como-usar-chromebook-nas-escolas

Como usar o Chromebook nas escolas?

A tecnologia como ferramenta educacional está revolucionando o ensino e aprendizagem dos alunos. O Chromebook é uma dessas ferramentas, mas como usar o Chromebook nas escolas na prática?

Muitos professores conhecem o Chromebook nas escolas, mas saber usar seus recursos é importante para aproveitar ao máximo o equipamento.

O Chromebook é um tipo de notebook que funciona conectado à internet e faz todo o armazenamento de informações na nuvem.

O sistema Chrome OS foi desenvolvido pelo Google e todos os recursos contidos no Chromebook também são do Google como: Drive, Agenda, Chat, Meet, Google Classroom, entre outros.

Quando o uso do Chromebook e a solução Google for Education são implementados em conjunto, a escola consegue gerenciar em massa o computador de todos os alunos.

Isso significa que é possível bloquear temporariamente funções para todos, como acessar o navegador durante a prova ou uma explicação na aula. 

Quer saber mais sobre como usar o Chromebook nas escolas e as vantagens dos equipamentos nas salas de aula? 

Continue lendo que explicamos tudo neste post! Boa leitura!

Como usar o Chromebook nas escolas: 5 funções que facilitam as aulas

Como explicamos acima, o sistema do Chromebook funciona conectado a internet e as soluções são todas baseadas na nuvem, ou seja, o computador não tem um HD como os notebooks tradicionais.

Então, usar o Chromebook nas escolas facilita o processo de desenvolver tarefas no meio digital.

Conheça as maneiras de usar o Chromebook na sala de aula:

1. Fazer pesquisa na sala de aula

Tanto no ensino presencial quanto no ensino híbrido é possível usar Chromebook nas escolas para auxiliar nas pesquisas durante as aulas.

O navegador padrão é o Chrome, o que já facilita as pesquisas no Google para buscar informações complementares.

Para que seja uma atividade focada, o professor pode levar tópicos diferentes de pesquisa para cada aluno ou grupo de alunos pesquisarem.

Depois, os alunos podem apresentar um resumo das suas pesquisas, compartilhando os sites que usou como fonte.

Pelo Chromebook, o professor também pode incluir no plano de aula, atividades para casa e enviar materiais multimídia, textos em pdf e áudios como apoio para o dever de casa.

Aprenda passo a passo ‘Como montar um plano de aula para ensino híbrido sem complicação’.

2. Responder atividades online

Também é possível usar o Chromebook nas escolas para que os alunos respondam às atividades online.

Os professores podem usar um aplicativo que vem no sistema chamado Google Classroom, onde conseguem montar diferentes tipos de atividades que podem ter um teste anexo, uma pergunta, um material de apoio, etc.

As atividades online podem valer nota ou não. Então, se for necessário, os Chromebooks podem ser colocados em modo offline temporariamente até os alunos finalizarem as respostas.

Caso a escola use o Chromebook e a solução Google for Education em conjunto, o bloqueio e desbloqueio dos equipamentos pode ser aplicado a todos os equipamentos de uma vez.

A ferramenta Formulários também é outra opção para criar provas online, quiz interativo, testes rápidos de múltipla escolha, entre outros formatos.

Tudo isso sem precisar imprimir nenhum papel e com a vantagem de conseguir avaliar os alunos à distância. 

Leia também: Como criar provas no Google Forms: GUIA passo a passo.

3. Acessar materiais multimídia complementares

Outra forma de usar o Chromebook nas escolas é para acessar materiais multimídia complementares a aula.

Texto ou livros em PDF, vídeos, podcast e fotos são fontes de informação que ajudam os alunos a reforçar o conteúdo aprendido na aula.

O professor pode incluir esses materiais nas atividades para casa, durante a aula e até como base para trabalhos em grupo.

A internet é um espaço rico, mas onde os alunos se distraem facilmente. Por isso, é importante que o professor faça uma primeira curadoria de materiais.

Assim, os alunos aprendem o tema e depois conseguem fazer pesquisas extras mais eficientes para um trabalho ou para responder o dever de casa.

4. Participar de aulas remotas de casa

Outro forma de usar o Chromebook nas escolas, principalmente nesta época de pandemia, é para fazer aulas remotas.

Como todos os alunos têm o mesmo equipamento e o professor também, fazer um plano de aula EAD e executá-lo fica mais fácil.

O Google Meet é o aplicativo padrão do Chromebook para fazer videoconferências e chamadas de voz. 

Para se ter uma ideia, o plano gratuito do Google Workspace for Education — o Essentials — permite fazer chamadas com até 100 participantes.

Então, se a sua instituição adota o ensino híbrido, usando o Chromebook nas escolas o canal de comunicação com os alunos fica rápido, prático e seguro.

5. Colaborar em trabalhos em grupo

Entre as ferramentas Google para educação temos o Documentos, Planilhas e Apresentações — é a versão do Google equivalente ao Word, Excel e Powerpoint da Microsoft.

Todos eles estão integrados ao sistema do Chromebook. Dessa forma, os alunos podem trabalhar em grupo e editarem o mesmo documento ou apresentação em conjunto.

Eles podem fazer comentários na parte dos colegas, sugerir edições, acrescentar informações e todos os membros conseguem ver o que foi alterado.

Os alunos também podem se reunir online, compartilhar a tela do computador através de uma chamada no Meet e conversarem ao vivo, editando seus trabalhos.

Uma forma ágil e prática da turma conseguir trabalhar em conjunto, mesmo não estando na sala de aula.

Gostou das vantagens dos Chromebooks em sala de aula?

Aprender como usar o Chromebook nas escolas traz inúmeras vantagens para a dinâmica na sala de aula e enrique o aprendizado dos alunos.

O Chromebook e a solução Google for Education são aliados para criar uma gestão escolar mais assertiva e gerenciável tanto presencial quanto de forma remota.

Conheça mais vantagens dos Chromebooks em sala de aula e porque ele é o melhor investimento que sua escola pode fazer no vídeo abaixo:

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados