sala-aula-virtual

O que é uma sala de aula virtual? | Escola digital

Uma sala de aula virtual é um ambiente de ensino criado com a ajuda de uma ferramenta que facilita a comunicação do professor com os alunos em um mesmo espaço digital.

Quando um professor dá uma aula ao vivo pelo Google Meet, por exemplo, ele cria uma sala de aula virtual com os seus alunos. 

Esse recurso é muito útil no ensino híbrido que mescla aulas presenciais e virtuais. Também é a base da educação a distância, o famoso EAD. 

Outro exemplo é a atual pandemia da Covid-19 que, em 2020, devido ao isolamento social, não permitiu que os alunos tivessem aulas presenciais.

Então, a sala de aula virtual é uma tecnologia na educação bastante útil, pois permite ampliar as possibilidades de ensino-aprendizagem nas escolas. 

Quer saber mais sobre o que é e como criar uma sala de aula virtual para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Continue a leitura e entenda tudo neste artigo.

O que é uma sala de aula virtual?

Uma sala de aula virtual é a versão digital do ambiente físico, onde através de uma das opções de ferramenta para aulas online, como os aplicativos de videoconferência, o professor se reúne com os alunos.

Muitas instituições de ensino, especialmente de nível superior, já possuíam uma plataforma ou ambiente virtual de aprendizagem (AVA) próprio para os cursos de ensino a distância.

Em 2020, essa estrutura veio a calhar, pois a pandemia do novo coronavírus, exigiu distanciamento social, o que significou salas de aula vazias.

Mas as escolas que não possuíam essa estrutura conseguiram se adaptar, pois existem diversas ferramentas para professores fazerem aulas online. Várias são gratuitas

Além de ser usada como recurso na educação básica, a sala de aula virtual também é o meio principal de muitos cursos livres ministrados pela internet.

Uma tendência que veio para ficar!

Como funciona uma sala de aula virtual?

A sala de aula virtual funciona com o suporte de uma plataforma LMS (Learning Management System) completa que migra o ambiente de ensino para o mundo virtual.

Outra opção para fazer essa estrutura funcionar é utilizando ferramentas de videoconferência que permitem criar salas separadas para cada turma.

Tanto as LMSs quanto os recursos de videoconferência são estruturados para permitir a interatividade entre os participantes com recursos como chat online ou de falar pelo microfone durante a aula.

Para manter a ordem durante a aula, o professor mantém o microfone aberto e os alunos ativam somente na hora que precisam falar.

Principais recursos digitais disponíveis

Os principais recursos de uma sala de aula virtual são:

  • fazer aulas com áudio e vídeo do professor ativados;
  • fazer aulas apenas com recursos de voz;
  • compartilhar a tela com os participantes para passar apresentações;
  • conversar via chat, utilizando-o para agrupar perguntas, por exemplo;
  • gravar a aula para compartilhá-la ou como arquivo, entre outros.

Benefícios da sala de aula virtual

Além de muitos recursos úteis como vimos acima, a sala de aula virtual também agrega vários benefícios para professores e alunos.

1. Desenvolver autonomia dos alunos

A sala de aula virtual é um desafio maior para as turmas nas fases iniciais da educação, mas são muito úteis para estimular a autonomia dos alunos mais velhos.

O professor consegue criar um plano de aula em que uma parte é construída com a ajuda dos alunos, estimulando-os a pesquisar e organizar seu conhecimento para repassar para a turma.

A ideia é que o aluno seja capaz de falar sobre o que aprendeu, usando a tecnologia para aprender e não apenas como entretenimento.

2. Criar conteúdos personalizados para as turmas

Os professores também podem usar as novas tecnologias na educação para personalizar os conteúdos para cada turma, de acordo com o perfil dos alunos.

Além das apresentações tradicionais, é possível usar vídeos, mapas mentais virtuais, infográficos, livros digitais, entre outros conteúdos.

Um detalhe interessante é que o professor pode tanto criar vídeos quanto utilizar materiais prontos de autores, jornais e revistas. Pode incluir até tour virtual com a ajuda de ferramentas como o Tour Creator do Google.

3. Eliminar a necessidade de deslocamento

A vivência presencial da sala de aula é importante. No ensino superior, 55% dos alunos responderam que o retorno dividindo a rotina de aulas entre presencial e remota seria o ideal. 

Por isso, ao invés de ser vista como uma solução de curto prazo por causa da pandemia, a sala de aula virtual pode ser um recurso estratégico para as instituições de ensino.

As ferramentas ajudam a diminuir a necessidade de descolamento, trazendo mais qualidade de vida para alunos e professores.

Como criar uma sala de aula virtual?

Uma das formas mais fáceis de criar uma sala de aula virtual é usando uma ferramenta gratuita, mas com qualidade para oferecer a estrutura necessária.

Um exemplo de solução usada para essa função é o Google Sala de Aula ou Google Classroom. Veja uma apresentação da ferramenta no vídeo abaixo:

Com essa ferramenta do Google para educação, o professor consegue organizar cada uma de suas turmas e compartilhar:

  • materiais;
  • instruções para trabalho individuais ou em equipe;
  • atividades digitais;
  • notas individuais;
  • agenda com datas de aulas, provas e entrega de trabalhos, etc. 

Para fazer as aulas ao vivo, o sistema utiliza o Google Meet, o aplicativo de videoconferência e chamada de voz também  produto Google. 

Para criar uma sala de aula virtual o passo a passo é simples:

  1. Crie uma conta Google (caso ainda não tenha uma);
  2. Acesse a plataforma do Google Sala de Aula e faça login;
  3. Crie sua primeira turma;
  4. Convide os alunos para a turma;
  5. Crie e gerencie suas atividades.

.

Veja o tutorial completo no artigo >>> Como usar o Google Classroom: passo a passo em 5 etapas.

É possível usar a estrutura do Google de forma gratuita com algumas limitações nas funcionalidades e número de alunos por turma.

Leia também: 8 vantagens do Google Classroom | Descubra se vale a pena.

Digitalize o ensino da sua instituição

A sala de aula virtual é apenas um dos benefícios que a tecnologia pode proporcionar para a educação e a sua escola pode aproveitar mais cada um deles.

O Google for Education é um sistema de gestão educacional completo que funciona 100% de forma digital, permitindo a inclusão de várias ferramentas úteis na rotina da escola.

A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados