmas.

No Whereby é possível fazer chamadas de áudio e vídeo gratuitas com até 100 participantes por no máximo 45 minutos.

Dentro da ferramenta existe um chat para troca de mensagens e a tela também pode ser compartilhada.

4. Google Classroom

O Google Classroom ou Google Sala de Aula é um aplicativo de aula online, mas voltado para organização da comunicação com as turmas.

Criando uma conta como professor na plataforma, o educador cria espaços para gerenciar cada uma de suas turmas, convida os alunos e faz os repasses online.

Como também é uma ferramenta do Google, o Classroom está integrado ao Meet. Então, o professor pode agendar as aulas ao vivo e enviar o link de acesso para os alunos da turma de forma segura.

Além desses aplicativos, o Google tem um pacote completo de ferramentas chamado Google for Education

Leia mais sobre o sistema no artigo: O que é Google for Education? A ferramenta que está mudando o futuro da educação!

5. Facebook Live

O Facebook Live é uma ótima opção de aplicativo de aula online porque a maioria dos alunos e professores é usuário da rede social e todos sabem usá-lo.

Os alunos conseguem interagir comentando no chat ao vivo e o professor pode fazer apresentações para um público personalizado.

Além disso, também é possível agendar uma aula ao vivo com antecedência para os alunos serem avisados por notificação no dia. As lives podem durar até 4 horas.

6. YouTube

Fechando nossa lista de aplicativos de aula online temos o Youtube. A plataforma de vídeos possui o recurso de Live que serve para fazer aulas ao vivo ou webinars com os alunos.

Durante a transmissão, a turma pode interagir pelo chat que fica na lateral da tela. Dessa forma, o professor pode acompanhar os comentários e até abrir para perguntas no fim da aula. 

Para manter a privacidade da turma, o link para a aula ao vivo pode ser restrito apenas aos alunos para garantir a segurança de todos.

O Youtube também possui uma funcionalidade chamada de “Modo estreia” que permite habilitar o envio de uma notificação quando a live começar, evitando que os alunos esqueçam ou atrasem.

Use as melhores ferramentas na sua escola

Além dos aplicativos de aula online, as instituições de ensino precisam de outras ferramentas que auxiliam em todos os aspectos da gestão escolar

O Google For Education fornece um conjunto de aplicativos voltados para educação que podem ser usados desde o setor administrativo até a sala de aula.

A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn