o que é educação 5.0

Educação 5.0: o que é e a importância dessa evolução no sistema educacional

A educação 5.0 já é uma realidade para muitos países, mas ainda muito embrionária no Brasil. Disputando, assim, espaço com elementos da educação 3.0 e 4.0.

Sabemos que a escola é um reflexo da sociedade e, naturalmente, ela deve evoluir para englobar as inovações e mudanças de comportamento. Não faz sentido, por exemplo, hoje, mantermos um método de ensino exclusivamente com lousa, livros e o professor como único detentor do conhecimento.

Afinal os meios de interações são mais tecnológicos, desde a forma com a qual o indivíduo acorda, até os canais de relacionamento. E é exatamente nesse cenário que nasce a educação 5.0, com uma mescla das evoluções anteriores, mas incluindo comportamentos e preocupações da sociedade atual.

Vamos entender melhor como ocorreram e quais mudanças nos trouxeram para esse novo modelo de educação?

(R) Evolução da educação

Para compreender a educação 5.0 é preciso sabermos como chegamos até aqui, certo? O primeiro ponto é que cada uma das “fases” ocorreram devido a mudanças da sociedade e mais especificamente àquelas proporcionadas pelas revoluções industriais que ocorreram até hoje.

Então, vamos analisar rapidamente cada uma delas e seus principais pontos na educação:

  • 1ª Revolução Industrial – Educação 1.0 – Professor é a principal fonte de conhecimento e a transmissão ocorre de forma unilateral, por meio do ensino tradicional;
  • 2ª Revolução Industrial – Educação 2.0 – Começo dos canais de comunicação e início de uma educação levemente colaborativa;
  • 3ª Revolução Industrial – Educação 3.0 – Era da automação, com maior estímulo a trocas, à criatividade e à participação dos alunos. Papel do professor é mais colaborativo;
  • 4ª Revolução Industrial – Educação 4.0 – Por fim, chegamos a Era da Conexão! Os professores passam a precisar receber conhecimento sobre processos digitais, tanto quanto passam adiante. Os alunos também assumem um papel mais ativo, com o “aprender a aprender” e o “aprender a fazer”. No final do século XX temos, portanto, o aprendizado maker, que utiliza a prática como principal canal de aprendizagem.

 

E, por fim, chegamos à 5ª Revolução!

O que é a educação 5.0?

A educação 5.0 é uma consequência da 5ª Revolução Industrial,  baseada no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia japonês. A ideia era aproveitar o boom tecnológico para melhorar a sociedade. Não estamos falando apenas de um desenvolvimento econômico, mas social, cultural e ambiental.

Estamos acostumados a vivenciar revoluções que visam a economia, corrida por ferramentas e estratégias cada vez mais eficientes. Mas acabamos deixando de lado o bem-estar da população, os recursos naturais e a cidadania.

Na educação 5.0 devemos conciliar o avanço tecnológico com as responsabilidades humanas, sociais e ambientais.

De forma resumida, a educação 5.0 é uma evolução da 4.0 e visa reconectar os indivíduos com a natureza e o meio. Além de aumentar a eficiência profissional e econômica, surge também a preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida dos indivíduos.

Para isso, utilizamos as inovações tecnológicas técnicas unidas à soft skills, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e metacognitivas.

Como funciona a educação 5.0, na prática?

educação 5.0

Como você já deve imaginar, a ideia de que o aluno é o único protagonista do seu ensino deve ser atualizada. Afinal, precisamos do conhecimento colaborativo e de trocas mais profundas entre professores e alunos.

O professor, na educação 5.0, é o principal guia para ajudar no desenvolvimento de habilidades técnicas e voltadas para a colaboração com a sociedade. E os conhecimentos passados precisam abordar tecnologia, empreendedorismo, meio ambiente, segurança, etc.

Mas e em relação a habilidades? O que um professor precisa desenvolver para se adaptar à educação 5.0?

O que um professor 5.0 precisa ter?

  • Incentivar as habilidades socioemocionais

Inteligência emocional é uma das principais habilidades que precisam ser desenvolvidas na era 5.0. Um professor deve, portanto, além de ter esse conhecimento, incentivá-lo nos seus alunos.

A ideia é auxiliar no conhecimento e gestão dos próprios sentimentos e das emoções alheias. Dessa forma, eles poderão conviver em sociedade com mais ética, empatia, resiliência e responsabilidade.

  • Ter alta habilidade com ferramentas digitais

Esse já era um requisito da educação 4.0. Mas, hoje, além de conhecer as diversas ferramentas e formas de interação digitais, o professor precisa dominar esse tema e ter fluência em tecnologia.

  • Apresentar habilidades de adaptação

O item anterior, como você deve imaginar, não é uma habilidade estática. Aliás, essa é uma palavra que não combina com a educação 5.0. Afinal, ela demanda dinamismo, evolução e inovação.

Naturalmente, o professor 5.0 precisa ter a habilidade de se adaptar e absorver essas inovações que surgem a todo momento. Os profissionais que possuem dificuldade em aceitar mudanças e procurar novos saberes não conseguirão se adequar a era 5.0.

Podemos concluir, portanto, que a evolução demandada começa no indivíduo, no autoconhecimento de suas habilidades e na compreensão de que é preciso evoluir para alterar e melhorar a sociedade na qual está inserido.

Isso vale para os alunos e principalmente para professores, líderes e profissionais da educação!

Como preparar e capacitar os profissionais da educação para o “cargo” de professor 5.0

Para incluir os profissionais da educação na sociedade 5.0 é fundamental treiná-los e capacitá-los. Afinal, vimos que o professor é um dos principais líderes para transmitir os novos elementos da educação 5.0.

Mas antes, claro, eles precisam adquirir as habilidades, técnicas e conhecimentos específicos. Cabe a instituição, portanto, fornecer treinamentos, workshops, palestras, cursos e, principalmente, incentivar que esse profissional adquira de forma independente e aplique esse conhecimento na sala de aula.

Isso quer dizer que estamos falando de uma revolução que começa na base da instituição. A inserção na educação 5.0, portanto, só ocorrerá com gestores inovadores, atualizados e empenhados em investir tempo, planejamento e capital para torná-la real!

Por que as instituições precisam incluir as evoluções relacionadas à educação 5.0?

professor 5.0

Falamos acima que as evoluções do ensino precisam caminhar lado a lado com as mudanças da sociedade. Afinal, hoje, sabemos que as instituições não são responsáveis apenas por ensinar adição, capitais e moléculas.

Elas precisam colaborar para o desenvolvimento de um indivíduo social. Incluindo os requisitos profissionais, mas também aqueles que envolvem a sua participação e interação na comunidade.

Se pensarmos que esse ser em formação vive grande parte do seu tempo na escola, é natural que as lições evoluam para adaptar-se às mudanças.

Escolas que não incluem tecnologia, pesquisa, incentivo ao pensamento crítico, conhecimentos sociais e ambientais, hoje, falham como local de formação. Afinal, os alunos não estarão preparados para enfrentar os desafios atuais e tão pouco os futuros.

Além, é claro, da questão competitiva. Incluir as demandas da educação 5.0 é um diferencial extremamente importante para conquistar responsáveis e estudantes. Essa adequação pode ser um determinante no momento da escolha da melhor instituição de ensino.

Como colocar a sua escola na educação 5.0?

Se existe um hiato entre as evoluções na educação, como as instituições podem trabalhar para diminuí-lo? E, principalmente, por onde começar?

Que tal com as ferramentas Google? Que unem praticidade com alta tecnologia para facilitar a rotina das escolas e incluir a tecnologia de uma forma dinâmica e criativa. Inclusive, temos inúmeras ferramentas voltadas para educação no Google for Education.

Não conhece?

O que é Google for Education?

O Google for Education é uma solução desenvolvida pela gigante da tecnologia com o objetivo de facilitar o aprendizado e o ensino.

Ele fornece um conjunto de aplicativos voltados para educação que podem ser usados desde o setor administrativo até a sala de aula.

A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn