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Tecnologia nas escolas públicas: como aplicar e superar desafios?

O uso da tecnologia nas escolas públicas é, hoje, mais do que uma necessidade. Ela é fundamental para diminuir a defasagem educacional ocasionada pela crise sanitária da COVID-19 e diminuir as desigualdades de oportunidade e acesso ao conhecimento.

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) coletou dados de 104.219 gestores escolares, entre 1 de janeiro e 30 de outubro de 2022, para construir um diagnóstico do nível de adoção de tecnologias nas escolas públicas municipais e federais do Brasil.

A necessidade da transformação digital foi ratificada pelo estudo, visto que 81% dos entrevistados afirmam que a tecnologia impacta os processos de ensino e aprendizagem, melhorando a qualidade e a equidade educacional.

Mesmo com essa análise, as escolas ainda ocupam o nível básico em visão, competência e recursos educacionais digitais (RED) e emergente no quesito infraestrutura. Isso demonstra haver identificação da importância da tecnologia, mas sem um planejamento real de implantação.

Neste artigo, vamos analisar os desafios da inclusão de tecnologia nas escolas públicas, a importância de iniciar o processo de transformação e como as escolas podem atuar ativamente no processo!

Boa leitura.

Importância da tecnologia nas escolas públicas e particulares

A escola é um dos agentes responsáveis por preparar os indivíduos para atuar profissional e socialmente no ambiente em que vivem. Para isso, contribuem para o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos e habilidades.

Hoje, a sociedade é tecnológica, sendo que as ferramentas digitais e a cognição relacionada a elas são demandadas em praticamente todas as atividades. Desde o conhecimento básico de aplicativos de localização até o manuseio de sistemas ultra sofisticados.

A consequência direta desse avanço tecnológico é a demanda por profissionais cada vez mais capacitados. Quanto antes as pessoas tiverem familiaridade com o tema, mais fácil será sua absorção e aplicação no mundo real.

Naturalmente, a escola, como um agente formador, precisa estar alinhada com essa demanda, introduzindo e desenvolvendo as competências digitais no ambiente escolar e, principalmente, no processo de aprendizagem dos alunos.

Uma instituição educacional que estabelece estratégias e práticas pedagógicas no seu planejamento consegue acelerar a adequação dos alunos. Além disso, aumenta o ritmo de aprendizagem e prepara o ambiente para a implantação de modelos mais modernos de ensino, como o remoto e o híbrido, por exemplo.

Por fim, a tecnologia também é um fator que impacta profundamente a eficiência administrativa e gerencial da instituição, facilitando processos burocráticos e, ainda, fundamentando as estratégias e a prática educacional.

Mas e na prática? Quais as vantagens da tecnologia nas escolas públicas brasileiras?

Uma das maiores vantagens da tecnologia nas escolas públicas brasileiras é, como mencionado, diminuir a desigualdade de acesso ao conhecimento. Hoje, os alunos podem pesquisar e descobrir ativamente novas informações sobre temas de interesse, que são importantes para seu desenvolvimento.

Se existe um grupo de estudantes que não tem acesso à tecnologia, ele já está em desvantagem. Afinal, precisa esperar, passivamente, que o conhecimento chegue até ele. Isso, naturalmente, retarda o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades, como autonomia, criatividade e independência.

Adicionalmente, isso limita o acesso a diferentes saberes, que só serão repassados em sala de aula, com a visão e o material estipulado pela instituição.

A consequência direta destes limitadores é o crescente hiato de preparo dos alunos para concorrer a vagas de emprego, ter sucesso nas suas carreiras e na vivência social. Afinal, esse grupo se mantém à margem do desenvolvimento.

Em resumo, a tecnologia é um grande facilitador tanto do aprendizado, como da construção das habilidades esperadas no contexto atual.

Vale ressaltar que as vantagens não afetam apenas os alunos, pois também geram ganhos para a instituição, professores e gestores, principalmente devido à automação de processos gerenciais, como:

  • planejamento financeiro;
  • cadastro de alunos;
  • relacionamento com fornecedores e clientes;
  • e mais.

Isso porque diversas atividades que fazem parte da rotina podem ser automatizadas, otimizando, assim, o tempo e o trabalho de todos, que podem focar em questões mais estratégicas e delicadas para a instituição.

Adicionalmente, a tecnologia apresenta vantagens na construção e no fortalecimento das relações humanas. Com boas ferramentas de comunicação, a escola estabelece uma troca muito mais frequente com alunos e responsáveis, incluindo-os na rotina educacional, nas atividades e no desenvolvimento personalizado dos alunos.

Afinal, é possível que as conversas sejam realizadas por sistemas, murais, mensagens e até videochamadas, que, hoje, podem ocorrer pelo celular mesmo.

E, agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância da tecnologia nas escolas públicas, vamos ver algumas dicas de como utilizá-la.

Como utilizar a tecnologia em escolas públicas driblando os desafios?

Sabemos que um dos maiores desafios para a transformação digital é a falta de infraestrutura e recursos adequados. Aliás, tal deficiência é ainda maior em regiões carentes, rurais e com baixo desenvolvimento.

Para transformar sua estrutura digital, as instituições precisam contar com políticas públicas e investimentos destinados à modernização e ao desenvolvimento tecnológico na educação. E, felizmente, as ferramentas digitais estão se popularizando.

Atualmente, existem soluções gratuitas ou com custos personalizáveis, que podem melhorar a alocação dos recursos, além de incentivar a sociedade a participar ativamente da transformação digital.

Para auxiliar e inspirar sua instituição a dar os primeiros passos na modernização tecnológica, listamos algumas dicas de como utilizar a tecnologia nas escolas públicas, com custos menores e mais eficiência.

  • Oferecer espaços colaborativos

recnologia nas escolas públicas

Uma das melhores dicas para implantar a tecnologia nas escolas públicas é otimizar os recursos já existentes. Quando falamos de estratégias educacionais digitais, é natural imaginarmos cada estudante com um tablet, ou no notebook fazendo aulas online e tarefas extracurriculares.

Mas isso não é uma realidade viável para inúmeras instituições educacionais pelo país. Muitas delas contam apenas com um computador e uma impressora para diversas atividades.

Uma ideia para socializar os recursos disponíveis é criar um espaço colaborativo. Se a escola conta, por exemplo, com 5 computadores, pode separar um equipamento para atividades gerenciais e colocar os outros quatro em uma sala na qual todos possam acessar.

Para organizar, basta estabelecer um cronograma para que todas as turmas consigam realizar atividades tecnológicas.

Caso a infraestrutura não permita essa implantação, é possível expandir a ideia para que a sociedade local colabore com incentivos, espaços e até recursos, levando a transformação digital, inclusive, para o entorno da escola.

  • Desenvolver atividades em outros ambientes externos

Como mencionamos, a desigualdade do acesso à tecnologia é muito grande em toda extensão territorial. Algumas instituições não possuem o básico para incluir ferramentas digitais no ensino.

Uma opção para tentar contornar essa questão e apresentar elementos tecnológicos para os alunos é utilizar ambientes externos gratuitos, como centros populares de tecnologia, espaços sociais, bibliotecas etc.

Com planejamento e incentivo, os professores podem levar os alunos para ambientes que possuam uma estrutura tecnológica para, assim, desenvolver atividades e apresentá-los a diversas ferramentas.

Mesmo para instituições que possuam uma infraestrutura mais robusta, é interessante a busca por locais com recursos mais modernos e atuais. Isso inclui: apresentações de robótica, 3D, inteligência artificial e outros.

  • Utilizar estratégias e ferramentas gratuitas ou com custos sob demanda

Hoje, existem inúmeras ferramentas intuitivas, simples, seguras e gratuitas para a instituição de ensino aplicar a tecnologia no ensino. Uma delas é o Google Workspace, um conjunto de soluções educacionais, como: Google Sala de Aula, Docs, Formulários e tantas outras ferramentas digitais adaptadas para o contexto da educação.

Grande parte delas são gratuitas. E, caso o gestor tenha capital para investir, o Google fornece pacotes especiais de acordo com a demanda da instituição, evitando, portanto, a compra de uma estrutura que pode ficar ociosa ou inadequada.

Isso, claro, otimiza o investimento em tecnologia, trazendo mais retornos para a instituição, com menos capital.

Confira também: 7 ferramentas Google para educação estratégicas no ensino.

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