ferramentas-digitais-professores

5 ferramentas digitais para professores na sala de aula

Com a expansão da tecnologia, o ensino e aprendizagem dos alunos ganharam o reforço das ferramentas digitais para professores.

Já que eles são responsáveis por preparar as aulas, incluir recursos tecnológicos na pesquisa e no planejamento facilita a rotina de organização dos planos de aula das turmas. 

Além disso, é possível compartilhar algumas ferramentas com os alunos no dia a dia para direcionar suas pesquisas para fontes de informação confiáveis.

E muitos professores já usam esses recursos. Para ser mais exato, 76% dos educadores inserem a tecnologia no processo de aprendizagem de seus alunos.  

Então, se você está em busca de ferramentas digitais para professores que possam agregar no seu trabalho, temos uma lista completa com excelentes sugestões.

Continue a leitura e conheça cada uma e como elas funcionam.

Quais são as ferramentas digitais para professores?

Existem inúmeras ferramentas tecnológicas para professores disponíveis atualmente entre pagas e gratuitas.

Nessa lista, priorizamos os recursos digitais gratuitos ou que tem a opção de plano grátis para uso.

De ferramentas de organização até as que vão facilitar a interação entre as turmas, vamos conhecer cinco ferramentas digitais para professores úteis e fáceis de usar.

1. Portal Domínio Público

O Portal Domínio Público é uma grande biblioteca virtual que reúne obras literárias e científicas de vários autores gratuitamente.

É possível pesquisar materiais disponíveis em imagem, som, texto e vídeo. Até materiais em outros idiomas também estão disponíveis.

Como o nome dessa do site deixa claro, todas as obras são de domínio público ou cedidas pelas pessoas que possuem os direitos autorais das obras.

Essa é uma das ferramentas digitais para professores muito úteis porque serve para encontrar conteúdos interessantes para as aulas e também para os alunos pesquisarem.

O site pode ser usado dentro da sala de aula ou incluído como referência para realização de uma atividade para casa, por exemplo. 

Entre as grandes obras disponíveis estão:

  • ‘A Divina Comédia’ de Dante Alighieri; 
  • poesias de Fernando Pessoa;
  • a bibliografia completa de Machado de Assis
  • as teses de dissertações de vários profissionais da educação e muito mais!

Continua com as aulas a distância por causa da pandemia? Recomendamos a leitura do artigo ‘8 atividades remotas para a educação infantil’ para variar o plano de aulas.

2. Portal Ludo Educativo

E por falar em educação para crianças, outra das ferramentas digitais para professores é o Portal Ludo Educativo.

O site é um portal de jogos educativos com atividades de diversas matérias que fazem parte do Ludo Escola como:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Geografia;
  • Biologia;
  • História, entre outras.

Também existe uma seção ‘Pré-vestibular’ para os alunos que estão se preparando para as provas das universidades e do Enem.

Já no Ludo Educa, a proposta dos jogos é auxiliar no reforço escolar com informações sobre saúde, meio ambiente, idiomas, entre outros temas.

O acesso aos conteúdos do site é gratuito. O projeto surgiu do trabalho do Aptor Games e Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), que é um dos centros da da FAPESP e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Leia também: Jogos eletrônicos na educação: por que incluí-los na sala de aula?

3. Britannica Escola

A Britannica Escola é um projeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), um braço do Ministério da Educação.

Também é uma das ferramentas digitais para professores úteis da nossa lista, pois colabora na hora da pesquisa de materiais para usar na sala de aula.

O site é organizado em categorias de temas, o que facilita a busca. Entre elas, o professor vai encontrar:

  • Artes;
  • Língua e literatura;
  • Ciências da natureza;
  • História;
  • Esportes;
  • Geografia e muito mais.

Dentro do site ainda existe uma videoteca com diversos conteúdos em formato de vídeo, biografias sobre diversas personalidades do Brasil e do Mundo e também jogos educativos.

O acesso aos materiais do site é totalmente gratuito.

Leia também: Como a tecnologia influencia a sala de aula? 5 benefícios para a educação.

4. Loom

Principalmente agora que o ensino a distância é uma realidade por causa da pandemia da Covid-19, repassar informações online é algo rotineiro para os educadores.

Mas nem sempre eles conseguem fazer isso com eficiência e é aí que entra em cena o Loom, mais uma das ferramentas digitais para professores.

O objetivo do Loom é gravar telas. Então, o professor pode montar um modelo de tarefa e explicar passo a passo como fazer em vídeo para os alunos.

O resultado são pequenos tutoriais que mostram a tela principal do computador e a imagem do professor falando aparece em um dos cantos da tela também.

A ferramenta é paga, mas existe um plano gratuito que inclui até 50 usuários e permite fazer 25 vídeos  por pessoa com duração de até cinco minutos.

Perfeito para conseguir melhorar o desempenho dos alunos e evitar dúvidas na execução das atividades.

O Loom pode ser usado em computadores Windows, MAC e em smartphones Android e iOS.

5. Trello 

O Trello é muito conhecido nas empresas por ajudar na organização de projetos.

Mas como uma das ferramentas digitais para professores, o Trello funciona como um ótimo quadro de avisos online.

O site é organizado em colunas e dentro delas podem ser adicionados cartões. Então, cada turma pode ter o seu quadro e dentro dele o professor cria as colunas de repasse necessárias.

Dessa forma, o professor pode concentrar no site todos os lembretes que deseja fazer para pais e alunos.

Por ser fácil de usar, o Trello ajuda os pais a acompanharem seus filhos na educação infantil. A cada atualização, uma notificação pode ser enviada por e-mail.

Já os mais velhos ganham autonomia para gerenciar todos os seus compromissos.

O Trello pode funcionar em paralelo com o WhatsApp da escola como forma de controlar o volume de mensagens no app, permitindo ainda enviar textos mais detalhados.

Dá para usar o Trello pelo computador, fazendo login no site, ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS.

Gostou das dicas de ferramentas tecnológicas para professores?

Com as sugestões de ferramentas digitais para professores acima, suas aulas vão ficar mais ricas e atrativas para os alunos.

E se a sua escola busca ainda mais inovação para o método de ensino, aprendizagem e gestão escolar, precisa conhecer o Google Workspace for Education.

O sistema do Google reúne todos os aplicativos em uma única plataforma, planejada especialmente para a educação.

Apps como Sala de Aula, Meet, Atividades, Formulários, Sites, entre outros estão disponíveis para alunos e professores terem mais tempo, produtividade e qualidade de ensino no dia a dia.

Assista ao vídeo abaixo e entenda como o sistema funciona na prática:

Conheça mais sobre o Google Workspace for Education no post: ‘Guia para professores: Google for Education COMPLETO’.

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados