inclusao-digital-ambiente-escolar

Inclusão digital no ambiente escolar: entenda a importância da tecnologia?

A inclusão digital no ambiente escolar já vinha fazendo parte da realidade de muitas escolas, mas acelerou durante a pandemia da Covid-19 e a tendência é que se mantenha nos próximos anos.

Hoje, a adoção de tecnologia nas instituições de ensino vai além da compra de equipamentos e instalação de serviço de internet. As ferramentas são usadas com o objetivo de alcançar as metas educacionais e melhorar a qualidade de ensino dos alunos.

Esse processo é chamado de transformação digital e, quando ele acontece na educação, impacta positivamente os alunos que conseguem ter experiências mais ricas, interativas e produtivas na sala de aula, seja presencial ou remota.

Então, é importante pensar nas influências e tendências que a inclusão digital no ambiente escolar traz e como aproveitá-las da melhor maneira. 

Continue a leitura e entenda melhor o que é inclusão digital e qual sua importância na educação e desenvolvimento dos alunos. 

O que é inclusão digital?

A inclusão digital é uma tendência que também chegou na área da educação com o objetivo de democratizar o acesso às novas tecnologias colaborativas e de comunicação para alunos e professores dentro das instituições de ensino

Computadores, notebooks, tablets, serviço de internet, sistema de gerenciamento de conteúdo, aulas por videoconferência, lousas digitais são apenas alguns exemplos de ferramentas que estão acessíveis nas escolas.

Hoje, existem diversas tecnologias digitais exclusivas para a educação que colaboram para o desenvolvimentos dos alunos e também ajudam os professores a inovarem no forma de ensinar.

Por isso, a inclusão digital no ambiente escolar está sendo amplamente valorizada e todas as instituições de ensino buscam incluí-la na medida do possível. 

Leia também >>> Ferramentas Google para educação: conheça 7 recursos-chave!

Qual a importância da inclusão digital no ambiente escolar?

A inclusão digital no ambiente escolar tem uma grande importância no contexto educacional porque contribui com melhorias em diversas etapas do processo de ensino. 

Veja a seguir o que é possível alcançar com a inclusão digital:

Ter mais engajamento dos alunos

Um aluno engajado demonstra que ele se interessou pelo conteúdo, pela forma como ele é explicado e que está realmente aprendendo. Isso serve de incentivo para que mais alunos participem das aulas.

A inclusão digital no ambiente escolar traz ferramentas valiosas que permitem interações, fazer interações e melhorar a comunicação da turma.

Estimular a criatividade

Tirar fotos, produzir vídeos, montar apresentações, criar podcasts, esses são apenas alguns exemplos de atividades que o professor pode propor graças à inclusão digital no ambiente escolar.

Os alunos têm a liberdade de pesquisar na internet para reunir materiais e aprender a criar diferentes formatos de conteúdo, estimulando tanto a criatividade quanto o aprendizado de novas habilidades.

Superar barreiras físicas

Com a inclusão digital no ambiente escolar, os alunos conseguem chegar a praticamente qualquer lugar. Do Museu do Louvre até a floresta amazônica, é possível pesquisar sobre a cultura, conhecer idiomas diferentes e interagir por meio de ferramentas de realidade virtual.

Com a tecnologia, os alunos conseguem superar barreiras físicas, ampliando sua percepção do mundo e adquirindo conhecimentos mesmo sem sair de casa.

Melhorar a retenção do aprendizado

Outro fator que reforça a importância da inclusão digital no ambiente escolar é a melhoria que os recursos digitais proporcionam na capacidade de retenção de aprendizado.

As aulas ao vivo pela internet podem ser gravadas e reassistidas, os materiais produzidos estão sempre disponíveis e as atividades são bem definidas para o professor conseguir avaliar melhor os alunos. 

Como fazer a inclusão digital nas escolas?

Para alcançar todos esses resultados, é preciso planejar como fazer inclusão digital no ambiente escolar da sua instituição. Veja quais são os passos para ver a inclusão em prática

1. Investir em equipamentos e serviços

O primeiro passo para fazer a inclusão digital no ambiente escolar é investir na compra de equipamentos e contratação de serviços como internet, equipe de TI, etc.

Com os equipamentos a disposição, os professores conseguem explorar métodos de ensino e aprendizagem diferentes e trabalhar com todos os alunos. Também é possível alugar equipamentos como computadores, por exemplo.

Leia também >>> Chromebook nas escolas: 6 vantagens de usar o dispositivo.

2. Implementar ferramentas educacionais digitais

Além dos equipamentos físicos, as ferramentas educacionais digitais também entram no planejamento para fazer a inclusão digital.

No cenário atual, essa definição é importante, pois com a chegada da pandemia e a instabilidade que ela ainda está gerando, muitas escolas adotaram o ensino híbrido

Lousa digital (Google Jamboard), aplicativos para fazer aulas online, criação de slides, gerenciamento das turmas (Google Classroom) precisam ser definidos para que todos aprendam a usar. 

3. Fazer treinamentos de atualização dos professores

Para que a inclusão digital no ambiente escolar aconteça e seja bem aproveitada, é importante que os professores estejam treinados no uso das ferramentas.

Isso permite que eles consigam elaborar planos de aula mais ricos, explorando as diferentes possibilidades das ferramentas.

4. Digitalizar os processos administrativos

Além do ambiente de sala de aula, a inclusão digital também inclui a parte administrativa dos processos de gestão escolar.

Existem sistemas integrados que podem melhorar a comunicação e a troca de informações entre a equipe e também no atendimento ao público. 

Leia mais sobre o assunto no artigo: O que é gestão educacional? Qual a influência da tecnologia?

5. Colocar a inclusão digital nos objetivos do PPP

O Projeto Político Pedagógico (PPP) que vai orientar as diretrizes e objetivos educacionais da escola também deve ter entre os objetivos a inclusão digital.

Dessa forma, a escola pode estudar e definir como a tecnologia vai ser integrada ao processo de ensino e como ela vai contribuir para os objetivos de aprendizagem.

Invista em novas tecnologias para sua escola!

A inclusão digital no ambiente escolar tem uma grande influência no fortalecimento da educação e, por isso, vale a pena investir.

O Google For Education fornece um conjunto de aplicativos voltados para educação que podem ser usados desde o setor administrativo até a sala de aula.

A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn