o que são provas digitais?

Como funcionam as provas digitais: elas devem se manter no período pós-pandêmico?

As provas digitais fazem parte das ferramentas essenciais para a implantação do ensino remoto e/ou híbrido. Assim como plataformas de reuniões online, sistemas de gerenciamento remoto, softwares de comunicação e tantas outras.

Essas soluções foram de extrema importância para manter o ensino e a aprendizagem durante a pandemia do Covid-19. Dessa forma, os desafios referentes às medidas adotadas durante a pandemia puderam ser minimizados, garantindo acesso dos alunos ao material, às aulas e mantendo a comunicação com as escolas.

Um dos exemplos mais emblemáticos da inserção da tecnologia nesse contexto foi a prova digital do Exame Nacional do Ensino Médio, em 2020. A expectativa, inclusive, é de que a partir de 2026 o exame seja completamente digital.

No cenário micro, ou seja, dentro do ambiente escolar, os trabalhos e provas digitais também tiveram papel de alta relevância. Afinal, era por meio deles que os professores conseguiam monitorar e avaliar a aprendizagem do ensino remoto.

Mas será que essa ferramenta estará presente na educação atual e no futuro, mesmo após a pandemia? E mais, quais as vantagens das provas digitais para alunos, gestores e professores?

Vamos analisar?

Como funcionam as provas digitais?

As provas digitais, como o nome sugere, são avaliações aplicadas com o uso da tecnologia, para criação, aplicação, execução e avaliação remota. Dessa forma, os professores podem aplicar as provas no ambiente digital, sem o uso de papel. E, inclusive, com a possibilidade do aluno não estar presente no ambiente físico escolar.

O professor pode, por exemplo, agendar a prova durante a aula, no modelo híbrido de ensino, construir a avaliação no Google Forms e aplicar no Classroom. Como ela será realizada online, o professor deve estabelecer data e horário para entrega, assim como o link de acesso.

No Google Sala de aula é possível compartilhar as provas digitais com todos os alunos de uma turma ou individualmente. Dessa forma, o professor pode desenvolver questões e atividades personalizadas para cada indivíduo ou grupo.

A aplicação das provas, assim como sua formulação, pode ser feita online, utilizando inúmeras ferramentas presentes no mercado. Acima, citamos o Google Forms, mas é possível aplicar as provas digitais por vídeos, podcasts, e-mail etc.

Com criatividade e a ferramenta adequada, o docente terá à sua disposição um mundo de possibilidades. Tanto no formato das avaliações, quanto no teor!

Por que aplicar provas digitais e a importância delas para a aprendizagem?

cultura digital na escola

Você deve ter notado que a tecnologia se tornou uma ferramenta essencial para as metodologias atuais de aprendizagem, certo? Seja para estudo ou como suporte para que os alunos desenvolvam trabalhos, comunicação interna e externa.

O fato é que estamos na Era Digital, e a escola, como um dos principais agentes do desenvolvimento e da formação humana, precisa estar alinhada com as alterações da sociedade.

Incluir a tecnologia, hoje, não é mais um diferencial e sim uma exigência básica para a manutenção financeira e pedagógica da instituição. Afinal, a utilização da tecnologia no ensino e no aprendizado afeta por completo todos os processos gerenciais e didáticos.

E as provas digitais fazem parte desse contexto. Implementar metodologias inovadoras não trata apenas da exposição do conteúdo, mas também da avaliação, do monitoramento e da análise do rendimento dos alunos.

Mas e na prática? Quais as vantagens das provas digitais para professores e alunos?

Falamos acima sobre a necessidade de monitorar como os alunos estão aprendendo, suas dificuldades e facilidades com o aprendizado híbrido. Mas trazendo essas questões para o dia a dia de alunos e professores, quais os benefícios práticos das provas digitais?

1. Traz mais agilidade e praticidade na correção

Sem dúvidas, umas das maiores vantagens das provas digitais é a agilidade na aplicação e na correção. Afinal, tudo pode ser realizado online, sem inúmeras folhas e letras muitas vezes ilegíveis.

Com as provas digitais, os professores conseguem padronizar e automatizar diversas etapas da avaliação escolar.

2. Auxilia no desenvolvimento do letramento digital

Falamos sempre sobre a importância de criar identificação com a geração que nasceu na Era Digital. Mas isso não significa que eles não precisem se aprofundar e aprender a maneira correta de lidar com as ferramentas tecnológicas.

Inclusive, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva o desenvolvimento dessa capacidade. Com as provas digitais, conseguimos trazer um ensino prático para contribuir com o letramento digital.

3. Contribui para a personalização do ensino

Outra vantagem extremamente importante das provas digitais é a possibilidade da personalização do ensino, inclusive, na etapa de avaliação. A educação inclusiva e a absorção das individualidades são ações emergenciais no modelo de aprendizagem atual.

Para isso, é preciso conhecer as forças, as habilidades, as dificuldades e os interesses dos alunos. Com as provas digitais, o professor pode aplicar diferentes formatos e conteúdos para identificar as diferenças. Além de incentivar o desenvolvimento de novas habilidades e aprimorar aquelas já existentes.

Existem desvantagens ou desafios ao aplicar provas digitais?

Você deve imaginar que as provas digitais possuem apenas vantagens, certo? Afinal, ela facilita a rotina do professor, melhora o engajamento e a identificação dos alunos, além de tornar o ensino mais personalizado.

Mas será que existem desvantagens ao utilizar essa ferramenta?

Bom, na verdade, sim.

E grande parte dos desafios está relacionada à estrutura tecnológica, muitas vezes deficitária, ao acesso desigual pelo território brasileiro e à falta de conhecimento.

Isso ficou muito claro durante a pandemia, quando muitos alunos deixaram de aprender por não possuírem as ferramentas necessárias. E os professores não conseguiram manter a performance em sala de aula por falta de conhecimento.

Com investimento, popularização e a criação de ferramentas mais democráticas, a perspectiva é que esses desafios diminuam. Principalmente porque, hoje, existem muitas soluções gratuitas e de baixo custo para implementar atividades online.

Sem contar, claro, que o acesso ao conhecimento, cursos e capacitações é muito mais simples. Permitindo, assim, que as ferramentas digitais se tornem mais inclusivas e acessíveis para alunos, responsáveis, docentes e gestores.

Como aplicar provas digitais tanto no ensino híbrido quanto no remoto

como aplicar provas digitais?

A aplicação das provas digitais é muito simples, mas é preciso ficar atento na escolha das ferramentas mais adequadas. E, principalmente, na dinâmica que antecede a aplicação da prova.

Afinal, por se tratar de um modelo não tradicional, é indicado que o professor inclua o formato no seu planejamento pedagógico. Ele deve ser, portanto, descrito, documentado e exposto com antecedência à turma.

Dessa forma, os alunos podem tirar dúvidas, pesquisar sobre a ferramenta e se preparar para a aplicação das provas digitais.

Outro ponto muito importante é garantir a disponibilidade do link de acesso e verificar se todos os alunos conseguiram entrar na avaliação online. Uma dica muito interessante é realizar trabalho e teste utilizando a ferramenta da prova digital para que todos se familiarizem com o processo.

Com a ferramenta correta, conhecimento e prática, as provas digitais serão ótimas aliadas do ensino híbrido e das metodologias ativas de aprendizagem.

Sua instituição ainda não conta com uma plataforma digital para aplicação de atividades online? Então, está na hora de modernizar a sua estrutura tecnológica! Que tal começar por uma das plataformas mais completas, personalizáveis e inovadoras do mercado?

Google Workspace para Educação: aplique suas provas digitais com segurança, praticidade e eficiência!

O G Suite for Education é um pacote de ferramentas que a Google desenvolveu com o objetivo de oferecer às instituições de ensino uma série de facilidades tecnológicas.

A plataforma possui ferramentas de gestão, comunicação, criação e colaboração. Todas com o objetivo de tornar mais fácil a rotina de todos os agentes da educação, alunos e responsáveis.

Para isso, a plataforma oferece inúmeras soluções, como:

  • Gmail;
  • Drive;
  • Criação (Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, etc);
  • Meet;
  • Chat;
  • Jamboard;
  • Agenda;
  • Grupos;
  • E, claro, o Classroom.

Precisa de ajuda para implantar ferramentas digitais na educação? Então, conte com a Safetec!

A Safetec Educação é uma empresa de consultoria em tecnologia em nuvem com expertise na implantação da transformação digital educacional em instituições de ensino.

Ficou interessado? Então, clique aqui e conheça a Safetec Educação.

Compartilhe com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fale Conosco






    Últimas Postagens