O uso de tecnologia no ambiente escolar não é algo totalmente novo. A novidade está na natureza das soluções tecnológicas que são incorporadas à educação e ao ensino.
O constante desenvolvimento tecnológico é a marca do século XXI. A chamada Quarta Revolução Industrial permeia diferentes esferas da sociedade, inclusive a educacional.
Os recursos tecnológicos vêm reconfigurando o cotidiano escolar, beneficiando alunos, professores, pedagogos e gestores da educação. Novos métodos e estratégias de ensino são criados com a exploração de novas tecnologias, aprimorando o aprendizado dos alunos.
Neste artigo, vamos apontar as principais vantagens do uso da tecnologia no ambiente escolar e mostrar exemplos de recursos tecnológicos que podem ser implementados.
Leia também: Aliada à educação, conectividade dinamiza interação em sala de aula
As principais vantagens do uso da tecnologia nas escolas
Dentre os benefícios proporcionados pelo uso da tecnologia nas escolas, podemos destacar:
- Melhoria do planejamento pedagógico;
- Maior agilidade e assertividade nas tomadas de decisão;
- Processos pedagógicos mais bem estruturados;
- Maior autonomia dos alunos no processo de aprendizagem;
- Mensuração de resultados facilitada;
- Enriquecimento das estratégias pedagógicas;
- Aprendizado mais dinâmico e interativo;
- Aumento do engajamento e da produtividade dos alunos;
- Melhor preparação dos alunos para o mercado de trabalho;
- Aprimoramento das competências do corpo docente;
- Fortalecimento dos diferenciais competitivos da instituição de ensino.
4 exemplos de utilização da tecnologia no ambiente escolar
1 – E-books
É cada vez mais difícil conseguir despertar nos jovens o interesse pela leitura. Para tentar driblar essa realidade, os e-books surgem com a proposta de disponibilizar conteúdos literários em formato digital.
Através de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, os alunos podem acessar livros e artigos sem precisar se deslocar até a biblioteca.
Com os e-books, o professor não fica dependente da disponibilidade de exemplares na biblioteca para trabalhá-los em sala de aula. Além disso, o formato digital tende a chamar mais a atenção da geração mais nova, que já nasceu inserida nesse contexto de transformação tecnológica e de multitelas.
Vale ressaltar também que alguns e-books possuem conteúdo interativo e audiovisual, o que ilustra melhor o conteúdo e desperta maior interesse por parte do leitor.
2 – Realidade Virtual e Realidade Aumentada (VR e AR)
Este exemplo de tecnologia no ambiente escolar, apesar de recente, vem ganhando cada vez mais adeptos.
A Realidade Virtual é uma interface que simula e induz efeitos audiovisuais em 360º e em 3D. Esse recurso permite que o aluno “vivencie” o conteúdo passado pelo professor. Em uma aula de biologia, por exemplo, ele pode ser “transportado” para dentro de uma célula e conhecer melhor seu funcionamento.
A Realidade Aumentada, por sua vez, é a integração entre elementos virtuais e do mundo real pelo celular ou outro dispositivo móvel.
Tanto o VR como o AR oferecem uma experiência de aprendizado mais interativa e engajante.
3 – Armazenamento na nuvem
O armazenamento na nuvem é um outro exemplo do uso de tecnologia nas escolas. A possibilidade de armazenar e compartilhar arquivos de maneira remota já é uma realidade em várias instituições ensino.
Com um dispositivo móvel conectado à internet, é possível ter acesso a uma plataforma em que dados de diferentes naturezas ficam guardados em segurança.
O Google Drive é um ótimo exemplo de ferramenta para armazenamento na nuvem. Alunos e professores podem criar pastas compartilhadas para postar trabalhos e indicações de leitura para a próxima aula, por exemplo.
Se o aluno perder uma aula, o professor pode disponibilizá-la no Google Drive. Isso otimiza o aprendizado e tudo fica mais organizado.
4 – G Suite para Educação
Por falar em Google, a gigante da internet possui um conjunto de ferramentas que podem ser bastante úteis no processo de aprendizado.
O G Suite reúne um conjunto de softwares e aplicativos que podem ser utilizados para fins pedagógicos e de gestão educacional. A intenção é auxiliar profissionais de educação no planejamento escolar e no acompanhamento do desempenho dos alunos.
O uso dessa tecnologia nas escolas possibilita:
- Gerenciar melhor a sala de aula;
- Criar grupos de discussão;
- Enviar tarefas;
- Realizar testes;
- Interagir melhor com os alunos via e-mail, bate-papo e videoconferência;
- Armazenar e compartilhar arquivos;
- Editar documentos, planilhas e apresentações a qualquer hora, em qualquer lugar e de maneira colaborativa;
- Organizar atividades;
- Criar listas de tarefas e lembretes;
- Programar alertas e muito mais.
Confira abaixo um vídeo que ilustra como o G Suite pode ajudar na educação:
Viu como o uso de tecnologia nas escolas pode trazer uma série de benefícios? Então que tal utilizar a tecnologia a favor do aprendizado e da gestão educacional?
A Safetec pode ajudar sua escola a usar todo potencial da tecnologia, assim, alunos e professores interagem de forma mais harmônica, atingindo os melhores resultados.
Saiba mais aqui: Conheça um software para organização de sala de aula usado por 30 milhões de pessoas