google-jamboard

Google Jamboard: aprenda como usar na sala de aula

O Google Jamboard é um quadro branco digital colaborativo que pode ser editado e compartilhado com os alunos nas aulas presenciais e a distância. O aplicativo funciona em computadores, tablets, smartphones ou nos monitores touchscreen 4K de 55 polegadas.

Cada quadro é chamado de Jam. Então na hora de iniciar uma nova tela, o app permite que as pessoas ingressem em uma tela existente ou abram um novo Jam para começar uma apresentação do zero.

O Jamboard é a versão atualizada da lousa branca de caneta, ou seja, uma evolução trazida pela transformação digital na educação.

Hoje, as instituições de ensino estão em busca de recursos que auxiliem nos seus processos pedagógicos, incentivando os alunos a aprender, colaborar e participar.

Então, conhecer o Google Jamboard, um das ferramentas do Google para educação, vai abrir um caminho de novas possibilidades para o ensino e aprendizagem dos seus alunos.

Continue a leitura e entenda tudo sobre o que é e como usar o Google Jamboard.

Jamboard: o que é?

O Google Jamboard é um aplicativo que simula um quadro branco em versão digital onde o professor pode escrever, desenhar, incluir notas, resultados de pesquisas, abrir apresentações e muito mais.

Como um produto digital, pode ser acessado de qualquer dispositivo e todos os Jams, como são chamados as telas criadas, ficam salvos na nuvem dentro do Drive

Os professores podem usar o Jamboard para criar explicações das matérias e depois, na sala de aula, os alunos podem interagir com o quadro dos seus dispositivos.

Essa é uma funcionalidade muito útil, inclusive, nas aulas online pelo Google Meet. De casa, os alunos podem receber o acesso ao Jam do professor, visualizar e até editar o quadro na aula.

Devido a pandemia, muitas escolas estão trabalhando com o ensino híbrido, então tecnologias educacionais como o Google Jamboard são muito úteis e ajudam a dar aulas mais atrativas.

Confira no vídeo abaixo, uma introdução a interface do aplicativo e conheça as principais ferramentas (clique no retângulo ao lado da roda dentada para ativar as legendas em português):

Para que serve o Google Jamboard?

O Google Jamboard serve como meio para facilitar a explicação de conteúdos, além de ser uma forma de professores e alunos interagirem.

A ferramenta pode ser usada tanto na sala de aula presencial quanto nas aulas remotas.

Nem sempre é fácil fazer os alunos se concentrarem no conteúdo, então a tela serve como ponto focal, o que ajuda os alunos a manterem o foco. 

Como instalar Google Jamboard?

O Google Jamboard pode ser instalado em tablets ou smartphones. O aplicativo está disponível tanto para os dispositivos iOS quanto para Android.

Para usar o app de um computador ou notebook basta acessar o link https://jamboard.google.com/ e fazer login com sua conta Google. Não é necessário fazer nenhum tipo de download.

Para montar um Jam, recomendamos usar o Google Jamboard do computador, pois a edição fica mais rápida e fácil.

Os elementos podem ser arrastados para a tela, importados do Drive e os desenhos e textos escritos a mão livre são ajustados automaticamente.

A interface é bastante intuitiva. Então, na hora de incluir imagens, você pode importá-las direto dos resultados do Google Imagem, sem precisar baixar e até printar uma explicação e incluir no Jam da aula.

Os alunos, por sua vez, podem acompanhar o desenvolvimento da explicação de dispositivos móveis, sem nenhum problema, se não tiverem um computador disponível.

Tela inicial do quadro branco do Google.

Como usar o Google Jamboard?

Depois de instalar o Google Jamboard, você pode usá-lo para:

  • escrever e desenhar com a caneta stylus*;
  • pesquisar no Google e inserir imagens ou páginas de sites;
  • arrastar e redimensionar texto e imagens com os dedos;
  • desenhar figuras a mão livre e ajustar com a tecnologia de reconhecimento de imagem que converte esboços em imagens legíveis;
  • compartilhar jams com outros professores e alunos — até 25 pessoas podem trabalhar em uma tela ao mesmo tempo.

* OBS: é possível adquirir também a caneta stylus que facilita na hora de escrever na tela móvel 4k e na tela de tablets. Caso os monitores de um computador ou notebook sejam touchscreen, a caneta funciona perfeitamente. 

Para começar a editar o seu quadro, basta clicar no sinal de “+” e escolher entre ‘criar um novo Jam’ ou ‘participar de um Jam’.

Também é possível usar o Google Jamboard, inserindo Documentos, Planilhas e Apresentações Google na sua aula.

Assim, fica mais fácil usá-los em conjunto e deixar a aula mais conectada e atrativa para os alunos.

As modificações feitas durante a aula são salvas automaticamente e você pode acessá-las depois para ver o que foi modificado.

Acessando o Jamboard pelo Google Meet

Se você usa bastante o Google Meet, com certeza quer aprender como incluir o Google Jamboard nas suas aulas ao vivo, certo?

Isso é possível, porque no Meet dá para compartilhar a tela do seu computador e, no caso do Jamboard, existe um atalho que leva direto aos Jams que você tem salvo no Drive.

Também é possível começar um Jam em branco e ir construindo junto com os alunos, à medida que a explicação avança. 

O passo a passo é o seguinte:

  • Com uma chamada do Meet aberta, clique no três pontinhos na barra de ferramentas para abrir as configurações;
  • Clique na opção ‘Quadro de comunicações – abrir um Jam’;
  • Escolha entre as opções ‘Iniciar um novo quadro’ ou ‘Escolher do Drive’;
  • Edite na tela seguinte se você quer que as pessoas apenas visualizem ou possam editar o Jam;
  • Ao selecionar a opção desejado, um link do Jamboard é enviado para os participantes da chamada;
  • Depois, clique no ícone de chat da chamada e clique novamente no link que vai aparecer para abrir o Jamboard na tela.

Agora basta conduzir a explicação montada ou fazer uma nova enquanto explica a matéria aos alunos.

Confira o passo a passo na prática no vídeo abaixo:

Gostou de conhecer mais o Google Jamboard?

O Jamboard é um aplicativo bastante útil para melhorar a interação com os alunos e planejar aulas mais criativas.

A tela móvel em 4k é uma adicional que as escolas podem obtê-la, mas o aplicativo pode ser muito bem aproveitado em qualquer dispositivo.

Junto com o Google Workspace for Education, o Jamboard é uma ferramenta ainda mais útil. Já pensou em levar esse sistema para sua escola?

A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados