LMS é a sigla em inglês para Learning Management System que em português é traduzido como Sistema de Gestão de Aprendizagem.
Outros nomes sinônimos de LMS são Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e plataforma de ensino a distância (EAD).
Escolas, instituições de ensino superior, provedores de cursos online utilizam softwares de LMS para organizar o aprendizado de maneira digital.
Ter uma ferramenta direcionada para isso permite criar, gerenciar, organizar e fornecer conteúdo de qualidade para os alunos.
Quer entender melhor o que é LMS, quais são os principais recursos e vantagens de um software desse tipo?
Continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o tema.
O que é LMS?
LMS significa Learning Management System, em português, Sistema de Gestão de Aprendizagem.
É um tipo de software que auxilia na criação, gestão, organização e acesso a cursos e treinamentos online, seja de escolas, universidades públicas e particulares e provedores terceiros de diferentes áreas.
Quando você entra em um curso de graduação a distância, por exemplo, vai ter contato com a plataforma de LMS utilizada pela instituição. Por meio dela você terá acesso:
- as videoaulas;
- materiais extras;
- poderá falar com o professor;
- enviar trabalhos;
- ver suas notas;
- conferir a gestão de presença, etc.
.
No LMS, a interface do usuário e do administrador são diferentes. A de usuário é acessível para os alunos e a de administrador para os professores e técnicos de TI,que podem fazer a inclusão de informações e manutenção do sistema.
Quais são os tipos de LMS?
Existem dois tipos principais de LMS. São eles:
LMS baseado na nuvem
O sistema de LMS na nuvem é hospedado em um servidor remoto que é otimizado pela empresa fornecedora para funcionar de forma ininterrupta.
Além disso, é a empresa que cuida para que o LMS tenha um sistema rápido, por incluir novos recursos e corrigir possíveis erros.
O acesso ao LMS na nuvem é por meio de um login e senha utilizando um navegador web. Não é necessário fazer download ou instalação do programa no computador.
LMS em servidor próprio
Já o LMS em servidor próprio, quer dizer que é a própria instituição que hospeda em seu servidor o sistema de aprendizagem.
O investimento nesse caso é mais alto, pois é preciso criar uma estrutura robusta que forneça um sistema de qualidade para os usuários.
Além disso, é fundamental ter um técnico de tecnologia da informação e um desenvolvedor disponíveis para fazer atualizações e corrigir bugs.
Principais recursos de um LMS
Agora vamos conhecer os recursos práticos de um software de LMS que são essenciais. Antes de contratar uma ferramenta, confira se ela oferece os seguintes detalhes:
Organização do conteúdo
Uma plataforma de LMS permite criar toda a grade de conteúdo de um curso de graduação até um treinamento online mais simples do zero.
É uma tarefa complexa que vai precisar do apoio de um desenvolvedor ou técnico de TI para estruturá-la no sistema.
Biblioteca de materiais
Outra função do LMS é fazer o armazenamento dos materiais complementares dos cursos.
Dessa forma, o aluno pode acessar a categoria que procura e conferir os materiais existentes ou pesquisar por algo em específico.
Essa estrutura é importante já que o ensino é remoto e o aluno precisa de fontes ricas para estudar.
Fóruns
Os fóruns também são recursos interativos bastante úteis em um sistema de LMS. Nesses espaços, os alunos podem criar tópicos de discussão e fazer trocas de ideias e de materiais.
Os professores conseguem acompanhar e participar para orientar o aprendizado e tirar dúvidas.
Recursos de gamificação
Associar o aprendizado a uma conquista é uma estratégia que funciona desde a educação infantil até o ensino superior.
Por isso, recursos de gamificação como medalha ou pontuação vêm sendo implementados pelos provedores de LMS.
Esse recurso é muito útil na parte de acompanhamento das etapas do curso, monitoramento de faltas e presença, interação no fórum e etc. Medalhas, barras de progresso são algumas formas de incentivar os alunos.
Videoaulas
Nos sistemas de LMS podem ser transmitidas aulas ao vivo e também disponibilizadas aulas pré-gravadas.
As aulas ao vivo possuem uma frequência específica, de acordo com o curso. Já as aulas gravadas podem ser assistidas quantas vezes o alunos achar necessário.
Vantagens de usar um LMS
A chegada do LMS mudou o cenário da educação e do aprendizado, permitindo que mais pessoas tenham acesso a treinamentos e cursos de qualidade. Outras vantagens são:
- é acessível de qualquer lugar e tipo de dispositivo;
- cada aluno pode aprender no seu próprio ritmo;
- contribui para aumentar a retenção de alunos;
- permite atualização rápida dos conteúdo;
- é fácil acompanhar o progresso de cada aluno;
- faz a avaliação automatizada dos alunos e gera relatórios;
- reduz os custos de desenvolvimento.
Google Classroom e LMS: qual a diferença?
O Google Classroom é um Ambiente Virtual de Aprendizagem que tem os mesmos recursos de um software LMS.
A vantagem que o Classroom oferece é uma integração melhor desses recursos, já que outras ferramentas do Google estão vinculadas a ele como:
- Meet;
- Documentos;
- Formulários;
- Planilhas;
- Agenda, entre outros.
.
Além disso, ele é gratuito e dá acesso a ferramentas essenciais de criação, armazenamento e comunicação.
Leia um comparativo das duas soluções no artigo: Google Classroom vs. LMS: qual a melhor solução para a gestão de ensino e aprendizagem a distância?
A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.