Como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet? [Tutorial]

Precisa se encontrar com seus alunos, mas não sabe como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet? Então este post é para você!

Criar uma criar uma sala no Google Meet é fácil, rápido e sua turma terá a melhor experiência não só para assistir, mas também para interagir com você.

O Meet é um aplicativo gratuito do Google para fazer videoconferências (voz e vídeo) ou apenas chamadas de voz

Com ele, você pode fazer aulas online de até 60 minutos com até 100 pessoas ao mesmo tempo, usando a versão gratuita do app.

Como professor, você pode fazer suas aulas online pelo celular ou pelo computador. Se a sua intenção é passar uma apresentação para os alunos, recomendamos que use o computador.

Os alunos, por sua vez, têm a mesma liberdade para assistir às aulas online — eles podem se conectar por um computador, celular ou tablet. 

Agora que você já conhece um pouco do aplicativo, continue lendo e aprenda como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet.

Passo a passo: como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet

Além de explicar a parte técnica de como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet, também vamos acrescentar etapas de planejamento importantes para que sua turma consiga aprender o conteúdo. 

Veja a seguir o passo a passo de como utilizar o Google Meet:

1. Separe seus equipamentos digitais

O primeiro passo de como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet é ter os equipamentos técnicos a disposição e funcionando.

Caso você tenha um tablet, um smartphone e um computador, escolha aquele que tem o melhor desempenho.

Como destacamos acima, se você precisar compartilhar a tela, por exemplo, para fazer uma apresentação, o melhor é estar no computador. Assim, você tem mais agilidade para ativar os recursos, ver os comentários dos alunos, etc.

Para aulas mais explicativas e que não terão outros recursos além da fala, é possível usar algum dispositivo móvel como smartphone ou celular.

2. Cheque a conexão com a internet

Para evitar que a conexão caia ao tentar dar aulas online ao vivo pelo Google Meet, faça uma verificação antes se está tudo funcionando normalmente.

Confira a velocidade da internet no aplicativo do seu provedor de internet, feche janelas e abas desnecessárias no navegador para que o seu dispositivo concentre o desempenho e a conexão de internet no funcionamento do Meet.

3. Faça um plano de aula

Para que os alunos não se dispersem ao dar aulas online ao vivo pelo Google Meet é importante que você faça um plano de aula organizado e com bom conteúdo.

Antes de começar, repasse com os alunos qual o tema da aula, os tópicos que serão apresentados e os trabalhos e avaliações posteriores sobre o tema, se houver. 

4. Criar a sala no Google Meet

Com a parte de planejamento pronto, a próxima etapa de como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet é criar a sala.

A melhor forma de reunir a turma é agendar a aula online com antecedência para que você não tenha que criar o link na hora.

Para fazer isso, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse a página do Google Meet pelo link: https://meet.google.com/;
  • Clique em ‘Nova reunião’ e escolha ‘Criar uma reunião para depois’ ou ‘Programar no Google Agenda’. 

OBS: a primeira opção gera um link que pode ser enviado para os alunos por e-mail ou chat de mensagens. Se todos na turma usarem a Agenda online do Google, o evento pode ser adicionado a ela já com o link da reunião e com configuração de lembrete para que os alunos não se atrasem.

  • Ao selecionar a opção de programar na Agenda, adicione um título ao evento (ex: aula Biologia), data e horário;
  • Em ‘Detalhes do evento’, estará o link da reunião. Adicione a notificação para os alunos serem avisados do evento minutos antes de começar e inclua uma descrição com orientações gerais, se necessário.
  • Em ‘Convidados’, inclua os e-mails dos alunos da turma para que eles recebam uma notificação de que a aula foi agendada e possam ver todos os detalhes.
  • Finalize a criação da sala de aula clicando em ‘Salvar’ no topo da tela.
Detalhes para criar e programar no Google Agenda.

Pronto! Seguindo as etapas acima você pode dar aulas online ao vivo pelo Google Meet sempre que precisar.

Caso você utilize o Google Sala de Aula, você também pode incluir as aulas na agenda, sem precisar acessar o link direto como acima.

Dentro da turma escolhida, vá até o menu ‘Atividades’ e clique em Google Agenda. Em uma nova aba será aberta a agenda específica da turma em questão.

Tela do aplicativo Google Sala de Aula.

Clique em ‘Criar’ no canto superior esquerdo da tela e preencha todas as informações. Nesse caso, para criar a sala no Google Meet, clique em ‘Adicionar videoconferência do Google Meet’ para que a reunião já seja criada com o link.

Dessa forma, os alunos vão receber com antecedência e conseguir acessar com facilidade o link da sala no horário correto. 

Confira no vídeo abaixo, o tutorial acima na prática para ver a execução de cada etapa de como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet:

Comece hoje a utilizar o Google Meet!

Viu como é fácil aprender como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet? O aplicativo é gratuito e você pode usá-lo à vontade para fazer suas aulas com qualidade para seus alunos.

Outra alternativa que vale a pena é fazer o upgrade para o sistema de gestão escolar Google Workspace for Education

Além de poder fazer aulas com mais pessoas participando ao mesmo tempo, você também poderá gravá-las.

Neste outro post do blog explicamos ‘Como gravar aula no Google Meet: passo a passo + dúvidas’. Leia também e entenda como esse recurso funciona. 

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.