chromebook-vale-a-pena

Descubra se o Chromebook vale a pena para sua escola

No momento de implementar novas tecnologias na educação, muitas escolas têm dúvidas se o Chromebook vale a pena.

O Chromebook é um equipamento que na aparência é igual a um notebook, mas com um funcionamento diferente.

Nessas máquinas não existem HD ou SSD para armazenamento de arquivos, por exemplo. O sistema operacional é 100% baseado na nuvem.

Então, o Chromebook funciona conectado a internet (funciona offline também, é claro) por meio do sistema Chrome OS que é integrado às ferramentas do Google para Educação.

Nas escolas, a função desse equipamento é enriquecer o aprendizado dos alunos e facilitar a realização de pesquisas, atividades online, realização de trabalhos e muito mais. 

A inserção dos Chromebooks, geralmente, vem acompanhada da implementação do Google for Education, um sistema de gestão colaborativo voltado para escolas. 

A chegada desses dispositivos marca uma fase muito significativa para o ensino atual que está cada vez mais conectado e digital.

Um estudo da consultoria FutureSource apontou que os Estados Unidos absorveram 87% da produção de Chromebooks em 2017 para escolas de ensino primário e secundário do país. 

O estudo também reforça que a presença dos Chromebooks está aumentando nos mercados internacionais — o que inclui as escolas do Brasil

Agora que você sabe um pouco mais sobre o equipamento, vamos conhecer mais do Chromebook e se vale a pena ter na sua escola.

5 vantagens que mostram que o Chromebook vale a pena

A melhor forma de mostrar que o Chromebook vale a pena é conhecendo suas principais características e como elas tornam o dia a dia de alunos e professores melhores.

Continue a leitura e conheça cada um dos motivos:

1. É leve, liga rápida e tem bateria durável 

Essas três primeiras vantagens por si só já mostram que o Chromebook vale a pena.

Em média, um Chromebook pesa 1,46 Kg, o que facilita o aluno levar e trazer o dispositivo para escola quando precisar. Ele também consegue mudar de sala sem se preocupar em carregar peso.

Além disso, a inicialização do equipamento é mais rápida e não só da primeira vez que o aluno ligá-lo no dia. Se ele entrar em modo repouso, religar o Chromebook é igualmente rápido.

Fechando o combo de características técnicas, a bateria pode durar até 12h, dependendo do uso do dispositivo.

Dessa forma, o aluno tem à disposição um equipamento prático, rápido e fácil de carregar.

2. Funciona em modo bloqueado 

Talvez a ideia de um computador com acesso a internet nas mãos dos alunos não soe tão animadora para você como professor.

E é justamente por isso que o Chromebook vale a pena. Quando o aparelho é usado em conjunto com o Google Workspace for Education, o sistema de gestão integrada para escolas, existe uma função chamada de modo bloqueado.

Dessa forma, os computadores podem ter o acesso à internet bloqueado temporariamente pela equipe de TI da escola.

Essa função é útil durante atividades avaliativas que valem pontos como provas ou durante a explicação de um conceito importante.

Os Chromebooks podem ser bloqueados e desbloqueados em massa pelo sistema, o que também facilita a produtividade da equipe de TI.

3. Possui diversas opções de app para instalar

O Chromebook permite a instalação de vários aplicativos, assim como tablets e smartphones. Dessa forma, todos os aplicativos da Play Store estão disponíveis para download.

Isso é vantajoso tanto para alunos quanto para os professores que podem usar aplicativos para sala de aula para organizar o seu trabalho e montar as atividades. 

Já os alunos conseguem treinar o aprendizado por meio de jogos eletrônicos para educação que deixam as aulas mais interessantes e divertidas. 

Além dos aplicativos nativos do Google, alguns exemplos de melhores apps para Chromebook são:

Leia também: Como usar Chromebook nas escolas em 5 atividades diferentes

4. Funciona offline

Outro motivo pelo qual o Chromebook vale a pena é que ele funciona offline, ou seja, sem conexão com a internet.

Mas isso você já sabe, certo? Acabamos de explicar sobre isso no modo bloqueado.

Porém, a vantagem aqui é que tudo que o aluno fizer enquanto estiver sem conexão é sincronizado automaticamente quando o Chromebook é conectado a internet.

Então, caso o aluno leve o dispositivo para casa ou esteja em uma parte da escola sem acesso a internet, pode usá-lo normalmente.

A equipe de TI precisa apenas selecionar a opção de ‘modo offline’ para todos os dispositivos cadastrados e pronto!

5. Facilita a interação com o professor

A melhoria na relação aluno-professor é mais uma vantagem que mostra que o Chromebook vale a pena.

A nova geração de alunos nas salas de aula está 100% acostumada a interagir online e o Chromebook junto com as ferramentas do Google facilitam esse processo.

O Google Sala de Aula, por exemplo, é um aplicativo onde o professor organiza e repassa todas as atividades da turma. Assim, o alunos conseguem:

  • fazer perguntas para o professor;
  • responder comentários nos trabalhos;
  • ver suas notas;
  • acompanhar a agendas de atividades da turma;
  • fazer atividades online via formulários, etc.

Leia também: Como criar provas no Google Forms: GUIA passo a passo.

Qual a diferença entre um notebook e um Chromebook?

Uma dúvida comum na hora de avaliar se o Chromebook vale a pena é a diferença que ele tem para um notebook convencional.

As principais diferenças em relação ao tamanho, peso e no processador. Nos dois primeiros, vimos que o Chromebook leva vantagem. Já no processador, mesmo sendo um de menor potência, ele é suficiente já que o sistema é baseado na nuvem.

Outra diferença é que os Chromebooks são mais seguros, pois usa-se senha para acessar os serviços do Google e a equipe de TI tem mais liberdade para bloquear atividades maliciosas em todos os dispositivos.

Por fim, outra diferença é o preço. O Chromebook é mais barato, o que otimiza bastante o orçamento das escolas na aquisição. Algumas apostam até no aluguel ao invés da compra.

Quer mais argumentos de porque o Chromebook é o melhor? Assista a explicação do especialista Matheus Franco no vídeo abaixo:

Está convencido de que o Chromebook vale a pena?

Essas são as principais informações que você precisa saber para decidir se o Chromebook vale a pena para sua escola.

Digitalizar o dia a dia dos alunos é um ganho bastante significativo para o ensino e o aprendizado, então os benefícios chegam a todos os envolvidos.

Quer levar as vantagens do Chromebook para sua escola?

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados