como-dar-aulas-online-ao-vivo-google-meet

Como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet?

Precisa se encontrar com seus alunos, mas não sabe como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet? Então este post é para você!

Criar uma criar uma sala no Google Meet é fácil, rápido e sua turma terá a melhor experiência não só para assistir, mas também para interagir com você.

O Meet é um aplicativo gratuito do Google para fazer videoconferências (voz e vídeo) ou apenas chamadas de voz

Com ele, você pode fazer aulas online de até 60 minutos com até 100 pessoas ao mesmo tempo, usando a versão gratuita do app.

Como professor, você pode fazer suas aulas online pelo celular ou pelo computador. Se a sua intenção é passar uma apresentação para os alunos, recomendamos que use o computador.

Os alunos, por sua vez, têm a mesma liberdade para assistir às aulas online — eles podem se conectar por um computador, celular ou tablet. 

Agora que você já conhece um pouco do aplicativo, continue lendo e aprenda como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet.

Passo a passo: como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet

Além de explicar a parte técnica de como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet, também vamos acrescentar etapas de planejamento importantes para que sua turma consiga aprender o conteúdo. 

Veja a seguir o passo a passo de como utilizar o Google Meet:

1. Separe seus equipamentos digitais

O primeiro passo de como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet é ter os equipamentos técnicos a disposição e funcionando.

Caso você tenha um tablet, um smartphone e um computador, escolha aquele que tem o melhor desempenho.

Como destacamos acima, se você precisar compartilhar a tela, por exemplo, para fazer uma apresentação, o melhor é estar no computador. Assim, você tem mais agilidade para ativar os recursos, ver os comentários dos alunos, etc.

Para aulas mais explicativas e que não terão outros recursos além da fala, é possível usar algum dispositivo móvel como smartphone ou celular.

2. Cheque a conexão com a internet

Para evitar que a conexão caia ao tentar dar aulas online ao vivo pelo Google Meet, faça uma verificação antes se está tudo funcionando normalmente.

Confira a velocidade da internet no aplicativo do seu provedor de internet, feche janelas e abas desnecessárias no navegador para que o seu dispositivo concentre o desempenho e a conexão de internet no funcionamento do Meet.

3. Faça um plano de aula

Para que os alunos não se dispersem ao dar aulas online ao vivo pelo Google Meet é importante que você faça um plano de aula organizado e com bom conteúdo.

Antes de começar, repasse com os alunos qual o tema da aula, os tópicos que serão apresentados e os trabalhos e avaliações posteriores sobre o tema, se houver. 

4. Criar a sala no Google Meet

Com a parte de planejamento pronto, a próxima etapa de como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet é criar a sala.

A melhor forma de reunir a turma é agendar a aula online com antecedência para que você não tenha que criar o link na hora.

Para fazer isso, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse a página do Google Meet pelo link: https://meet.google.com/;
  • Clique em ‘Nova reunião’ e escolha ‘Criar uma reunião para depois’ ou ‘Programar no Google Agenda’. 

OBS: a primeira opção gera um link que pode ser enviado para os alunos por e-mail ou chat de mensagens. Se todos na turma usarem a Agenda online do Google, o evento pode ser adicionado a ela já com o link da reunião e com configuração de lembrete para que os alunos não se atrasem.

  • Ao selecionar a opção de programar na Agenda, adicione um título ao evento (ex: aula Biologia), data e horário;
  • Em ‘Detalhes do evento’, estará o link da reunião. Adicione a notificação para os alunos serem avisados do evento minutos antes de começar e inclua uma descrição com orientações gerais, se necessário.
  • Em ‘Convidados’, inclua os e-mails dos alunos da turma para que eles recebam uma notificação de que a aula foi agendada e possam ver todos os detalhes.
  • Finalize a criação da sala de aula clicando em ‘Salvar’ no topo da tela.
Detalhes para criar e programar no Google Agenda.

Pronto! Seguindo as etapas acima você pode dar aulas online ao vivo pelo Google Meet sempre que precisar.

Caso você utilize o Google Sala de Aula, você também pode incluir as aulas na agenda, sem precisar acessar o link direto como acima.

Dentro da turma escolhida, vá até o menu ‘Atividades’ e clique em Google Agenda. Em uma nova aba será aberta a agenda específica da turma em questão.

Tela do aplicativo Google Sala de Aula.

Clique em ‘Criar’ no canto superior esquerdo da tela e preencha todas as informações. Nesse caso, para criar a sala no Google Meet, clique em ‘Adicionar videoconferência do Google Meet’ para que a reunião já seja criada com o link.

Dessa forma, os alunos vão receber com antecedência e conseguir acessar com facilidade o link da sala no horário correto. 

Confira no vídeo abaixo, o tutorial acima na prática para ver a execução de cada etapa de como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet:

Comece hoje a utilizar o Google Meet!

Viu como é fácil aprender como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet? O aplicativo é gratuito e você pode usá-lo à vontade para fazer suas aulas com qualidade para seus alunos.

Outra alternativa que vale a pena é fazer o upgrade para o sistema de gestão escolar Google Workspace for Education

Além de poder fazer aulas com mais pessoas participando ao mesmo tempo, você também poderá gravá-las.

Neste outro post do blog explicamos ‘Como gravar aula no Google Meet: passo a passo + dúvidas’. Leia também e entenda como esse recurso funciona. 

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados