15 Exemplos de tics na educação e como usar na prática

Qual o jovem ou criança, hoje em dia, que já não sabe tudo sobre smartphones e conexão com a internet e usa esses recursos diariamente?

Com o avanço da transformação digital, essas tecnologias são cada vez mais acessíveis e fazem parte do cotidianos dos estudantes de uma maneira muito intensa.

Dessa forma é imprescindível que elas sejam encaradas como agentes facilitadores no processo de ensino e aprendizagem. 

Você sabe o que são TICs, as chamadas “Tecnologias da Informação e Comunicação”?

Neste post, além de entender melhor esse conceito, você conhecer alguns exemplos de TICs na educação. Esse pode ser o primeiro passo para adotar o uso de tecnologia na sala de aula.

Ao entender que nos dias de hoje, a educação anda de mãos dadas com a tecnologia, iremos ter uma noção da importância em adotar o ensino híbrido e outras práticas ligadas à tecnologia digital dentro das instituições.

Com as TICs sendo utilizados como instrumento pedagógico, não importa a idade, aprender os conteúdos ficará mais lúdico e até mesmo divertido. Afinal, esse ambiente virtual é um espaço onde os estudantes se sentem à vontade!

As TICs, quando são inseridos no planejamento de uma aula, tendem a aguçar o interesse e a criatividade que estava presa na mente, mas que agora, ganhou liberdade e mais recursos para se desenvolver.

Leia mais: 5 exemplos de tecnologia na educação infantil que você precisa conhecer

Afinal, o que são as TICs?

É é uma abreviação que traz como significado “Tecnologias da Informação e Comunicação”.  Trata-se de um grupo de tecnologias que auxiliam na comunicação, incluindo hardwares, como smartphones e microcomputadores, softwares, com aplicativos de troca de mensagem ou teleconferência e tudo mais que pode ser acessado por meio de redes de acesso a dados, como a internet.

Foi somente nos anos 90 que as TICs conquistaram um espaço maior que o esperado dentro dos processos de aprendizado em instituições de ensino.

Hoje, já estamos em meio a chamada Quarta Revolução Industrial, a tecnologia não parou de se desenvolver nos [últimos anos. 

Em meio ao caos frenético dessa evolução, foram surgindo cada vez mais TICs, as tecnologias da informação e comunicação que podem potencializar o interesse e o engajamento dos alunos.

Da década de 90 até os dias de hoje, a educação foi implementando cada vez mais a tecnologia dentro da sala de aula, como forma de ensino complementar.

Usando software poderosos, a tecnologia da informação foi um marco crucial, uma mudança de paradigma na educação. 

Atualmente, uma criança de 5 anos já pode decidir se quer desenvolver um robô ou um game, por meio de um recurso hardware bastante conhecido, que é o Arduíno.

A educação foi uma das grandes beneficiárias com a criação das tecnologias de informação. 

A introdução de disciplinas como robótica, programação e gamificação na educação, evidencia a importância dos avanços tecnológicos.

Quer saber mais sobre o Arduino? Então, dê uma olhada neste vídeo do Manual do Mundo:

Confira alguns exemplos de TICs na educação

Após compreender a definição de TICs, fica mais fácil tentar encontrar os exemplos que se encaixam nessa categoria.

Por ser um tema relacionado a tecnologia, uma grande porcentagem de pessoas tende a acreditar que as TICs são todos os dispositivos eletrônicos de comunicação.

Porém, não é dessa maneira que funciona! Perceba que as TICs são um conjunto de tecnologias que proporcionam acesso à informação e gerando colaboração e interatividade.

Por isso, para encontrarmos exemplos de Tecnologias da Informação e Comunicação, devemos ficar atentos ao seu verdadeiro significado.

Exemplos de TICs que são usados na educação:

  1. Celular;
  2. Tablet;
  3. Computador;
  4. Televisão;
  5. Impressora com scanner;
  6. YouTube;
  7. Câmera fotográfica;
  8. E-mails;
  9. Serviços de streaming;
  10. Wi-fi;
  11. Internet;
  12. Bluetooth;
  13. Pen drives;
  14. Wikipedia;
  15. Sites.

Veja que desses 15 exemplos de TICs na educação, todos podem ser usados dentro de uma instituição de ensino para promover um melhor ensino para os estudantes.

Fazendo o uso de qualquer um desses recursos para apresentar um conteúdo, aleem de aumentar o interesse da turma, pode ser extremamente benéfico para os alunos com necessidades especiais. Afinal, muitos dos TICs tem recursos adaptados para portadores de deficiência.

Veja a importância dos TICs na educação assistindo a este vídeo do Canal Futura:

Por que usar as TICs na educação?

Muitas pessoas ainda banalizam o uso da metodologia na sala de aula, acreditando que a presença de celulares ou tablets apenas dispersa a atenção dos alunos. 

No entanto, já passou o tempo quando os alunos conseguiam se concentrar por mais de 2 horas com um professor somente lendo o livro didático.

O mundo mudou e precisamos nos adaptar a essa nova realidade. 

O fato de o docente ter conhecimento, não faz dele alguém mais sábio que as outras pessoas. Pelo contrário! A base da educação visa a troca mútua de informações e conhecimento. 

Para que uma aula seja didática e os alunos consigam aprender com maior facilidade, é preciso que o professor esteja disposto a se adequar às situações.

Os exemplos de TICs na educação citados acima podem ser facilmente aplicados durante uma aula. 

No entanto, tudo requer planejamento antecipado.

Quer algumas dicas, confira aqui: Passo a passo: como montar um plano de aula para ensino híbrido sem complicação 

Pegando o celular como exemplo de TIC, ele terá inúmeras funções dentro da sala, seja para o aluno ou o professor, veja!

Para o aluno, o celular pode ser útil para:

  • Acessa fontes educacionais para tirar dúvidas; 
  • Carregar uma videoaula de um assunto que não foi compreendido; 
  • Baixar um livro, artigo ou slides para acompanhar a aula.

Utilidade para o professor:

  • Compartilhar um filme;
  • Enviar uma atividade interativa online; 
  • Fazer a lista de frequência dos alunos.

Nada disso nunca havia sido tão simples e fácil de fazer antes do surgimento dos TICs.

Com esses exemplos de TICs na educação, o ensino tradicional, aquele onde o professor escreve no quadro e fala durante horas, pode estar chegando ao fim. Afinal, a tecnologia tem muitas vantagens para o ensino, basta ser usada corretamente.

Leia também: 8 ferramentas para professores: da pesquisa e organização do curso até a sala de aula

A Safetec Educação é uma consultoria especializada em integrar a tecnologia ao seu método de ensino. Contra com uma metodologia própria que já ajudou diversas instituições de ensino.

Clique aqui e descubra como usar TICS em sua organização agora mesmo!