10 dicas de ferramentas do Google para professores

Os avanços tecnológicos e a transformação digital nas empresas vêm revolucionando as metodologias de ensino e a gestão da educação. Exemplo disso são as ferramentas do Google adaptadas ao contexto escolar.

Atualmente, a utilização do Google nas escolas não mais se restringe às pesquisas neste que é o maior site de buscas do planeta. Várias outras aplicações estão sendo utilizadas por professores que buscam inovar seus métodos de ensino e aprimorar o aprendizado de seus alunos.

Pensando nisso, separamos aqui as 10 principais ferramentas do Google para professores. 

Continue a leitura e saiba como elas podem ajudar no processo de aprendizagem e contribuir para uma gestão mais eficiente das salas de aula por meio do cloud computing.

10 ferramentas do Google para professores

1 – Gmail

Dando início à nossa lista de ferramentas do Google para professores, temos o Gmail.

O Gmail é uma das ferramentas do Google mais utilizadas no mundo inteiro. O professor pode utilizar esse recurso para trocar e-mails com seus alunos de forma segura.

2 – Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento na nuvem gratuito, com capacidade para até 15GB, podendo ser expandido contratando mais espaço.

No Drive, é possível armazenar diferentes tipos e documentos, apresentações, planilhas, imagens e vídeos. O acesso a esses arquivos pode ser compartilhado com os alunos por um link. Por falar em acesso, este pode ser feito por qualquer dispositivo, online ou offline. 

O Google Drive é uma ótima forma de os alunos apresentarem seus trabalhos e acessarem conteúdos relacionados às aulas presenciais.

Confira em nosso blog: 8 dicas especiais para usar o aplicativo Google Drive

3 – Google Docs

No Google Docs, é possível criar, editar e compartilhar documentos. 

O aluno pode, por exemplo, criar uma redação e compartilhar o acesso a este documento com o professor que, por sua vez, poderá fazer as correções junto com o aluno em tempo real. Ou seja, o feedback é instantâneo.

4 – Planilhas Google

Você pode também criar, editar e compartilhar planilhas utilizando o Google. Este é um ótimo recurso para que os alunos possam, por exemplo, acompanhar seu desempenho.

5 – Apresentações Google

Sabe aquelas famosas apresentações em slides que os professores utilizam para dar aula ou a que os alunos recorrem para apresentar seus trabalhos?

Pois bem, elas também podem ser criadas, editadas e compartilhadas pela ferramenta de Apresentações do Google.

O professor ou os alunos podem postar suas apresentações em uma pasta compartilhada no Google Drive.

6 – Google Forms

No Google Forms, o professor pode criar formulários, pesquisas e aplicar testes em seus alunos. As respostas podem ser agrupadas em uma planilha para análise futura.

7 – Google Calendar

O Google Calendar é uma ferramenta que permite criar e compartilhar agendas. Assim, o professor pode marcar compromissos com a turma, organizar projetos, definir cronogramas de entrega e programar alertas para quando os prazos estiverem próximos de expirar.

8 – Google Hangouts

O Hangouts é o aplicativo de chat do Google. Nele é possível criar grupos de conversas instantâneas e realizar videoconferências. 

O Hangouts simplifica o acompanhamento das tarefas dadas aos alunos e o monitoramento do progresso.

Todas as mensagens trocadas entre os usuários são protegidas e seguras.

Veja mais: Aprenda o modo mais fácil e prático de como fazer videoconferência

9 – G Suite para Educação

Você gostou de tudo que essas ferramentas do Google podem proporcionar para alunos, professores e instituições de ensino?

Saiba que você pode integrar tudo isso e muito mais usando o Google Suite para Educação, um pacote de ferramentas que conecta professores e alunos, potencializando o aprendizado. 

Já são mais de 80 milhões de aluno e professores ao redor do mundo usando o G Suite para Educação. 

Veja neste vídeo o sucesso que ele pode trazer para sua escola:

Leia também: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente

10 – Google Sala de Aula

Encerrando nossas dicas de ferramentas do Google para professores, temos o Google Sala de Aula.

A intenção do Sala de Aula é fornecer aos professores uma plataforma para que eles possam organizar melhor as tarefas, promover a colaboração com os alunos e aprimorar a comunicação.

Esta é uma ferramenta bem simples e fácil de ser utilizada. Ela permite que os profissionais de educação gerenciem suas turmas de maneira mais eficiente, otimizando tarefas repetitivas.

O Google Sala de Aula pode ser acessado a qualquer hora e a qualquer lugar pelo computador, tablet e smartphone.

Além das aplicações citadas nas dicas anteriores, é possível integrar o Google Sala de Aula a vários outros aplicativos que estimulam a criatividade dos alunos e geram novas oportunidades para o aprendizado.

No Google Sala de Aula, o professor por dividir seus alunos em turmas e gerenciar melhor o conteúdo que é ensinado a cada uma dessas turmas.

O que achou das nossas dicas de ferramentas do Google para professores? Se você é um profissional da educação, experimente utilizar essas ferramentas e veja a sua produtividade e a dos seus alunos melhorarem de maneira significativa.

Quer implementar essas incríveis ferramentas em sua escola? Conta com a ajuda da Safetec e nossos especialistas. Estamos há mais de 10 anos no mercado e nosso objetivo é potencializar ao máximo o aprendizado em sua escola com ajuda da tecnologia em nuvem.

Saiba mais: Aliada à educação, conectividade dinamiza interação em sala de aula