Como gravar aula no Google Meet: passo a passo + dúvidas

Aprender como gravar aula no Google Meet é uma forma simples de criar uma biblioteca digital das suas aulas para os alunos conseguirem revisar a matéria. Além disso, é útil também para os alunos que faltaram poderem ter acesso às explicações.

Como os arquivos ficam salvos no Drive pessoal do professor, os arquivos das aulas podem ser compartilhados facilmente por um link ou no Google Classroom.

Tem dúvidas sobre essa função e quer aprender como gravar uma chamada de vídeo? 

Continue lendo este post e aprenda o passo a passo de como gravar uma aula no Google Meet.

Aprenda como gravar uma aula no Google Meet [tutorial]

Antes de detalhar o passo a passo de como gravar uma aula no Google Meet é importante saber que o recurso de gravação está disponível apenas para as contas que usam o Google Workspace for Education.

Caso você utilize uma conta Google gratuita, não será possível gravar uma vídeo chamada.

A gravação está disponível nas seguintes edições (pagas) do Google Workspace for Education:

  • Education Fundamentals;
  • Education Standard;
  • Teaching and Learning Upgrade;
  • Education Plus.

Outros dois detalhes importantes na hora de utilizar o recurso são:

– Esteja em um computador para conseguir gravar a aula no Google Meet. A opção de gravação não aparece se você estiver acessando de um smartphone ou tablet;

– Para conseguir gravar o conteúdo, acesse a sala criada para a aula, inicie a apresentação compartilhando sua tela com a apresentação e só depois comece a gravar.

Agora que você sabe os requisitos de como gravar uma aula no Google Meet, vamos ao passo a passo. 

Iniciar e parar uma gravação

1. Acesse o aplicativo do Meet pelo link https://meet.google.com/ e clique em iniciar ou participar de uma reunião. 

2. Quando todos estiverem presentes na sala de aula online e sua apresentação compartilhada na tela, clique na opção Mais (ícone de três pontinhos no canto inferior direito da tela) e depois selecione a opção ‘Gravar a reunião’.

3. Na tela vai aparecer uma caixa de mensagem chamada ‘Pedir consentimento’. Clique em ‘Aceitar’. É importante que você fale antes de começar a gravação que a aula será gravada. 

OBS: os alunos vão receber uma notificação em suas telas avisando que a gravação começou. Eles também recebem uma notificação quando a gravação é interrompida ou finalizada. 

4. Faça toda a aula online e para parar a gravação, é só clicar nos três pontinhos novamente para abrir o menu de opções de configuração e clicar em ‘Interromper gravação’.

5. Confirme a finalização da aula clicando outra vez em ‘Interromper gravação’.

6. Será necessário esperar enquanto o sistema do Meet salva a aula. Um arquivo é gerado e salvo automaticamente na seção ‘Meu Drive’ no Google Drive da conta do organizador da videochamada, no caso, o professor responsável pela aula. 

7. Como organizador, o professor também recebe um link da gravação, assim como o usuário que começou a gravação, se forem pessoas diferentes.

Pronto! Esse é o passo a passo de como gravar uma aula no Google Meet.

Quer ver essas etapas na prática? Confira o tutorial no vídeo abaixo:

O passo a passo para iniciar e parar uma gravação no Google Meet não tem segredo. E as restrições de quem pode executá-la são uma forma de proteger as informações da escola, bem como a privacidade dos alunos.

Confira a seguir, as respostas para dúvidas frequentes sobre a gravação de aulas no Meet.

Dúvidas frequentes sobre gravar uma videochamada

1. Quem pode gravar uma aula no Google Meet?

Como explicamos acima, a limitação do recurso ‘Gravar a reunião’ acontece por motivos de segurança

As escolas precisam oferecer um ambiente controlado, onde apenas alunos e professores tenham acesso. 

Então, até para um professor poder usar o recurso da sua conta precisa estar autorizado pelo Administrador do Google Workspace for Education da escola.

Dessa forma, podem ativar a gravação: 

  • o professor que organiza a reunião;
  • outros professores da mesma escola do organizador.

Uma pessoa convidada para a aula, por exemplo, mas que não faz parte da escola, alunos e outros participando via tablet ou celular só visualizam a notificação de início e fim da gravação. Eles não conseguem executar nenhuma ação que interfira na gravação. 

2. Quais edições do Google Workspace for Education permitem gravação?

O recurso de gravação está disponível nas seguintes edições do Google Workspace for Education:

  • Education Fundamentals (para usuários com licença de “professor”);
  • Education Standard;
  • Teaching and Learning Upgrade;
  • Education Plus (para usuários com licença de “professor” ou “aluno”).

Leia também: Como implementar o Google for Education na sua instituição de ensino em 4 etapas. 

3. O que fica salvo ao gravar uma chamada de vídeo?

Tudo que o professor que está dando a aula fala e apresenta na tela é salvo. Basta seguir o passo a passo de como gravar uma aula no Google Meet corretamente. 

O arquivo que é gerado pelo Meet é salvo na pasta do Google Drive do professor que organizou a videochamada para ser compartilhado posteriormente. 

Quando a aula é marcada no app Agenda, o link da gravação é atualizado na descrição do evento automaticamente.  

4. Como o professor pode compartilhar a gravação da aula?

Aula finalizada, é hora de compartilhar o link com os alunos que faltaram, certo?

Para fazer isso, abra o seu Google Drive e clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo da aula. 

Clique na opção ‘Compartilhar’ do menu suspenso e na caixa de diálogo que irá abrir você pode:

– incluir os e-mails dos alunos com os quais deseja compartilhar o arquivo e enviar uma mensagem direita;

– copiar o link do arquivo da gravação e compartilhar por e-mail, chat ou no Google Classroom.

5. Como fazer o download da gravação?

A melhor opção para os alunos assistirem ou reassistirem às aulas é fazer o download do arquivo em seus computadores.

O professor pode ensinar esse passo a passo que é bastante simples. Basta selecionar o arquivo e clicar nos três pontinhos no canto superior direito da tela para abrir o menu de opções.

Escolha a opção ‘Fazer download’, selecione a pasta onde vai salvar o arquivo. O download vai começar e o arquivo estará disponível para o aluno assistir. 

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