Se a tecnologia ajuda tantas empresas, é natural que também seja uma importante aliada das instituições de ensino e seus alunos.
E tanto isso é verdade que cada vez mais ferramentas, aplicativos e soluções educacionais tecnológicas têm sido criadas.
Neste post, vamos mostrar como a tecnologia ajuda na educação, para que você possa se inspirar nessas informações e aproveitar essa ajuda também em seus projetos educacionais.
Leia também: Uso de aplicativos em sala de aula: veja 5 dicas incríveis
10 formas de como a tecnologia ajuda na educação
1- Aprendizagem assíncrona
Este é um nome complicado que quer dizer: aprender cada um no seu momento.
Isto é: por meio de tecnologias em nuvem, videoconferência (que pode ser gravada), exercícios online e outros materiais, o professor pode passar conteúdos diversos e até provas e cada aluno aprende na hora que for mais interessante para ele.
Veja também: Aprenda o modo mais fácil e prático de como fazer videoconferência
2- Educação aberta
Outra das maneiras como a tecnologia ajuda na educação é proporcionando a possibilidade de que algumas instituições de ensino pratiquem o conceito de educação aberta.
Do que se trata? Não são cursos online de educação a distância. Mas a disponibilização de aulas gravadas, materiais e apresentações usadas pelos professores, de acesso livre para quem quiser estudar por sua conta.
Uma das instituições de ensino pioneiras na educação aberta foi o MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Acesse aqui os materiais livres dessa instituição: MIT open courses
3- Educação mais divertida e interessante
Realidade virtual, gamificação, vídeos de todos os tipos. A tecnologia em nuvem e o acesso ágil e barato à internet, somados à grande quantidade de aplicativos para criação de apresentações e conteúdos, permitem que os professores tornem o aprendizado bem mais interessante e divertido.
Conteúdos interativos e muitas vezes surpreendentemente didáticos tornam o aprender um prazer para alunos e professores.
Veja o tipo de conteúdo que os alunos podem achar na internet com o Aplicativo Google Arts & Culture, por exemplo:
4- Acesso à educação
Umas das mais gratificantes formas de como a tecnologia ajuda na educação é a democratização do ensino.
Nunca antes tantas pessoas tiveram acesso a cursos de todos os níveis, dos livres, de extensão, profissionalizantes e superiores até os de pós-graduação, por meio do chamado EAD: Ensino a Distância.
Além de um custo bem mais acessível, o EAD permite que os alunos estudem em casa, sem gastos com deslocamento.
5- Comunicação e feedback mais ágil
Quanto tempo um professor levava, antigamente, para preparar e corrigir provas e depois devolvê-las aos alunos.
Hoje, com o Google Forms, por exemplo, é possível criar provas e exercícios online e enviar aos alunos, compartilhando esses documentos pela nuvem.
Os gabaritos podem ser enviados da mesma forma e os alunos têm um feedback instantâneo de seu desempenho.
Outras ferramentas, como videoconferência e até grupos no WhatsApp pode contribuir da mesma forma para a melhoria da comunicação entre alunos e professores.
6- Gerenciamento mais eficiente de instituições de ensino
Quando falamos em como a tecnologia ajuda na educação, não podemos esquecer das ferramentas de gestão usadas pelas escolas.
Especificamente criadas para instituições de ensino, ajudam a cadastrar alunos, acompanhar seu desempenho escolar, a presença em sala de aula, notas e até pagamentos de mensalidades.
Sem elas, com certeza, as empresas educacionais seriam mais caras e menos eficientes.
7- Acesso a dados de pesquisa mais ricos
Mapas, acervos de fotos em alta definição, músicas, modelos 3D, animações e simulações, vídeos, trabalhos científicos, bibliotecas de universidades.
A quantidade de materiais ricos que se pode encontrar na internet é fantástica.
E tudo isso está à disposição dos alunos para que façam pesquisas de alto nível, com alguns cliques de seus mouses.
8- Grupos de estudo colaborativo online
Estudar em grupo é muito mais produtivo e menos cansativo.
Os alunos compartilham opiniões, ideias, materiais de estudo e resumos. Uns ensinam para os outros, o que é uma das formas mais eficientes de aprender.
Softwares para a criação de grupos de discussão colaborativos online e fóruns, como o Groups, podem ser bastante úteis para aqueles alunos que querem aprimorar seus conhecimentos juntos.
Assim, podem manter as conversas guardas e os materiais compartilhados todos salvos e fáceis de achar, em um único lugar.
9- Ferramentas gratuitas de aprendizado
Este é outro ponto importante. Só neste texto, já citamos várias ferramentas de aprendizado gratuitas. Seja para professores, como para escolas ou para alunos.
A cada dia, uma nova tecnologia é criada e, quando se trata de educação, muitas delas são disponibilizadas gratuitamente.
Aproveite todo esse potencial!
10- Melhoria contínua da educação
Por fim, ferramentas de análise de dados permitem estudar a performance dos alunos e relacioná-la com as metodologias de ensino utilizadas.
Assim, é possível descobrir o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
Ferramentas de big data e de análise de dados podem ser usadas para isso. Sempre preservando o sigilo das informações e a privacidade dos alunos.Ficou empolgado com essas dicas? Então, não perca mais tempo, use a tecnologia em prol da educação. Saiba como aqui: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente