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Aulas remotas na educação infantil: Saiba como transpor os principais desafios!

As aulas remotas na educação infantil foram um dos maiores desafios educacional durante o começo do período pandêmico. Afinal, era preciso lidar com todas as restrições sanitárias, emoções, perdas e a exigência de uma rápida absorção de mudanças.

E não apenas isso, muitos setores não estavam preparados para o nível tecnológico exigido na atuação online.

O fato é que a pandemia do Covid-19 alterou grande parte da nossa rotina, não é mesmo?

Muitos tiveram que adaptar a maneira de comprar, fazer mercado, se relacionar, trabalhar, etc. Se os adultos encontraram inúmeras dificuldades para se adequar ao chamado novo normal, esse processo foi ainda mais complexo para as crianças, os estudantes e profissionais da educação.

Felizmente, com o avanço tecnológico, alguns dos desafios puderam ser amenizados, como foi o caso da implementação das aulas remotas na educação infantil.

Mas, o que era para ser um facilitador, acabou gerando dúvidas, incertezas e alguns desafios não esperados pelos profissionais da educação. Como a dificuldade de prender a atenção através da tela do celular/computador, a desigualdade no acesso a ferramentas de comunicação, excesso de faltas e tantas outras.

Para combater esses desafios surgiram algumas estratégias criativas e divertidas. E é exatamente sobre isso que falaremos nesse conteúdo. Então, vamos entender melhor as dificuldades das aulas remotas na educação e como transpor algumas delas?

Dificuldades e desafios das aulas remotas na educação infantil

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  • Desigualdades do acesso à tecnologia

Esse, na verdade, não é um desafio recente. Afinal, o acesso a ferramentas tecnológicas, internet e meios de comunicação já era extremamente desigual no nosso país. Infelizmente, esse quadro ficou ainda mais evidente durante a pandemia.

Isso porque um número assustador de crianças e jovens ficou sem receber as atividades escolares pela falta de acesso às aulas remotas. Segundo o estudo “Enfrentamento da cultura do fracasso escolar”, mais de 5 milhões de crianças e adolescentes não tiveram atividades escolares em 2020, durante o ano letivo, apesar de estarem matriculados.

A evasão escolar, dificuldade do acesso a aulas remotas na educação e a distorção idade-série tem um perfil que evidencia a desigualdade social do país. De acordo com o mesmo estudo, esse déficit se concentra nas regiões Norte e Nordeste. E, como já esperado, afeta, em sua maioria, “crianças e adolescentes negros e indígenas, ou estudantes com deficiências”.

Essa desigualdade, claro, reflete no acesso à estrutura de ensino adequada.

Segundo o IBGE, mais de 12 milhões de domicílios ainda não possuíam internet, em 2019. Os principais motivos são falta de interesse, custo da contratação e desconhecimento do uso da internet.

Apesar de uma clara evolução no sentido de popularizar as ferramentas digitais, ainda há um hiato considerável no acesso a elas, quando comparamos diferentes regiões do país, classes sociais e grupos de minorias.

  • Evasão escolar

Apesar de já esperada, o aumento da evasão escolar durante a pandemia gerou preocupações e consequências que podem se alastrar por décadas. Segundo a UNICEF, 1,38 milhões de crianças e jovens, entre 6 e 17 anos, abandonaram a escola em 2020. Esse número está 1,8 pontos percentuais acima da média nacional do ano de 2019.

Os motivos dessa evasão são os mais diversos em um cenário “normal”. Mas, durante a pandemia eles foram, segundo Olavo Nogueira Filho, diretor executivo do Todos Pela Educação:

  • O rompimento do vínculo entre o aluno e a instituição educacional.
  • Aumento da dificuldade na aprendizagem, no estudo remoto, ocasionando lacunas nesse processo e
  • A saída do ensino para auxiliar na renda da casa, devido à crise econômica

Essa evasão tem consequências no hiato idade-escolaridade, gera reflexos no nível de alfabetização e no desenvolvimento desses indivíduos. Isso, naturalmente, impacta na vida profissional futura e social das crianças e jovens.

  • Distrações

Essa é, sem dúvidas, uma das maiores reclamações dos profissionais da educação. Se em sala de aula, presencialmente, já é um desafio manter a atenção dos alunos, isso se agravou durante as aulas remotas na educação infantil.

Afinal, existe uma infinidade de elementos que podem distrair o aluno. Como outras pessoas na casa, televisão, barulhos na rua, animais de estimação, brinquedos, etc. Isso ocorre porque temos que lidar com um ambiente que foge ao controle, diferente da sala de aula.

Essas distrações, claro, dificultam a absorção do conhecimento, porque afetam diretamente a concentração e atenção do aluno durante as aulas.

Bom, mas se as aulas remotas na educação são uma realidade e podem se tornar presentes em determinados modelos de ensino, como lidar com tantos desafios?

Sugestões de atividades remotas para educação infantil

O primeiro passo para desenvolver atividades que auxiliem nas aulas remotas da educação infantil é compreender quais os maiores desafios dos seus alunos. Citamos alguns acima, entretanto cada instituição pode identificar aqueles que mais afetam os estudantes.

Então, nossa dica é realizar uma pesquisa com alunos, responsáveis e professores para levantar as principais reclamações e dificuldades com as aulas remotas na educação infantil.

Feito isso, vamos a algumas atividades que podem diminuir esses desafios, aumentar o engajamento online e facilitar o aprendizado.

  • Propor atividades mais lúdicas e criativas

Como estamos falando da educação infantil, atividades lúdicas e criativas são soluções extremamente necessárias para prender a atenção dos alunos. Elas também funcionam como ferramentas facilitadoras do aprendizado.

Afinal, os alunos costumam se concentrar mais em jogos e atividades que parecem brincadeiras. O que, naturalmente, colabora para a absorção do conteúdo. Nesse sentido, os professores podem elaborar brincadeiras como encontrar itens pela casa em cores, formatos e texturas solicitadas.

Outra opção é incluir a leitura dinâmica de histórias, com sons, movimentos e imagens que capturem a atenção dos alunos. A criatividade na proposição de atividades lúdicas não tem limites, todos os temas e matérias podem gerar ótimas brincadeiras!

Para auxiliar na criação e no desenvolvimento, existem inúmeros canais no Youtube e páginas que sugerem atividades lúdicas para aplicar nas aulas remotas da educação infantil.

  • Atividades “externas”

A rotina de ir à escola, encontrar os colegas e sair de casa foi completamente paralisada devido às restrições sanitárias. Se para os adultos essa mudança gerou estresse, ansiedade e irritação, imagine para indivíduos em formação, que ainda não conseguem compreender perfeitamente o cenário pandêmico.

A solução para amenizar essas sensações é utilizar uma das características mais potentes dos alunos das aulas remotas na educação infantil: a criatividade! Uma ideia muito interessante é realizar atividades externas.

Ah! Mas as crianças não podem sair de casa!

Que tal utilizar o quintal, varandas e até mesmo o espaço abaixo das janelas para montar um piquenique? Ou quem sabe juntar a turma toda para uma sessão de cinema na sala de casa? Cada um na sua, claro!

Outra ideia muito apreciada por essa faixa etária é criar atividades manuais. Como, por exemplo, a construção de uma pequena horta, com ervas, temperos, etc. Com a ajuda dos pais ou responsáveis, conseguimos, inclusive, criar uma atividade colaborativa em família.

Também nessa temática, podemos desenvolver atividades manuais mais artísticas, com materiais que todo mundo tem em casa. Como rolo de papel higiênico, garrafas, folha sulfite, massinha, etc.

Vale ressaltar que essas atividades podem ser adaptadas para casas e apartamentos de todos os tamanhos.

Saiba mais: 4 dinâmicas para aula online que aproximam as turmas.

Mas como conseguir desenvolver essas atividades remotamente?

Bom, a primeira dica é instruir os professores e auxiliar no planejamento e desenvolvimento dessas atividades. A segunda é investir em ferramentas educacionais que facilitem o acesso e as trocas durante as aulas remotas na educação infantil.

Essa escolha pode, inclusive, auxiliar na administração da instituição e no controle dos professores mesmo à distância.

Existem diversas soluções tecnológicas gratuitas e pagas no mercado. Mas, com certeza, uma das melhores opções é investir em um combo, como o fornecido pelo Google for Education.

Ainda não conhece essa plataforma?

O Google for Education é uma solução desenvolvida com o objetivo de facilitar o aprendizado e o ensino. Para isso, ele fornece um conjunto de aplicativos voltados para educação que podem ser usados desde o setor administrativo até a sala de aula.

Veja abaixo algumas dessas opções:

  • Google Sala de Aula

O Google Sala de Aula é uma ferramenta disponível gratuitamente para as instituições aprovadas. Ela possui inúmeras funcionalidades para que os profissionais da educação possam acompanhar o desempenho dos estudantes de onde e quando quiserem.

Como foi desenvolvida por educadores, o Google Sala de Aula é extremamente eficiente, simples de utilizar e personalizado para atender todas as necessidades dos professores. Eles podem dar aulas em tempo real, basta compartilhar o link especifico de cada turma.

As datas, entregas e eventos podem ser integrados ao Google Agenda, para facilitar a organização. E, vale ressaltar, que todas as trocas podem ocorrer dentro da página, incluindo o envio de material, mensagens, tarefas, notas, etc.

  • Google Meet

O Google Meet pode ser utilizado para reuniões, debates, conversas e atividades com um ou mais alunos,“fora da sala de aula”. Com o uso dessa ferramenta, os participantes conseguem manter a proximidade e interatividade, mesmo à distância.

Essa ferramenta é muito interessante para aproximar o aluno da instituição, garantir a atenção personalizada e incentivar as interações entre os próprios alunos. E, como já falamos por aqui, são itens fundamentais para transpor alguns desafios relacionados às aulas remotas para educação infantil.

Outras ferramentas do Google Workspace para educação

  • Google Docs, Forms, Planilhas – Permite a criação de textos, formulários, planilhas, com a construção colaborativa e compartilhamento com link ou e-mail;
  • Google Apresentações – Diversas opções de templates prontos, funcionalidades simples e claras para criar apresentações. Também conta com integração simplificada para vídeos, imagens e outros recursos audiovisuais;
  • Google Grupos – Local para debates, conversas e fóruns de discussão entre alunos, educadores e demais profissionais da educação. Perfeito para aumentar a interação dos participantes, estimular as trocas e melhorar o engajamento das turmas;
  • Google Formulários – Ferramenta para criar, coletar, organizar e compartilhar questionários. Muito útil para a aplicação de provas, trabalhos e pesquisas;
  • Google Vault – Funcionalidade indispensável para gerenciar os demais recursos do Google Workspace para educação. Além de administrar os acessos, segurança e acessibilidade por ferramenta. Ele é prático, intuitivo e centralizador.

O combo do Google Workspace é extremamente importante para facilitar a rotina das escolas e incluir a tecnologia de uma forma dinâmica e criativa. Inclusive, temos inúmeras ferramentas voltadas para educação no Google for Education.

A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

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