google-jamboard-para-que-serve

Google Jamboard: para que serve a ferramenta?

O Google Jamboard é um quadro branco digital e interativo que serve para dar aulas online, ajudando os professores a montar explicações das matérias e atividades remotas para os alunos.

A vantagem é que a ferramenta pode ser acessada de diferentes dispositivos como computador, tablet e smartphone, o que facilita o uso dos alunos também.

Por ser uma ferramenta do Google para educação, o Jamboard é integrado com todos os outros apps como o Drive que permite importar arquivos para a tela e o Meet que permite compartilhar a tela com os alunos em uma videoconferência, entre outras mais.

Se você precisa melhorar a interação com seus alunos, conhecer o Google Jamboard e para que serve será um grande diferencial. Continue a leitura e aprenda mais sobre as possibilidades da ferramenta.

Para que serve o Google Jamboard? 5 funcionalidades

O Google Jamboard serve para os professores escreverem ou desenharem na tela branca usando uma caneta e também apagar. O aplicativo ainda permite adicionar imagens, colocar notas autoadesivas, destacar texto e muito mais. 

Outra possibilidade de uso é pelo dispositivo físico do Jamboard. Ele é uma tela digital móvel em 4k, que pode ser conectada a qualquer dispositivo e espelhar os ‘jams’ (como são chamadas as telas criadas) com facilidade. O dispositivo é comprado e pago à parte. 

Quer saber como usar o Google Jamboard para melhorar sua sala de aula online? Listamos algumas funcionalidades para você usar no dia a dia do ensino a distância

ferramentas-google-jamboard
Barra de ferramentas do Google Jamboard.

1. Notas autoadesivas para fazer brainstorming

O recurso de nota autoadesiva (a versão digital dos post-its de papel) é uma ótima ferramenta para fazer brainstorming com a turma

Um exemplo de atividade simples, mas que gera uma interação muito rica é fazer uma pergunta e pedir para que os alunos respondam usando as notas autoadesivas.

Como o Google Jamboard pode ser usado simultaneamente por mais de um usuário, basta o professor compartilhar o jam criado com os alunos para que eles consigam editar. 

Para usar a ferramenta de nota autoadesiva:

  • Abra o Google Jamboard no seu dispositivo e crie um novo Jam selecionando o ícone +;
  • Na barra de ferramentas, à esquerda da tela (no computador), ou na parte inferior da tela (no celular), selecione o ícone de nota adesiva;
  • Digite o texto que deseja adicionar à sua nota e selecione uma cor. Em seguida, selecione ‘Salvar’.

 

Os alunos também seguem esse passo a passo depois que recebem o compartilhamento do Jam da aula. O professor pode organizar as respostas dentro da tela, clicando e arrastando para dar espaço a todas as respostas.

2. Laser para enfatizar as explicações

A ferramenta laser é outro recurso do Jamboard que serve para destacar itens na tela. É o equivalente ao sublinhado quando queremos chamar a atenção para uma palavra ou outro elemento durante uma explicação.

Esse recurso ajuda tanto professor quanto aluno, pois fazer uma aula remota por videochamada exige mais concentração e, por isso, é importante ter recursos que ajudem a turma a compreender a sequência das matérias. 

Assim que é ativada, o laser pode ser usado passando o dedo na tela (se ela for touchscreen), com o mouse ou touchpad do notebook. Assim, o movimento é livre, o professor pode sublinhar, circular, etc.

Para ativar o laser:

  • Selecione a ferramenta localizada na barra de ferramentas à esquerda da tela ou na parte inferior (no celular). Ela é a última opção;
  • Desenhe onde gostaria de enfatizar e o laser o seguirá o movimento.

3. Compartilhar jams para trabalhos em equipe

Como já mencionamos, é possível compartilhar um jam, tela criada no Jamboard, com outros usuários para que um grupo consiga colaborar em uma atividade.

Ao contrário do que muitos pensam, as aulas onlines não matam totalmente o relacionamento entre os alunos. Basta ter as ferramentas certas para permitir que eles tenham uma interação virtual de qualidade.

Com o Google Jamboard, o professor pode criar um jam para uma determinada tarefa, dividir a turma em grupos e passar as instruções iniciais para que eles executem a atividade em equipe.

A tarefa pode ser feita fora do horário de aula, por exemplo, com os alunos se encontrando também por videochamada.

Para compartilhar um jam siga os passos abaixo:

  • Selecione a opção ‘Compartilhar’ na parte superior da tela. Nos dispositivos móveis, clique no menu de três pontos na parte superior da tela e, em seguida, ‘Compartilhar’;
  • Para simplificar, selecione ‘Copiar link’ para compartilhar o link com a turma toda. Nos dispositivos móveis, selecione ‘Quem pode acessar’ e copie o link fornecido na parte de ‘Configurações de link’;
  • Se você deseja compartilhar apenas com alunos específicos, digite os endereços de e-mail para enviar um link separado para cada um.

4. Use imagens para trabalhar o aprendizagem visual 

O Google Jamboard também serve para explorar melhor a aprendizagem visual, que é um método usa recursos de imagens para que os alunos compreendam melhor o conteúdo explicado.

Alguns exemplos de imagens que ajudam no aprendizado são mapas mentais, gráficos, fotos, apresentação de slides, entre outros. Tudo isso, pode ser criado dentro do Jamboard ou importado pronto do seu computador. 

Se estiver trabalhando um tema complexo, inclua imagens para facilitar o entendimento da turma e deixar a matéria mais palpável. 

Para adicionar imagens aos seus jams:

  • No computador, selecione o recurso ‘Imagem’ na barra de ferramentas à esquerda da tela; 
  • Selecione no menu de onde você deseja obter a imagem;
  • Escolha a foto e clique em ‘Inserir’.

 

Depois, você pode mover e redimensionar a imagem na tela para deixá-la como preferir.

5. Faça download dos jams em PDF

Fechando nossa lista de funcionalidades do Google Jamboard, existe a opção de fazer o download dos jams em PDF e enviar para a turma depois.

Isso é útil para os alunos revisarem a explicação, acompanhando quadro a quadro as anotações e destaques que o professor fez na aula ao vivo.

Para baixar um jam como PDF siga o passo a passo:

  • Selecione o menu de três pontos na parte superior da tela;
  • Selecione ‘Fazer download como PDF’;
  • Escolha a pasta no computador e clique em ‘Salvar’.

 

Também é possível salvar um jam específico no formato de imagem (png).

Leve as ferramentas do Google para sua escola

Agora que você sabe para que serve o Google Jamboard, existem outras ferramentas que também vão ajudar a melhorar a qualidade do ensino a distância e também o presencial. 

O Google For Education fornece um conjunto de aplicativos voltados para educação que podem ser usados desde o setor administrativo até a sala de aula.

A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn