aula-assincrona

O que é aula assíncrona e por que usá-la na educação?

A aula assíncrona é o termo usado para se referir às aulas gravadas pelo professor com a explicação de uma matéria. Nesse tipo de aula não existe a possibilidade do aluno interagir em tempo real ou tirar dúvidas sobre a explicação com o professor. 

A pandemia acelerou muitas mudanças na área da Educação como um todo. Novas ferramentas digitais para professores e alunos interagirem a distância foram implementadas com muita rapidez.

Isso, claro, trouxe inúmeros desafios de adaptação para as instituições de ensino em todos os níveis de aprendizado.

Atualmente, o ensino híbrido é uma realidade nas escolas no Brasil, que ainda estão buscando formas de retomar as atividades depois do avanço da vacinação contra a Covid-19.

Com isso, novos formatos de ensino como a aula assíncrona e a aula síncrona começaram a ganhar mais destaque.

Se você quer entender como funciona cada um, este artigo é para você. Continue a leitura e saiba como colocá-los em prática.  

O que é aula assíncrona?

A aula assíncrona é um formato de aula online pré-gravada pelo professor, que disponibiliza o arquivo em vídeo no ambiente virtual de aprendizagem da escola para os alunos assistirem de casa.

Um exemplo de uso desse formato acontece na sala de aula invertida em que o professor faz a explicação da matéria em vídeo e envia para os alunos se prepararem para as atividades na aula presencial depois.

Além de videoaulas, os webinars (seminários online) são outro formato de conteúdo assíncrono que o professor pode elaborar.

Uma aula assíncrona não possui interação em tempo real, porém o aluno pode ver o conteúdo no momento mais adequado e revê-lo quantas vezes precisar se não entender alguma parte de primeira.

O que é aula síncrona?

Agora que você sabe o que é aula assíncrona, é interessante entender o seu oposto, ou seja, a aula síncrona.

A aula síncrona é como também pode ser chamada as aulas ao vivo, feitas em aplicativos de videoconferência em salas privadas ou por meio de transmissão ao vivo.

Nesse caso, o professor marca data e horário e todos os alunos devem comparecer.

Assim, a turma pode acompanhar o professor, fazer perguntas e interagir com colegas em atividades feitas durante a aula.

A interação em tempo real é uma característica marcante desse formato e é muito utilizado nos cursos de educação a distância (EAD).

Hoje, esse modelo também está na educação infantil, básica e em nível médio, devido, principalmente, à situação de pandemia. 

Por que usar aula assíncrona na educação?

A aula assíncrona pode ser usada na educação para facilitar a dinâmica entre professores e alunos a distância.

Listamos alguns motivos a seguir que explicam melhor porque explorar esse formato de aula no processo de ensino e aprendizagem. Confira!

Mais independência para o aluno

Um dos motivos para as escolas usarem a aula assíncrona é dar mais independência para o aluno fazer seus horários de estudo.

Com o material pronto e disponível, o aluno tem a flexibilidade de estudar na hora que é mais conveniente para ele. Dessa forma, pode seguir o seu tempo e ritmo para absorver o conteúdo.

Facilidade de acesso

Dar aulas ao vivo exige que professor e alunos tenham um horário em comum, equipamento disponível e uma boa conexão com a internet. Na maioria das vezes, um desses detalhes falta para ambos ou um dos lados.

Por isso, outro motivo para fazer a aula assíncrona é a facilidade para os alunos terem acesso às aulas gravadas

O vídeo pode ser baixado por todos e assistido independentemente do dispositivo que estiver sendo usado. 

Respeitar o ritmo de aprendizado individual

Em uma mesma turma existem alunos que aprendem em ritmos diferentes. Enquanto uns compreendem a explicação rapidamente e conseguem aplicá-las, outros precisam de mais tempo para assimilar o conteúdo.

Com um plano de aula assíncrona bem feito, o material será rico para ambos, permitindo que cada aluno avance dentro do seu ritmo.

Dessa forma, quem precisar se empenhar mais, terá todo o conteúdo acessível a qualquer hora.

Os motivos para usar a aula assíncrona são vantajosos, mas é importante ter atenção a três pontos:

1. Falta de interação: como a turma não interage entre si e nem com o professor, é preciso criar momentos de troca. Programar aulas síncronas (ao vivo) ajuda a evitar o isolamento e motiva os alunos;

Leia também >>> Como gravar aula no Google Meet: passo a passo + dúvidas

2. Procrastinação: estudar apenas com o formato de aula assíncrona pode deixar os alunos muito livres. Por isso, o professor deve estimular a autodisciplina, se disponibilizar para tirar dúvidas individuais, incentivar grupos de estudo online, etc.

3. Falta de feedback: na hora que o aluno estiver estudando, o professor pode não estar disponível, então, vale a pena usar uma ferramenta como o Google Classroom, por exemplo, para que os alunos possam enviar mensagens e o professor responder quando estiver disponível.

Exemplos de atividades assíncronas

As atividades assíncronas podem ser mais ricas quando o professor utiliza ferramentas digitais que estimulam e motivam os alunos.

Alguns exemplos de atividades em aulas assíncronas são:

  • testes em formato de quiz;
  • enquetes virtuais;
  • fóruns e murais online;
  • criação de apresentações e documentos digitais, entre outras.

Facilite suas aulas com as ferramentas certas

Dificilmente, a aula assíncrona será o único formato que uma escola vai utilizar no seu sistema de educação.

As aulas presenciais e as aulas síncronas também farão parte do escopo para criar um modelo eficiente de ensino.

Para isso, é importante ter as ferramentas adequadas para organizar a gestão e a execução de cada formato de aula.

Conheça o Google for Education e entenda como implementar a plataforma do Google voltada para a gestão de escolas. 

Confira no vídeo abaixo dicas para retomada das aulas em formato digital e as possibilidades de uso das ferramentas Google for Education:

A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn