como-a-tecnologia-influencia-em-sala-de-aula

Como a tecnologia influencia em sala de aula? Conheça 5 benefícios na educação

Já se perguntou como a tecnologia influencia em sala de aula?

Provavelmente sim. E quais tecnologias podemos usar em sala de aula?

Hoje, com os Chromebooks nas escolas, smartphones, lousas digitais, tablets, inteligência artificial, aplicativos, etc., a presença das novas tecnologias na educação é visível. 

Claro que a tecnologia por si só não transforma o processo de ensino e aprendizagem dentro das instituições.

É importante que elas sejam incluídas como forma de auxiliar as metas do plano pedagógico e os valores da escola.

Então, se a sua escola quer entender melhor como usar tecnologia na sala de aula, você está no post certo.

Reunimos alguns dos benefícios da tecnologia na educação que demonstram como a tecnologia influencia em sala de aula de maneira positiva.

Continue lendo e entenda em detalhes cada um. Boa leitura!

5 maneiras como a tecnologia influencia em sala de aula

Existe uma geração nova chegando às escolas que está crescendo com a tecnologia fazendo parte do seu desenvolvimento.

Por isso, entender como a tecnologia influencia em sala de aula ajuda os professores a incluírem novos recursos e formatos de materiais ao fazerem seus planos de aula

Compreendendo essa influência, também entendemos os benefícios da tecnologia na educação. 

Confira a seguir, como a tecnologia influencia em sala de aula e aproveite essas vantagens na sua escola.

1. Permite melhor acesso às informações online

Com o acesso a internet, os alunos já se acostumaram com a possibilidade de conseguir pesquisar qualquer coisa, a qualquer hora.

Permitir o acesso às informações online é uma das maneiras como a tecnologia influencia em sala de aula.

Os alunos podem pesquisar o que precisarem para fazer trabalhos, usarem aplicativos educacionais para ajudar no aprendizado, além de entrar em contato com materiais de instituições renomadas.

É claro que para encontrar fontes de informação confiáveis, os alunos precisam do auxílio do professor para orientar as pesquisas.

Além disso, os alunos também devem aprender sobre propriedade intelectual e o que caracteriza plágios em trabalhos.

Criando uma cartilha básica, os professores podem usar a tecnologia na sala de aula e ainda ensinar seus alunos sobre ética, como creditar e fazer citações das suas pesquisas.

Leia também: Tecnologia como ferramenta educacional: 5 recursos a favor da aprendizagem.

2. Melhora o engajamento dos alunos na sala de aula

Prender a atenção dos alunos é um desafio que todo professor enfrenta. Com o ensino híbrido, esse desafio ficou ainda maior. 

O uso de aplicativos educacionais, vídeos, quiz interativos, áudios e outros recursos ajuda a aumentar o engajamento dos alunos e perceber como a tecnologia influencia em sala de aula.

Os materiais multimídia dão movimento às aulas e passam a bola para o aluno conduzir seu aprendizado, mostrar o que aprendeu e receber o apoio do professor.

A tecnologia também ajuda os alunos a entenderem melhor como um desastre natural acontece através de um simulador. Ou ver uma obra de arte famosa do museu, fazendo um tour virtual.

Imagine, por exemplo, que você está ensinando aos alunos o movimento da parábola na física. Por que não usar um vídeo de um jogador dando um chapéu no adversário?

Esses detalhes visuais vão atrair a atenção dos alunos quer eles estejam todos na mesma sala ou assistindo uma aula ao vivo.

Aprenda também ‘Como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet?’ no tutorial deste outro post do blog.

3. Expande as fronteiras do aprendizado 

Como mencionamos acima, os alunos não precisam ir ao estádio ou viajar até um museu para visualizarem um determinada experiência.

Com o uso da tecnologia na educação, os professores podem expandir as fronteiras de aprendizado, usando um vídeo, o tour virtual de um museu, jogos interativos, fotos e muito mais.

Pense em como a tecnologia influencia em sala de aula nas escolas rurais ou de cidades pequenas que estão longe dos grandes centros urbanos.

Com acesso a internet e computadores disponíveis, os alunos podem aprender sobre história, geografia, economia, sustentabilidade, etc.

Além disso, com recursos como os aplicativos de videoconferência (ex: Google Meet), especialistas podem fazer palestras para os alunos, aproximando-os de novas experiências.

Assista ao nosso Safetalk #003  e entenda tudo sobre o tema: ‘Inovação social: como a tecnologia na educação pode mudar realidades?’:

4. Incentiva o autoaprendizado

Outro ponto que evidencia como a tecnologia influencia em sala de aula é no incentivo ao autoaprendizado.

Em uma turma, o aprendizado nunca acontece de maneira igual para todos. Aqueles que têm mais dificuldades ficavam facilmente para trás no passado.

Hoje, com a tecnologia, esses alunos podem rever o conteúdo da sala de aula, ter acesso a materiais extra e exercícios online para testar o aprendizado.

Dessa forma, o aluno pode usar seu tempo extraclasse para reforçar os conteúdos mais difíceis e se manter no mesmo nível da turma. 

Os alunos que gostam de desafios e tem curiosidade também podem ser orientados pelo professor sobre onde encontrar outros materiais ricos sobre o tema da aula.

5. Ajuda a criar técnicas inovadoras de ensino

A tecnologia não muda apenas a maneira como acessamos as informações disponíveis na internet. Ela também muda a maneira como os professores podem ensinar.

É através da tecnologia que as escolas podem implementar o ensino híbrido ou a sala de aula invertida, dando mais protagonismo aos alunos.

Dessa forma, os professores podem criar técnicas inovadoras de ensino, a partir do feedback dos alunos em relação às aulas.

Com esse retorno, o professor pode ajustar rapidamente a dinâmica das aulas, a compreensão do material e o ritmo de ensino. 

Assim, os professores conseguem criar técnicas 100% personalizadas para cada turma e os alunos conseguem se ver em um papel mais ativo na sala de aula.

Leia também: 15 exemplos de TICS na educação e dicas de como usar em sala de aula.

Entendeu os benefícios da tecnologia na educação?

As maneiras como a tecnologia influencia em sala de aula são diversas e vão além da lista acima. Mas a partir desses cinco pontos, é possível planejar quais tecnologias podemos usar em sala de aula.

Os benefícios são visíveis e, ao que tudo indica, a tecnologia estará cada vez mais presente na educação. 

Quer dar o próximo passo no rumo da inovação? Conheça o Google Workspace for Education.

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados