jogos-eletronicos-educacao

Jogos eletrônicos na educação: porque incluí-los no plano de aula?

Algumas décadas atrás o tema jogos eletrônicos na educação passava longe da visão dos professores e educadores como meio de aprendizado.

O tempo passou, a tecnologia está cada vez mais presente em vários setores da vida das pessoas e, agora, também no plano de aula dos professores. 

Os games na educação auxiliam no aprendizado de literatura, matemática, ciências, de novos idiomas e muito mais.

A edição de 2017 do estudo “Growing Up in Australia: The Longitudinal Study of Australian Children” destacou que alunos que praticavam jogos de duas a quatro horas por semana, tinham um melhor desenvolvimento em disciplinas como matemática e inglês.

É claro que a utilização dos jogos na educação passa, primeiro, pela criação de um plano pedagógico onde as ferramentas digitais são alinhadas estrategicamente com as ações de ensino.

Quer começar a criar planos de aula com jogos eletrônicos? Continue lendo e entenda a importância e os benefícios dos jogos eletrônicos na educação e dicas de games que você pode usar com seus alunos.

Importância dos jogos eletrônicos na educação

A geração de alunos que está atualmente na escola lida com equipamentos eletrônicos com muita facilidade.

Essa familiaridade com a tecnologia estimula a curiosidade em conhecer jogos e ir em busca de novas experiências online.

A importância dos jogos eletrônicos na educação está justamente em utilizar esse interesse como aliado no ensino-aprendizagem dos alunos.

Quando falamos de jogos pressupõe-se uma competição, um prêmio ou outro tipo de conquista. Isso é justamente o que chama a atenção para os jogos de uma forma geral.  

Ao jogar, queremos ir até o fim para testar nosso potencial, aprender a estratégia por trás do jogo (raciocínio lógico) e ganhar tantas etapas quanto possível.

O estímulo à competitividade saudável, o empenho para completar tarefas e a satisfação de evoluir no jogo são ganhos saudáveis no desenvolvimento intelectual e pessoal dos alunos.

De acordo com o objetivo de cada faixa de aprendizado, os jogos eletrônicos na educação podem ser incluídos como ferramentas auxiliares.

Na educação infantil, por exemplo, os estudantes podem aprender a conhecer as letras, fazer contas básicas, colorir, criar desenhos, etc.

Já os alunos mais velhos, que estão se preparando para vestibular, podem aprender matemática, raciocínio lógico e literatura com  a ajuda de games.

Desde que sejam bem orientados pelos professores, os jogos eletrônicos na educação não são uma distração e sim um foco interessante em que os alunos vão se empenhar em executar.

Quais são os benefícios dos games na educação?

Incluir os jogos eletrônicos na educação vai exigir um alinhamento com a escola para que os alunos tenham acesso aos dispositivos.

Com uma boa infraestrutura, os alunos podem usufruir de vários benefícios dos games na educação como:

1. Desenvolver habilidades criativas

Além dos jogos de competição, os que trabalham habilidades artísticas e relacionadas à criatividade como desenho, pintura, animação, composição musical são excelentes para incluir nas aulas.

Esses tipos de jogos eletrônicos na educação incentivam os alunos a descobrirem suas habilidades e criarem projetos autorais.

No futuro, essas habilidades criativas podem se tornar uma profissão e também formar adultos mais versáteis e com posturas mais flexíveis.

Leia também: 5 exemplos de tecnologia na educação infantil que você precisa conhecer. 

2. Estímulo do raciocínio lógico 

O raciocínio lógico é estimulado em muitos jogos eletrônicos na educação. 

Seguir instruções corretamente e conectar uma ação de acordo com aquilo que se vê na tela torna as pessoas mais aptas a fazer escolhas.

Os games mostram que para ser bem-sucedido no jogo, é preciso seguir determinadas regras que permitem acumular ou perder pontos.

Então, por meio da lógica e do raciocínio, os alunos vão tentar vencer os desafios propostos, melhorando sua capacidade de analisar e decidir. Uma característica valiosa dentro e fora da sala de aula.

Leia também: Como a tecnologia influencia na sala de aula? Conheça 5 benefícios na educação.

3. Melhorar a comunicação e interatividade

Os  jogos eletrônicos na educação não precisam ser sempre atividades planejadas para a execução individual.

Os games podem ser usados para estimular a comunicação dos alunos em trabalhos em grupo para atingirem um resultado em comum.

Assim, eles aprendem a interagir, dividir conhecimento, ouvir o outro, criando um senso de comunidade dentro da sala de aula.

4. Desenvolvimento do aprendizado

Os jogos eletrônicos na educação impactam diretamente nos resultados de desenvolvimento do aprendizado dos alunos.

Existem aplicativos que auxiliam em momentos-chave como aprender a ler, escrever, fazer contas, etc.

Consolidando essas habilidades fundamentais, os alunos têm o potencial de continuar se desenvolvendo e progredindo, estudando com games cada vez mais avançados.

Plano de aula com jogos eletrônicos: 3 dicas para incluir

Separamos a seguir dicas de jogos eletrônicos na educação para incluir no plano de aula e engajar seus alunos na disciplina. Confira:

1. O Mito da Caverna

O Mito da Caverna é um jogo de aventura em que o aluno se prepara para encarar os desafios propostos em cada etapa.

No primeiro módulo, por exemplo, os alunos aprendem sobre órgãos dos sentidos, operações, noção de tempo, adjetivos e qualidade, cadeia alimentar, etc.

É indicado para alunos do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental.

2. Alfabetizando

O Alfabetizando é um aplicativo que auxilia na alfabetização dos alunos utilizando recursos de imagem e som.

As crianças são estimuladas a falar o nome dos objetos que aparecem na tela, podendo ter auxílio do som de pronúncia da palavra e também de letras que a compõem. 

3. Minecraft

Minecraft Education Edition é um jogo em que o objetivo é construir coisas. O jogador pode utilizar ferramentas para conquistar seu blocos e construir o que quiser no jogo.

O Minecraft na educação pode ser usado para desenvolver habilidades estratégicas como foco, colaboração, resolução de problemas, criatividade e melhor aproveitamento de recursos.

O game é indicado para alunos do ensino básico e fundamental.

Sua escola utiliza jogos eletrônicos na educação?

Se a sua instituição ainda não incorporou os jogos eletrônicos na educação, é hora de começar a investir nesses recursos.

Ter os equipamentos necessários é importante para que todos os alunos tenham contato com a tecnologia.

Conheça o Chromebook do Google for Education e entenda os motivos para levá-lo para sua instituição. 

Sua escola pode ganhar ainda mais integração e melhorar a comunicação com o sistema Google Workspace for Education.

A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados