Como usar as novas tecnologias na educação

Como usar as novas tecnologias na educação? Confira 6 dicas para potencializar o processo de aprendizado

Os avanços tecnológicos e a transformação digital podem ser importantes aliados do processo de aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e eficiente. 

Mas como usar as novas tecnologias na educação?

Para responder essa pergunta, separamos aqui 6 dicas que vão te ajudar a implementar soluções tecnológicas na sala de aula para otimizar o ensino e potencializar os aprendizado dos alunos.

Leia também: Conheça um software para organização de sala de aula usado por 30 milhões de pessoas

6 dicas de como usar as novas tecnologias na educação

1 – Faça um diagnóstico das necessidades da escola

A primeira dica de como usar tecnologia na educação consiste em fazer um diagnóstico das atuais necessidades da instituição de ensino em relação ao uso de soluções tecnológicas.

É importante ter um panorama do que poderia ser melhorado com a implementação de novas tecnologias, além de apontar quais tecnologias específicas precisariam ser implementadas.

Ou seja, de quais soluções tecnológicas a instituição necessita e quais seriam realmente efetivas e relevantes para o processo de aprendizado.

2 – Sensibilize docentes e discentes

Não há como usar as novas tecnologias na educação se alunos e professores não estiverem devidamente sensibilizados quanto a necessidade dessa implementação.

Toda novidade tende a causar estranheza e certa resistência em um primeiro momento. Por isso, é preciso fazer uma boa gestão de mudança, nessa hora.

Tendo isso em vista, busque conscientizar docentes e discentes sobre os benefícios do uso de soluções tecnológicas no processo educacional.

Dentre tais benefícios, podemos citar: 

  • Maior engajamento dos alunos;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior proximidade entre professor e aluno;
  • Estímulo à busca pelo conhecimento;
  • Aulas mais dinâmicas;
  • Diminuição da evasão escolar.

Saiba mais: Google para professor: da sala de aula virtual aos computadores

3 – Desenvolva projetos de pesquisa na internet

Nesta dica de como usar tecnologia na educação, é interessante desenvolver projetos que estimulem o uso da internet como ferramenta de pesquisa.

Há uma infinidade de conteúdos disponíveis na rede. Cabe ao profissional de educação ensinar os alunos a filtrar esses conteúdos, selecionando bem as fontes de informação e verificando a veracidade dos fatos.

Além disso, em se tratando de pesquisas na internet para fins acadêmicos, é de extrema importância que os alunos aprendam a respeitar os direitos autorais dos conteúdos pesquisados, evitando o famigerado Ctrl+C e Ctrl+V e dando os devidos créditos aos autores originais.

4 – Aposte na gamificação

Para muitos professores e pedagogos que querem saber como usar as novas tecnologias na educação, apostar na gamificação é uma resposta bem interessante.

O uso de jogos digitais pode despertar maior interesse dos alunos no conteúdo que está sendo ensinado, aumentando o engajamento e a motivação em aprender.

Existem diversos aplicativos com jogos pedagógicos para estimular o aprendizado de maneira lúdica e mais atraente. Esses games podem ajudar no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a formação dos alunos.

A gamificação é uma estratégia que potencializa a absorção dos conteúdos passados em sala de aula e é capaz de melhorar significativamente os resultados dos estudantes.

5 – Utilize as redes sociais para fins pedagógicos

As redes sociais também são recursos tecnológicos que podem ser aliados da educação, servindo como um canal de comunicação entre alunos e professores.

Além disso, é possível utilizar as redes sociais como um espaço para troca de informações e compartilhamento de conteúdos relacionados ao que está sendo ensinado na sala de aula.

6 – Incentive a formação continuada dos profissionais de educação

Encerrando as nossas dicas de como usar tecnologia na educação, é fundamental que professores e pedagogos estejam devidamente preparados para incorporar as soluções tecnológicas no processo de aprendizado.

Nesse sentido, busque incentivar a formação continuada dos profissionais de educação a fim de capacitá-los para lidar com as novas tecnologias implementadas.

Não há como usar tecnologia na educação se a equipe pedagógica não estiver apta e disposta a enfrentar a reconfiguração das práticas educacionais.

Dessa forma, promova cursos, palestras e workshops sobre a implementação de tecnologias no contexto educacional e capacite seus profissionais de ensino.

Essas foram as nossas 6 dicas essenciais de como usar novas tecnologias na educação. O que você achou delas?

Tentar fugir dos avanços tecnológicos é remar contra a maré. Portanto, utilize a tecnologia a favor do ensino e potencialize o aprendizado dos alunos.

A Safetec pode ajudar sua escola a usufruir de todos os avanços da tecnologia.

Para isso a Safetec conta com o melhor da educacional, incluindo softwares e hardwares, que você pode empregar em sua escola, utilizando as soluções Google para Educação.Veja mais neste post: Google Educacional: tecnologia potencializando o aprendizado ao máximo

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn