tecnologia-educacional

Tecnologia educacional: uma nova forma de ensinar na era digital

Tecnologia educacional significa aliar a tecnologia ao processo educacional, o que permite usar os novos recursos e equipamentos para enriquecer a dinâmica de ensino-aprendizado nas escolas.

Essa atualização do processo pedagógico é essencial no momento atual em que vivemos, onde cada vez mais processos são digitalizados e acessados via computadores e dispositivos móveis como smartphones e celulares.

Além disso, com a pandemia do novo coronavírus ainda fora de controle, o que não permite o retorno à sala de aula, as tecnologias educacionais são ainda mais úteis.

A pesquisa ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ do movimento Todos Pela Educação mostrou que 55% dos professores usam frequentemente algum tipo de tecnologia educacional.

Dados como esse reforçam o quanto professores, alunos e administração escolar precisam se adaptar à nova era digital.

Existem inúmeras possibilidades de inovação como as ferramentas do Google para educação que facilitam a integração e a comunicação nas escolas.

Além de preparar os alunos para um futuro cada vez mais conectado e com mais possibilidades.

Entenda melhor o conceito de tecnologia educacional e quais os tipos de tecnologia que podem ser usadas nas instituições de ensino.

O que é tecnologia educacional?

A tecnologia educacional é a inclusão de recursos tecnológicos nos processos pedagógicos com o objetivo de inovar nas práticas de ensino e aprendizagem das instituições de ensino.

Os novos equipamentos e tecnologias já são parte da vida de muitos alunos da Geração Z e das gerações mais recentes.

Incluir a tecnologia no dia a dia das escolas é um atrativo para os alunos que podem ver a internet além do uso para entretenimento.

Os professores, por sua vez, podem trabalhar de forma mais dinâmica, interativa, além de expandir a sala de aula, permitindo enriquecer cada vez mais os planos de aula.

Dessa forma, a tecnologia educacional não se restringe apenas a inclusão mecânica de equipamentos e sistemas, o processo inclui também o uso estratégico de cada solução.

Facilitar a comunicação, criar estratégias de avaliação diferentes, gerenciar turmas online são alguns exemplos de aplicações das tecnologias educacionais que otimizam o dia a dia nas escolas.

Por que a tecnologia educacional é fundamental nas escolas?

A tecnologia educacional desenvolveu soluções que vão de ponta a ponta: incluem desde a gestão escolar, passando pelo planejamento de aulas, até o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Então, quanto mais digitalizados são os processos educacionais maiores as chances de as escolas obterem um melhor desempenho.

Os alunos, por sua vez, podem se desenvolver integralmente, aprendendo novas habilidades e até a colaborar em equipe com mais facilidade.

Como utilizar a tecnologia na educação?

Para aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia educacional a favor dos objetivos de cada instituição, é importante que exista um preparo.

Tanto escolas quanto universidades podem incluir recursos de acordo com suas metas e necessidades de desenvolvimento.

Veja como organizar o processo de utilização das tecnologias educacionais:

Faça uma pesquisa para conhecer os recursos

Existem inúmeras tecnologias educacionais disponíveis, mas será que a sua instituição precisa de todas?

Então, é importante dar um passo de cada vez. O primeiro é conhecer as opções de novas tecnologias na educação disponíveis.

Pesquise pelas tecnologias educacionais que são destaque no seu setor, o que a concorrência utiliza e o que vem sendo apontado como tendência no Brasil e fora. 

Crie metas de desenvolvimento pedagógico

Depois de conhecer quais recursos são mais estratégicos no momento, trace metas focadas no desenvolvimento pedagógico

Pense nas lacunas ainda existentes no seu processo de ensino e aprendizagem e inclua a tecnologia para otimizar esses pontos.

Como destacamos acima, não se trata apenas de comprar equipamentos, eles precisam ser incluídos de forma estratégica.

Implemente as tecnologias educacionais aos poucos

Tanto pela viabilidade financeira para aquisição quanto para facilitar a adaptação dos alunos, inclua no planejamento uma ordem de implementação das tecnologias educacionais.

Essa organização é importante para acompanhar os resultados e se os alunos estão se dando bem com as ferramentas. 

Monte um cronograma para ter uma ordem de implementação, adaptação e avaliação dos resultados nos primeiros meses.

Inclua os alunos no processo

Para que o uso da tecnologia educacional seja eficiente, inclua os alunos no processo.

Faça pequenos treinamentos sobre as ferramentas, explique como funciona, os objetivos de usá-las e como elas serão utilizadas.

Aproveite para pegar feedbacks dos estudantes para fazer ajustes na adaptação dos recursos e tirar dúvidas para que todos aproveitem o potencial das ferramentas.

Exemplos de tecnologias educacionais

Agora que você entendeu o que é, porque é importante e como usar a tecnologia educacional, vamos conhecer alguns exemplos de recursos. 

Sistemas de gestão na nuvem

A tecnologia educacional não se resume a soluções para sala de aula. As ferramentas voltadas para a gestão escolar ajudam a organizar processos e otimizar o dia a dia da diretoria. 

O Google Workspace for Education é um exemplo de sistema de gestão na nuvem bastante conhecido e utilizado.

Jogos eletrônicos para educação

Os jogos eletrônicos para educação são aqueles criados com propósito pedagógico para auxiliar os alunos no desenvolvimento de conceitos simples, raciocínio lógico, etc. 

O Minecraft Education Edition é um exemplo de jogo de entretenimento que tem uma versão educacional muito utilizada nas escolas.

Computadores integrados

Muitas escolas estão implementando a tecnologia 1:1 que significa um computador para cada aluno. O equipamento mais utilizado é o Chromebook nas escolas.

Além de facilitarem a integração e comunicação, os dispositivos possuem configurações de segurança que impedem a perda de informações. 

Sua escola está pronta para a tecnologia educacional?

Depois de conhecer todo potencial que as tecnologias educacionais podem proporcionar, como sua instituição de ensino está alinhada com esses novos recursos?

A transformação digital já é uma realidade e com um bom planejamento sua gestão pode ser transformada. Veja no vídeo abaixo:

A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados