As atividades extracurriculares online eram uma tendência, mas se tornaram ainda mais frequentes durante o período pandêmico.
Afinal, com as restrições sanitárias, instituições de ensino precisaram ocupar os canais digitais para aplicar as metodologias educacionais. E, assim, evitar que os alunos tivessem uma defasagem no aprendizado.
Apesar da volta às aulas presenciais já terem ocorrido há algum tempo, muitos especialistas acreditam na manutenção das atividades normais e extracurriculares online. Seja como uma ferramenta do ensino hibrido, ou como um complemento às aulas presenciais.
O fato é que com essa nova visão de aprendizado que estamos vivenciando, com o aluno no papel de protagonista do seu ensino, com muito mais autonomia e interatividade, a reformulação das estratégias educacionais precisa ocorrer urgentemente.
Não apenas para se enquadrar ao mundo digital, mas também para garantir engajamento e participação dos alunos. Mas quais ferramentas utilizar e, principalmente, quais exemplos de atividades extracurriculares online oferecer?
É exatamente o que falaremos nesse artigo. Continue a leitura!
O que são atividades extracurriculares online?
Atividades extracurriculares online são aquelas não obrigatórias que podem auxiliar na complementação do aprendizado. Não estamos falando, portanto, da grade curricular estipulada pelo MEC.
É possível, no entanto, encontrar atividades extracurriculares online associadas a matérias normais. Como, por exemplo, um curso sobre interpretação de textos, ou história da mitologia.
Mas também podem tratar de empreendedorismo, sustentabilidade, tecnologia e tantos outros temas que colaborem com o desenvolvimento e a formação dos alunos.
Hoje, existe uma infinidade de assuntos, temas e formatos que podem ser desenvolvidos em formato de aulas e com determinada carga horária para que pais e escolas incluam como atividade extracurricular.
Vale ressaltar que essas atividades podem ter certificados de conclusão, ou de presença, mas não há obrigatoriedade. E a certificação de cursos livres não precisa ser intermediada, ou aprovada, pelo Ministério da Educação.
Por isso é muito comum que as instituições ofereçam ou indiquem cursos livres online, não apenas para complementar a grade, mas também para melhorar o engajamento dos alunos e, inclusive, melhorar o relacionamento deles com a escola.
Como oferecer atividades extracurriculares online
Existem algumas formas de como oferecer atividades extracurriculares online tanto internamente, quanto em parceria com outras instituições. Inclusive, a oferta de atividades extracurriculares não precisa vir de uma parceria formal.
Hoje, grandes empresas e instituições oferecem Universidades Corporativas, workshops, cursos livres e até capacitações que podem ser realizadas online. Como é o caso da AMBEV, Bradesco, Amazon, etc.
Basta que os docentes, ou a própria escola, identifique cursos e atividades interessantes para os alunos e façam essa indicação na sala de aula, nos murais e portais de contato. Algumas escolas, inclusive, preparam o ambiente para que os alunos realizem essas atividades extracurriculares online no ambiente escolar, com internet, computadores, tablets, etc.
Assim, os estudantes que não possuem essa estrutura em casa também podem acessar às atividades.
Exemplos de atividades extracurriculares online
A conectividade, hoje, é uma importante ferramenta para a educação. Afinal, podemos acessar conteúdos com diferentes temas, metodologias, de diversas localidades, formatos, etc. O que até pouco tempo atrás não imaginávamos.
Hoje, um aluno do interior do Rio Grande do Sul pode fazer uma aula de robótica ministrada no Vale do Silício pela internet. Isso, naturalmente, enriquece, democratiza e abre o leque de possibilidades de aprendizado.
Veja abaixo algumas opções e exemplos de atividade extracurriculares fornecidas por grandes portais:
-
SEBRAE
No portal de cursos do SEBRAE, além de temas como empreendedorismo, finanças e leis, também existem conteúdos voltados para faixas etárias menores, como a aba de jogos. Nela, os alunos podem realizar atividades extracurriculares online que trabalham:
- identificação de demandas;
- classificação de informações;
- solução de desafios;
- atendimento ao público;
- gerenciamento de recursos;
- cadeia produtiva.
- planejamento
- E muito mais.
As atividades disponíveis no portal podem ser realizadas na escola, aproveitando a estrutura tecnológica e a ajuda dos professores, ou como tarefa de casa. Gerando muito mais interatividade e conectividade para os alunos.
-
Escola Virtual.Gov – EV.G
A Escola Virtual. Gov é um projeto muito interessante que reúne diversos serviços e cursos de capacitação. Ela é focada em profissionais e servidores do serviço público, mas também pode ser utilizada com ferramentas para atividades extracurriculares online.
Veja abaixo alguns dos cursos oferecidos que podem ser incluídos na grade:
- Comunicação não violenta;
- Português – interpretação de texto e emprego de regras gramaticais;
- Estratégias de metodologias ativas;
- Entre outros.
Grandes universidades e faculdades, como a Universidade de São Paulo (USP), FGV e até mesmo Harvard, também oferecem cursos livres, pagos e gratuitos que podem ser utilizados como atividades extracurriculares online.
Vale a penas conferir, portanto, os portais de cada uma delas antes de montar o planejamento de atividades!
Como você pôde notar, as atividades extracurriculares oferecidas online por essas plataformas também podem ser aproveitadas por pais, professores e demais colaboradores da educação. O que, naturalmente, gera ainda mais valor para essa iniciativa, com a democratização do conhecimento e o estímulo a aprendizagem.
Vale reiterar que também é possível criar as atividades internamente. Veja só:
O que colocar em atividades extracurriculares online internas?
Como mencionamos, existe uma infinidade de temas, conteúdos e assuntos para incluir nas atividades extracurriculares. Hoje, inclusive, é extremamente comum a multidisciplinaridade. Ou seja, as atividades podem incluir diversas matérias e assuntos da sociedade.
Antes de montar um planejamento dessas atividades, o ideal é que cada professor faça uma análise da sua grade de temas, demanda dos alunos e suas preferências. Posteriormente, vale tentar a intercomunicabilidade entre as diferentes áreas do conhecimento.
Assim é possível desenvolver um projeto de atividades extracurriculares rico, multidisciplinar e que ainda seja divertido e interessante para os alunos.
Exemplos de atividades extracurriculares online que a escola pode desenvolver internamente com baixo custo
-
Horta
Uma ideia muito interessante de atividade extracurricular no modelo da cultura maker é a construção de uma horta orgânica. Ah! Mas não é possível realizar uma horta online, não é mesmo?
Sim, verdade, essa é uma atividade que precisa da prática presencial. Mas seu gerenciamento pode ser realizado online, principalmente se a escola consegue automatizar a irrigação.
Assim, os alunos podem programar a rega por aplicativos de celular, por exemplo. Outra etapa da horta que pode ser feita online é a pesquisa de pragas, adubos, períodos de plantio e de colheita.
-
Associações
A temática empreendedorismo também apresenta uma vasta gama de possibilidades para atividades extracurriculares online. A escola pode incentivar a criação de associações e empresas juniores para desenvolver habilidades como:
- empreendedorismo,
- gestão,
- comunicabilidade,
- empatia,
- trabalho em grupo
- Etc.
-
Robótica e Tecnologia
Aulas e cursos que envolvem robótica, automação e tecnologia também são muito interessantes como atividades extracurriculares online. Afinal, elas possibilitam a abordagem de diversos temas, matérias, desafios e tarefas para todas as idades.
Com ferramentas simples e intuitivas, como as oferecidas pelo G Suite, por exemplo, é possível criar inúmeras dinâmicas e atividades extracurriculares online.
Como fazer atividades extracurriculares online?
Como mencionamos acima, as atividades extracurriculares online podem ser oferecidas no ambiente escolar, aproveitando a estrutura tecnológica da escola, ou passada como tarefa de casa. Inclusive, os professores podem mesclar essas duas metodologias.
Então, o primeiro passo de como fazer atividades extracurriculares online é montar um planejamento, com:
- Metodologias que serão utilizadas;
- Estrutura tecnológica;
- Temas, conteúdos e materiais de apoio;
- Carga horária;
- Etc.
Para que esse planejamento seja eficiente e adequado à estrutura da instituição, é interessante que todos os envolvidos participem da tomada de decisões. Tanto alunos e pais, quanto professores, gestores, diretores, etc.
E, claro, para a prática das atividades é extremamente importante contar com ferramentas tecnológicas, afinal, elas serão online.
Ferramentas digitais como aliadas em atividades extracurriculares online!
A infraestrutura, ferramentas e recursos educacionais digitais são fundamentais para adequar à instituição de ensino ao modelo atual da sociedade e acompanhar as gerações que já nasceram no ambiente digital.
E esse passo depende muito da análise e das decisões das próprias instituições, que devem alocar os investimentos de forma estratégica e eficiente. Mas é possível fazer mais! Você sabia que existem ferramentas tecnológicas para a educação que são gratuitas, intuitivas e democráticas?
O combo do Google Workspace é um ótimo exemplo disso! Nele encontramos diversas funcionalidades que podem facilitar a rotina das escolas e incluir a tecnologia de uma forma dinâmica e criativa. Inclusive, com inúmeras ferramentas voltadas exclusivamente para educação no Google for Education.
Não conhece?
O que é Google for Education?
O Google for Education é uma solução desenvolvida pela gigante da tecnologia com o objetivo de facilitar o aprendizado e o ensino.
Ele fornece um conjunto de aplicativos voltados para educação que podem ser usados desde o setor administrativo até a sala de aula.
A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.