O que é Programa Educação Conectada

O que é educação conectada e como funciona, na prática?

O Programa Educação Conectada é uma iniciativa do Governo Federal para democratizar a tecnologia e inseri-la no ambiente educacional de uma maneira mais efetiva.

Hoje, temos uma realidade que evidencia a interligação da tecnologia com funções básicas da nossa rotina. Desde a Siri sendo utilizada como despertador, a Alexia que acende e apaga as luzes, até profissões criadas para a Era Digital.

Segundo pesquisas da PwC, o setor de tecnologia brasileiro vai absorver quase 800 mil novos profissionais de 2021 a 2025.

Mas, infelizmente, a realidade do país ainda apresenta inúmeros obstáculos para essa adequação tecnológica. E isso começa logo no ensino infantil, com dificuldades no aprendizado de matemática, português, inglês e informática. Itens básicos para a absorção do conhecimento tecnológico.

Conforme o mesmo estudo citado, a pandemia também se tornou um agravante dessa situação. Em 2019, o número de crianças que não sabiam ler e escrever era de 24%, e passou para 40% em 2021.

E, pior, a desigualdade é extremamente presente no país. O que, naturalmente, demanda uma participação ainda mais efetiva dos governos federal, estadual e municipal para a criação de programas de incentivo, fornecimento de estrutura básica, etc.

O Programa Educação Conectada é um exemplo de iniciativas assim, que podem minimizar a desigualdade tecnológica e popularizar o acesso a ela. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

O que é Programa Educação Conectada?

O Programa Educação Conectada, como já adiantamos, é uma iniciativa do Governo Federal, lançada em novembro de 2017. As etapas do programa ainda estão em andamento, ao todo são três:

  • 1ª Indução – Essa fase começou em 2017 e se estendeu até 2018, com a construção e implantação do Programa, estabelecimento de metas que visavam atender 44,6% dos alunos da educação básica;
  • 2ª Expansão – Como o próprio nome sugere, nessa fase a meta foi alterada para 85%. E também foi iniciado o processo de avaliação dos resultados;
  • 3ª Sustentabilidade – Essa fase começa em 2022 e ainda está ocorrendo. A ideia é atingir 100% dos alunos da educação básica até 2024

O objetivo principal do Programa Educação Conectada é incentivar e oferecer suporte para a universalização do acesso à internet de alta velocidade e inclusão da tecnologia como ferramenta da educação básica.

Essa iniciativa ocorreu para atender a previsão do uso de conhecimentos tecnológicos no dia a dia e como ferramenta importante para o desenvolvimento das demais competências educacionais. Consonante, portanto, com a 5ª competência geral da  Base Nacional Comum Curricular, categorizada como Cultura Digital.

Legislação que dá suporte ao Programa

Para regulamentar o Programa Educação Conectada, foi editada a Lei Nº 14.180,  que institui a Política de Inovação Educação Conectada. Veja abaixo alguns pontos relevantes:

LEI Nº 14.180, DE 1º DE JULHO DE 2021:

“Art. 1º É instituída a Política de Inovação Educação Conectada, em consonância com a estratégia 7.15 do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, com o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Art. 2º A Política de Inovação Educação Conectada visa a conjugar esforços entre órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, escolas, setor empresarial e sociedade civil para assegurar as condições necessárias à inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas de educação básica.

Parágrafo único. A Política de Inovação Educação Conectada será executada em articulação com outros programas destinados à inovação e à tecnologia na educação que tenham apoio técnico ou financeiro do governo federal.”

Como funciona o Programa Educação Conectada?

Para que a teoria do Programa Educação Conectada possa ser colocada em prática, é preciso que o Governo:

  • Ofereça suporte, verba, recursos e apoio técnico para atingir a equidade do acesso e implantação da estrutura tecnológica de qualidade. Incluindo, portanto, internet, materiais de apoio, ferramentas e equipamentos;
  • Realize a promoção do acesso à inovação e à tecnologia também em áreas de vulnerabilidade
  • Incentive a formação tecnológica dos profissionais da educação. Com oferta de cursos de capacitação, materiais de apoio de fácil acesso, etc.

Quem pode utilizar o programa educação conectada?

Como o objetivo do programa é a universalização do acesso à internet de alta velocidade e aumento da equidade tecnológica, ele está disponível para escolas e redes de ensino públicas.

Basta que:

  • Solicitem a adesão no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec);
  • Realizem o diagnóstico da utilização pedagógica de tecnologias;
  • E estejam de acordo com o plano local de inovação, que será desenvolvido baseado no diagnóstico da instituição e desenvolvido pelos articuladores do programa.

Saiba como aderir: Educação Conectada.

Dúvidas sobre alocação de recursos do Programa Educação conectada

Benefícios da educação conectada

Hoje, a educação conectada é um requisito para formar indivíduos preparados para a Era Digital. E não apenas isso, ela é de extrema importância para que os profissionais da educação também estejam inseridos nesse universo.

Diminuindo, portanto, o hiato geracional e melhorando o relacionamento entre professores e alunos.

A inclusão da tecnologia, do pensamento computacional e do pilar educacional “aprender a aprender” colocam o aluno na posição de protagonista do seu próprio aprendizado. Afetando diretamente o engajamento em sala de aula e absorção de outros conhecimentos.

Além, é claro, de estimular o senso crítico, a criatividade e autonomia!

O programa também é indispensável para:

  • Universalização do acesso à internet de alta velocidade,
  • Fomento da tecnologia na educação básica;
  • Preparo do indivíduo para o mercado de trabalho
  • E o estabelecimento de uma educação mais democrática e personalizada

Ações e ferramentas que podem auxiliar na prática do programa educação conectada

Programa Educação Conectada

  • Capacitação dos professores

Um dos pilares do Programa Educação Conectada é a capacitação dos profissionais da educação. Afinal, eles são os responsáveis por gerenciar e implantar as ações, além de identificar as deficiências tecnológicas e observar os resultados.

Por isso, é de extrema importância que eles sejam treinados tanto em relação às diretrizes do programa, como nas metodologias e práticas da aprendizagem digital. Dessa forma, eles podem participar ativamente no desenvolvimento de atividades e metodologias relacionadas à tecnologia.

Tanto no ensino tradicional, quanto no online e na educação híbrida!

  • Ferramentas digitais como aliadas da educação conectada!

A infraestrutura, ferramentas e recursos educacionais digitais também são pilares fundamentais para que o Programa Educação Conectada possa ser aplicado nas escolas.

E esse passo depende muito da análise e das decisões das próprias instituições, que devem alocar os investimentos de forma estratégica e eficiente. Mas é possível fazer mais! Você sabia que existem ferramentas tecnológicas para a educação que são gratuitas, intuitivas e democráticas?

O combo do Google Workspace é um ótimo exemplo disso! Nele encontramos diversas funcionalidades que podem facilitar a rotina das escolas e incluir a tecnologia de uma forma dinâmica e criativa. Inclusive, com inúmeras ferramentas voltadas exclusivamente para educação no Google for Education.

Não conhece?

O que é Google for Education?

O Google for Education é uma solução desenvolvida pela gigante da tecnologia com o objetivo de facilitar o aprendizado e o ensino.

Ele fornece um conjunto de aplicativos voltados para educação que podem ser usados desde o setor administrativo até a sala de aula.

A Safetec Educação pode ajudar a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn