ferramentas-digitais-ensino-remoto

7 ferramentas digitais para ensino remoto gratuitas

A volta às aulas presenciais tem sido um desafio para as escolas e instituições de ensino brasileiras. O ensino híbrido é até agora o mais predominante. Por isso, as ferramentas digitais para ensino remoto são recursos úteis que todo professor deve ter à disposição.

A diretora do Centro de Políticas Educacionais da FGV, Cláudia Costin, afirma que em entrevista à rede CNN que:

“A aceleração da inclusão digital de alunos e professores, que aprenderam a usar outras mídias e esses aprendizados, se bem trabalhados em informações sólidas, podem ajudar muito a escola a se transformar porque não faz sentido voltar para a velha escola”.

Isso indica que a transformação digital na educação vai continuar ainda mais forte no pós-pandemia, fazendo com que as escolas invistam em iniciativas que priorizem a inclusão da tecnologia. 

Quer conhecer novas ferramentas para ensino remoto que ajudam a melhorar o ensino e aprendizagem no dia a dia? Continue a leitura e confira!

Quais as ferramentas digitais utilizadas para ensino remoto?

Listamos nove ferramentas digitais para ensino remoto fáceis de usar e que ajudam em diferentes atividades tanto os professores quanto os alunos.

Conheça cada uma delas e quais vantagens elas trazem.

1. Google Classroom

O Google Classroom (ou Sala de Aula) é uma das opções de ferramentas digitais para ensino remoto que facilita o gerenciamento de turmas.

É bastante útil para os professores, pois além de usar do computador/notebook, também existe a versão em aplicativo para tablets e smartphones. Ou seja, você pode fazer atualizações e responder dúvidas de onde estiver.

Com o Google Sala de Aula, dá para criar um painel de gerenciamento para cada turma que um educador leciona. Funciona como um diário de classe avançado, pois além da presença, existem várias funções. 

Dessa forma, o professor digitaliza a comunicação com os alunos e também pode criar tarefas online, dar nota para as atividades e provas e agendar aulas no calendário para que os alunos acompanhem cada atualização.

O aplicativo é gratuito e para usar basta ter uma conta Google.

2. Trello

A segunda opção da lista de ferramentas digitais para ensino remoto é o Trello, um aplicativo de gerenciamento de projetos.

Ele foi criado para atender a demanda de organização de empresas, mas funciona perfeitamente para os professores gerenciarem tarefas com outros professores, com os alunos e funções individuais.

A estrutura do Trello segue a do tradicional método Kanban que divide a tela em colunas que representam as etapas de um projeto ou trabalho e embaixo de cada uma são incluídos os cartões com as tarefas correspondentes a cada fase. Dê o play no vídeo abaixo:

Os cartões podem ser movidos entre as colunas, marcados com etiquetas, incluir anexos e conter mensagens de orientação. O Trello também é gratuito.

3. Google Docs

No ensino híbrido é fácil o professor se perder entre vários trabalhos e atividades impressas. Para evitar esse problema, o Google Docs é uma das melhores ferramentas digitais para ensino remoto.

O professor pode padronizar o uso da ferramenta para o envio de trabalhos, pois os alunos podem escrever e compartilhar o link do arquivo por e-mail ou colocá-lo direto em uma pasta compartilhada da turma.

Mas um aluno pode ver o trabalho do outro e copiá-lo, não? Essa é uma vantagem importante do Docs, mesmo a pasta sendo acessível a todos os alunos, o documento que ele vai enviar estará compartilhado apenas com o professor. 

Além disso, o Docs tem uma ferramenta de correção, que facilita a revisão dos trabalhos, além de poder deixar comentários com avaliações e dicas para o aluno. 

O Google Docs é integrado com o Google Classroom e todas as outras ferramentas do Google para professores.

4. Jamboard

Já pensou em dar aulas usando um quadro digital? Com o Jamboard, um aplicativo do Google, isso é possível.

O app funciona como um quadro onde o professor pode escrever, fazer desenhos, gráficos como se estivesse usando uma lousa normal.

Essa dinâmica é perfeita para aulas ao vivo, pois ajuda a manter os alunos focados na tela. O professor pode montar o quadro com antecedência e mexer nele durante a explanação. 

Confira as últimas atualizações da ferramenta no vídeo abaixo:

5. Meet

Já que estamos falando de ferramentas digitais para ensino remoto, não poderia faltar uma ferramenta de videoconferência e chamadas de voz, não mesmo? 

O Google Meet é um aplicativo que funciona do computador e também pelo tablet ou smartphone. Ideal para dar aulas online, pois é uma ferramenta fácil de mexer.

A partir de uma conta Google gratuita é possível iniciar chamadas de vídeo ou voz de até 60 minutos com limite de até 100 pessoas. O sistema envia um alerta quando a aula tiver 55 minutos.

Leia mais no artigo: Como dar aulas online ao vivo pelo Google Meet? [Tutorial].

6. KaHoot!

A sexta opção da nossa lista de ferramentas digitais para ensino remoto é o KaHoot! que serve para criar jogos de aprendizagem e organizar sessões de jogos (kahoots) ao vivo.

Uma vantagem é que o professor consegue passar desafios de acordo com o ritmo individual da turma ou de cada aluno. 

Outra vantagem ainda melhor é que a plataforma é gratuita e pode ser baixada no celular ou tablet. 

7. Drive

Já falamos no item #3 de compartilhamento de arquivos e uma das melhores ferramentas digitais para ensino remoto para essa finalidade é o Google Drive.

O Drive é um serviço de armazenamento na nuvem gratuito, onde o professor pode guardar arquivos de diferentes formatos: documentos de texto, PDF, planilhas, apresentações de aulas, fotos, etc.

Nas contas gratuitas do Google, o Drive tem 15 GB de armazenamento, o que já é bastante útil. Mas se a demanda aumentar, dá para comprar espaço. 

Conheça o Google for Education

Gostou de conhecer novas ferramentas digitais para ensino remoto? Se essa é sua realidade de trabalho agora, esses aplicativos vão facilitar a comunicação, as aulas e os estudos dos alunos.

Outra opção de ferramenta para ensino remoto é o Google for Education, uma ferramenta de gestão completa que inclui todas as ferramentas do Google que citamos acima e outras mais.

É uma solução ideal para as escolas e instituições de ensino superior que querem digitalizar tarefas e melhorar a qualidade do ensino.

A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn