ferramentas-para-aulas-online

9 melhores ferramentas para aulas online mais criativas

Haja criatividade para planejar as atividades remotas, não é mesmo professor? Para melhorar a experiência virtual, que tal conhecer dicas de melhores ferramentas para aulas online?

Engajar os alunos durante as aulas remotas é um desafio. Os estudantes tendem a ficar mais dispersos e precisam de apoio dos pais, especialmente os pequenos.

Porém, os mais velhos, que já sentem outros aspectos ligados à pandemia, também precisam de um incentivo extra para se empenharem no aprendizado.

Para te ajudar nessa missão, montamos uma lista com nove ferramentas para aulas online que vão enriquecer a forma de ensinar.

LISTA: 9 ferramentas para aulas online

Usar ferramentas para preparar aulas online é uma forma de valorizar os conteúdos e chamar a atenção dos alunos.

Por exemplo: um texto corrido pode virar uma apresentação em slides com um resumo do conteúdo. Dessa forma, a leitura integral pode entrar como apoio para o dever de casa.

Então, conheça algumas ferramentas para aulas online que podem te ajudar a diversificar e apresentar os temas das aulas.

1. ClassDojo

Abrindo nossa lista de ferramentas para aulas online temos o ClassDojo, um aplicativo gratuito que ajuda a transformar cada turma em uma comunidade.

Pelo app, professores, alunos e pais podem se comunicar e interagir, acompanhando as atividades da classe e incentivando o desenvolvimento conjunto.

Esse acompanhamento familiar próximo estimula os alunos a se manterem mais focados na aula, minimizando as distrações.

Com o ClassDojo, os professores também conseguem analisar o comportamento de cada estudante e compartilhar suas impressões com os pais.

Outra funcionalidade interessante é criar tarefas para que a turma desenvolva novas habilidades e comportamentos positivos. 

2. Khan Academy

Outra das ferramentas para aulas online que também pode ser usada de forma gratuita é o Khan Academy.

A missão da plataforma é “oferecer uma educação gratuita de alta qualidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar”.

Ao se cadastrarem na plataforma, os professores têm acesso a uma biblioteca de conteúdos, recomendações de artigos, exercícios interativos, vídeos e área para monitorar o desempenho dos alunos.

No Khan Academy, o professor consegue orientar os alunos com dificuldades, ajudando-os com materiais extra, dando a liberdade de aprender seguindo seu próprio ritmo de aprendizado. 

3. Adobe Spark

Quer inovar nas suas apresentações e melhorar o design dos comunicados e dos conteúdos que você cria para as aulas?

Então, o Adobe Spark é outra das ferramentas para aulas online que podem entrar na sua rotina de criação de planos de aula.

O aplicativo permite a criação de vídeos explicativos curtos, com recursos de animação, narração, infográficos e flyers.

Outros recursos úteis que podem ser incluídos são fotos, ícones, trilhas sonoras musicais, entre outros. 

Além de vídeos tradicionais, os professores podem usar o formato de vlog (uma espécie de diário) para engajar os alunos nos temas de forma criativa.

O Adobe Spark tem versões pagas, mas também existe um plano inicial gratuito para criar materiais do zero com acesso à templates prontos.

4. Google Classroom

O Google Classroom é uma das ferramentas para aulas online do Google Workspace for Education.

A ferramenta também pode ser acessada por meio de uma conta Gmail gratuita, quando não se utiliza a solução completa do Google.

Ao entrar no Google Classroom, o professor pode cadastrar cada uma de suas turmas e gerenciar separadamente ou de forma integrada todas as atividades e aulas.

Dá para agendar aulas online, criar atividades, trabalhos, provas, dar notas e feedbacks sem precisar fazer anotações no papel.

O Google Classroom está integrado a outras ferramentas do Google como Meet, Documentos, Apresentações, Formulários, entre outras.

Leia também: Como fazer atividade no Google Classroom? | Tutorial.

5. Scratch

O Scratch é uma opção de ferramenta para aulas online que pode ser usada na criação de atividades.

O programa funciona como uma introdução às noções básicas de programação com recursos que tornam o processo envolvente, divertido e simples.

Os alunos podem usar diferentes materiais como música, gráficos e fotos para criar jogos interativos, animações e apresentações de slides.

O mais interessante é que as criações podem ser compartilhadas permitindo discussões na sala de aula e facilitando a avaliação do professor.

O Scratch é indicado para alunos entre oito e 16 anos e o uso é gratuito. Os professores ainda podem solicitar a criação de uma conta para educador, que facilita o gerenciamento das contas dos alunos. 

6. Formulários Google

Precisa criar pesquisas, provas e atividades para sala de aula ou para casa? Então, uma das melhores ferramentas para aulas online para isso é o Formulários.

Essa ferramenta é integrada a conta Google e permite criar formulários online de maneira fácil e rápida, a partir de um questionário do zero ou utilizando templates prontos.

O compartilhamento também é simples e pode ser feito por link ou enviado por e-mail para os alunos.

Aprenda ‘Como criar provas no Google Formulários’ passo a passo e comece a usar a ferramenta.

7. Atividades

O Atividades é um app muito útil nos sistemas de gestão de aprendizagem (SGA), desenvolvido pelo Google.

Sua função é ajudar os professores a darem notas nos trabalhos e provas dos alunos, conferir a autenticidade do conteúdo, fazer feedbacks de desempenho, comentários nos artigos e muito mais.

Em tempos de aulas remotas e ensino híbrido, digitalizar essas funções é uma forma de ganhar mais agilidade no trabalho.

O app Atividades está dentro da solução Google Workspace for Education e dá para usá-lo gratuitamente pelo plano de entrada (Fundamentals) da plataforma.

8. Meet

Ainda dentro das soluções Google de ferramentas para aulas online, temos o Meet que é um programa para dar aulas ao vivo, usando vídeo ou apenas chamadas de voz.

O professor pode reunir suas turmas e fazer apresentações, compartilhando a tela e abrindo espaço para os alunos participarem.

Ainda é possível gravar as aulas e disponibilizar o link para os alunos que perderam.

Esse último recurso está disponível apenas para os planos pagos do Google Workspace for Education.

9. SelfCAD

Já pensou em utilizar recursos 3D nas suas aulas. Com o SelfCAD você pode criar vários modelos em terceira dimensão e usar em apresentações nas aulas e até imprimir.

Essa é uma forma simples e inovadora de aproximar o conteúdo dos alunos, já que o 3D traz um olhar mais realista para o que está sendo apresentado.

O SelfCAD está disponível gratuitamente.

Gostou das dicas de ferramentas para aulas online?

Com essas ferramentas para preparar aulas online, seus alunos vão ficar mais empolgados do que nunca com a sua disciplina.

Aliando criatividade e tecnologia, o desafio de ensinar de maneira remota vai ficando mais fácil tanto para alunos quanto professores.

Gostou das ferramentas Google que citamos acima? Sua escola pode se beneficiar ainda mais implementando o Google Workspace for Education como ferramenta de gestão e comunicação integrada.

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados